40 livros da Editora da Unicamp que vão facilitar a sua vida na universidade

Cópia de Sem nome (1)

Por Luisa Ghidotti Souza

No dia 27 de fevereiro é comemorado o Dia do Livro Didático, um gênero de publicação que entra cedo na vida das crianças, acompanhando-as por toda a vida escolar. É a experiência com esse tipo de publicação que nos acercará, no futuro, a leituras de maior complexidade, como são as obras de cunho acadêmico. 

Assim, aproveitamos a brecha do Dia do Livro Didático para lembrar que não há nada melhor para um ambiente de ensino e aprendizagem que um livro que contenha aquele conjunto de informações essenciais para nosso desenvolvimento nesta ou naquela área do conhecimento. 

Eis aqui uma seleção de 40 livros universitários publicados pela Editora da Unicamp que auxiliam professores e estudantes.

Ciências da computação, física e química

1. Fundamentos de cromatografia – Organizadores: Carol H. Collins, Gilberto L. Braga e Pierina S. Bonato

Este livro, publicado em 2017, apresenta os princípios e as metodologias de análises cromatográficas. Ele é ideal para os estudantes que estão iniciando seus estudos na área, assim como para os professores que buscam uma síntese introdutória para seus alunos. Além disso, traz informações relevantes para pesquisadores, por apresentar embasamento teórico e prático sobre experimentos que envolvem a cromatografia. Confira o título em nosso site.

2. Quimiometria – Autora: Márcia Miguel Castro Ferreira

Ganhador do 2° lugar no Prêmio ABEU 2016, este livro é um dos queridinhos dos estudantes de química, por apresentar os métodos e as ferramentas para a realização de análises por meio do uso de tecnologias computacionais. O livro também está disponível em versão digital, confira em nosso site. 

3. Fundamentos de bancos de dados – Autor: Célio Cardoso Guimarães

Este livro foi publicado em 2014 e apresenta um conteúdo adaptado para aplicação em sala de aula. Além de ter caráter introdutório, ele oferece uma visão unificada de modelagem de dados, projeto de bancos de dados relacionais e programação na linguagem SQL, acompanhados de exercícios. Veja o título em nosso site.

4. Bioplásticos: Biodegradáveis & Biobased – Organizadora: Lucia H. Innocentini Mei

Referência na área de desenvolvimento sustentável, este livro oferece um amparo técnico ao estudo e à aplicação de materiais ambientalmente viáveis, nas mais diversas áreas de produção. Saiba mais em nosso site

Biologia, educação física, genética, medicina e odontologia

5. Manual de sedação com óxido nitroso e oxigênio – Autores: Morris S. Clark e Ann L. Brunick. Tradutor: José Ranali et al.

Voltado para estudantes de odontologia, embora também aplicável para outras áreas, o livro explica o passo a passo da técnica de sedação com óxido nitroso e oxigênio, apresentando todas as características de um bom manual. Saiba mais em nosso site.

Engenharias

6. Análise computacional de estruturas – Autor: Marco Lúcio Bittencourt

O livro fornece exemplos da aplicabilidade de tecnologias digitais em simulações de análises na área da engenharia mecânica. Para isso, apresenta os conceitos básicos, os valores e procedimentos necessários para entender os mecanismos que serão simulados através do programa ANSYS. Ideal para estudantes que estão iniciando na engenharia mecânica e professores que desejam introduzir em suas aulas as ferramentas computacionais como um parâmetro de análise. Conheça mais sobre o título em nosso site.

7. Biomassa para energia – Organizadores: Luís Augusto Barbosa Cortez, Electo Eduardo Silva Lora, Edgardo Olivares Gómez

O livro apresenta um leque de possibilidades do uso da biomassa como alternativa ao petróleo, na produção de energia. Sua leitura pode ser muito construtiva para estudantes e pesquisadores que querem saber mais sobre o uso do petróleo e seus riscos, além de oferecer grande amparo teórico acerca das técnicas necessárias para a aplicação de novas tecnologias de energia sustentável. Mais informações aqui.

8. Fundamentos teóricos e práticos em análise de alimentos – Autora: Heloisa Máscia Cecchi

O livro, também disponível para compra em versão digital, foi desenvolvido para ser utilizado em salas de aula da graduação. Reúne um arcabouço teórico acerca da análise de alimentos, sendo uma ferramenta valiosa para vários cursos, além do de engenharia de alimentos. Confira em nosso blog a resenha do livro.

9. Introdução a sistemas de energia elétrica – Autores Alcir Monticelli e Ariovaldo Garcia

O sistema elétrico é modelado através de seus componentes principais, como, por exemplo, linhas de transmissão, transformadores, cargas e geradores. Este livro trata da modelagem desses componentes visando a sua utilização no cálculo de fluxo de carga. Saiba mais aqui.

10. Resistência dos materiais – Vol. 1 – Autor: Aloisio Ernesto Assan

Apresenta uma revisão teórica diacrônica dos principais conceitos da disciplina de graduação de mesmo nome, passando pelas descobertas referentes aos diferentes materiais, com exemplos do uso de tecnologias digitais que auxiliam na resolução de problemas envolvendo a resistência de materiais. O livro oferece ao professor e ao estudante uma série de exercícios e suas resoluções, a fim de contribuir com as práticas em sala de aula. Saiba mais

11. Resistência dos materiais – Vol. 2 – Autor: Aloisio Ernesto Assan

Dá continuidade ao primeiro volume e traz conteúdos voltados para a pós-graduação. Conheça o título em nosso site.

12. Semicondutores – Fundamentos, técnicas e aplicações – Autor: Jacobus W. Swart

Livro que também discorre sobre o sistema de energia elétrica, como o item 9, apresentado acima, no entanto este volta-se mais especificamente a entender o funcionamento dos semicondutores, pensando-os desde sua produção, com a extração e o manuseio das matérias-primas adequadas, até suas propriedades físicas e sua função dentro do sistema elétrico. Saiba mais em nosso site.

13. Solidificação – Fundamentos e aplicações – Autor: Amauri Garcia

Aplicável em diversos cursos da graduação e pós-graduação, este livro é produto de anos de experiência didática e prática no ensino e na pesquisa em solidificação de materiais. É certamente uma leitura que garante um aprofundamento dos conhecimentos que acompanharão o estudante durante toda a sua formação. Saiba mais sobre a obra em nosso site.

14. Tecnologias e materiais alternativos de construção – Autores: Wesley Jorge Freire e Antonio Ludovico Beraldo

Este título acompanha a nova e necessária tendência de pensar e aplicar práticas sustentáveis na área das engenharias. Voltado para a construção civil, oferece ao estudante um panorama acerca da importância de construções que não agridam o meio ambiente e expõe as ferramentas tecnológicas disponíveis para esse fim. Conheça mais sobre o título em nosso site.

15. Tópicos em termodinâmica estatística e processos dissipativos – Autor: Roberto Luzzi

O livro estabelece uma relação coesa entre teoria e experimento no que diz respeito à aplicação da Teoria da Resposta Linear como método científico. Sem dúvida uma leitura essencial para qualquer estudante de física. Acesse para mais informações.   

16. A poética dos jardins – Autor: Charles W. Moore e outros. Tradutora: Gabriela Celani

Encantadora descrição de 40 jardins espalhados pelo mundo. Com riqueza de detalhes, os autores nos conduzem em uma viagem por paisagens deslumbrantes. Excelente material de estudo para todos aqueles que se interessam por arquitetura, paisagismo e design. Saiba mais aqui.

Geociências

17. Geoquímica de águas subterrâneas – Autor: Broder J. Merkel

Um livro-texto abrangente com conteúdo teórico e exercícios práticos resolvidos de modelagem geoquímica com o PHREEQC, útil tanto àqueles que desejam se iniciar no assunto como aos mais experientes em modelagem. As descrições detalhadas de como resolver cada problema guiam o leitor passo a passo desde a modelagem hidrogeoquímica mais simples até as mais avançadas. Acesse nosso site para mais informações.

18. Minérios e ambiente – Autor: Bernardino Ribeiro Figueiredo

Este livro apresenta vasto conteúdo teórico sobre minerais metálicos no Brasil, explorando seus processos de formação e mapeando as principais jazidas que são fonte desse tipo de matéria-prima. Levanta também considerações a respeito da relação entre mineração, indústria e meio ambiente. Sua leitura é recomendada para estudantes de graduação, assim como para profissionais envolvidos na área. Saiba mais. 

19. Retrospectiva crítica sobre a pedologia – Autor: Carlos Roberto Espindola

Livro mais que completo sobre estudo do solo, trazendo conceitos, categorias de análises e reflexões acerca de agricultura e meio ambiente, com especial atenção ao contexto dos solos tropicais. Realiza um resgate histórico dos interesses da área para então propor uma projeção do campo científico. Esta obra pode ser uma ferramenta facilitadora tanto para o estudante quanto para o professor. Acesse nosso site para mais informações.

20. Sistemas de informações geo-referenciadas – Autor: Ardemirio de Barros Silva

Livro de referência no que diz respeito à relação entre as geociências e as tecnologias computacionais. Traz para o leitor um panorama histórico sobre os Sistemas de informações Geo-referenciadas, assim como apresenta propostas sobre sua aplicação científica. Saiba mais.

Matemática

21. Análise de modelos de regressão linear – Autores: Reinaldo Charnet, Clarice Azevedo de Luna Freire, Eugênia M. Reginato Charnet, Heloísa Bonvino

Apresenta, por meio de explicação e exercícios de fixação, propostas para o entendimento e a resolução de problemas na área da estatística. Saiba mais aqui.

22. Cabri-Géomètre e a geometria plana – 2ª edição revista e atualizada – Autora: Claudina Izepe Rodrigues e Eliane Quelho Frota Rezende

Introduz a geometria plana integrando teoria e software. Ideal para aplicação em cursos de graduação. Confira todos os detalhes.

23. Cálculo – Autores: Bárbara de H. Maia Teixeira e Edmundo Capelas de Oliveira

Este é um livro base para todos os cursos de ciências exatas, pois trabalha com estratégias gerais de cálculo. Auxilia o estudante em todas as disciplinas que envolvam cálculos matemáticos e é daquelas obras que ficam desgastadas de tanto serem consultadas ao longo dos anos. Saiba mais em nosso site. 

24. Geometria euclidiana plana e construções geométricas – Autoras: Eliane Quelho Frota Rezende e Maria Lúcia Bontorim de Queiroz

O livro resgata as construções geométricas pensadas pelos estudiosos da Antiguidade, considerando-as como o fundamento da teoria da Geometria. Um material que é de serventia tanto do estudante quanto do professor, cujos conteúdos nunca cairão em desuso. Confira em nosso site.

25. Grupos de Lie – Autor: Luiz San Martin

Ganhador em 3º lugar do Prêmio ABEU 2017, na área de Ciências Naturais e Matemáticas, é um livro transdisciplinar, com abordagem dos grupos de Lie. O estudante terá acesso não apenas às noções de aplicabilidade prática dessa teoria, mas também à sua visualização por meio de exercícios didáticos. Acesse nosso site para mais informações.

26. Introdução aos métodos da matemática aplicada – Autores: Edmundo Capelas de Oliveira e José Emílio Maiorino

Uma leitura que se adapta a qualquer aluno de matemática, em qualquer nível, seja qual for seu objetivo em adquirir tais conhecimentos. Este livro representa mesmo um apostilado básico da matemática aplicada no ensino superior. Saiba mais.

27. Métodos matemáticos – Vol. 1 – Autores: Jayme Vaz Jr. e Edmundo Capelas de Oliveira

Apresenta conceitos da física matemática, podendo servir para um estudo introdutório sistemático ou para consulta. Este volume reúne: equações da física matemática, variáveis complexas, teorema dos resíduos, equações diferenciais ordinárias, equações fuchsianas, funções especiais e o sistema de Sturm-Liouville. Traz ainda exemplos de resolução de exercícios. Saiba mais aqui

Métodos matemáticos – Vol. 2 – Autores: Jayme Vaz Jr. e Edmundo Capelas de Oliveira

O segundo volume trabalha com: as séries de Fourier, as séries de Fourier-Bessel, a função delta de Dirac, a transformada de Fourier, a transformada de Laplace, as transformadas de Hankel e de Mellin,e as equações diferenciais parciais. Também apresenta exemplos de resolução de exercícios, para além do conteúdo teórico. Acesse o link para mais informações. 

Métodos matemáticos – Vol. 3 – Autores: Jayme Vaz Jr. e Edmundo Capelas de Oliveira

O último volume desta série abrange: o conceito de distribuição, a função de Green, as equações integrais, a teoria de grupos, os grupos e as álgebras de Lie, as equações diferenciais e o cálculo variacional. Este livro também oferece exemplos de resolução de exercícios. Confira mais informações em nosso site.

28. Métodos numéricos – Autora: M. Cristina C. Cunha

Ideal para a sala de aula ou para consulta de estudantes das engenharias, apresenta a base de cada método numérico e combina as teorias com tecnologia computacional através da proposta de aplicação do pacote Matlab. Saiba mais. 

29. Non-deterministic Analysis and applications – Autor: Rubens G. Lintz

Esta publicação em inglês apresenta uma abordagem diferenciada acerca das funções não-determinísticas. Acesse para mais informações.

30. Teoria da medida – Autor: Mauro S. de F. Marques

Composto pelos conteúdos utilizados nas salas de aula de estatística e matemática, o livro traz uma compilação de noções indispensáveis aos estudantes de graduação. Acesse nosso site para mais informações. 

Língua, linguística e comunicação

31. Manual de Editoração e Estilo – Autor: Plinio Martins Filho

Obra de referência que organiza, de maneira prática, os padrões e parâmetros editoriais nos diferentes contextos de publicação. O livro busca servir como base para a formação de profissionais na área de editoração. Saiba mais.

Livros para vestibular

32. 20 Sonetos – Autor: Luís de Camões – Organizadora: Sheila Hue

Este livro reúne 20 dos principais sonetos de Camões, oferecendo ao estudante e aos professores uma amostra da poesia lírica desse escritor mundial e historicamente conhecido. Leitura recomendada para jovens que estão se preparando para o vestibular, por constituir um conteúdo que está sempre presente nesse tipo de prova. Leia a resenha do livro em nosso blog.

33. A falência – Autora: Julia Lopes de Almeida – Organizadora: Regina Zilbermann

Outra leitura importante para os vestibulandos, A falência é um clássico nacional, que entrou para a lista de leituras obrigatórias do vestibular da Unicamp a partir de 2020. É um romance cujo enredo tem como pano de fundo o Brasil do século XIX muito bem situado em suas características político-sociais. Leia a resenha do livro em nosso blog.

34. O espelho – Autor: Machado de Assis – Organizadora: Marisa Lajolo

Esta pequena obra também é leitura obrigatória do vestibular da Unicamp. Não perca a edição mais que especial, preparada pela Editora da Unicamp, de um dos contos mais consagrados de Machado de Assis. Ela compreende: uma versão em ePub, para celulares Android, com recursos  de Realidade Aumentada, um glossário impresso e outro em Libras, dando acessibilidade a leitores com deficiência auditiva e visual, apresentação de Marisa Lajolo e muito mais. Leia a resenha deste livro em nosso blog.

35. A redação no vestibular Unicamp – Organizadoras: Márcia Mendonça e Cynthia Agra

Este livro apresenta tudo que um vestibulando precisa saber sobre a redação no Vestibular Unicamp. Traz informações sobre os critérios de avaliação, sobre temáticas, estrutura e produção textuais. Elaborado e desenvolvido por professoras do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) que estão sempre envolvidas com os processos de preparação das provas da COMVEST. Saiba mais em nosso blog.

36. Redações 2019 – Organização: Comvest

Este pequeno livro faz parte de uma coleção que vem sendo publicada desde 2010. O décimo volume de Vestibular Unicamp: Redações, apresenta as 30 melhores redações da segunda fase do vestibular de 2019, de maneira que o vestibulando em fase de preparação tem acesso a alguns exemplos de textos bem-sucedidos dessa prova. Uma ótima maneira de estudar estrutura e produção de redação para vestibular. Saiba mais.

Livros aprovados no edital 2019 para Graduação

37. Literaturas Africanas Comparadas – Autora: Elena Brugioni

Lançada no final de 2019, esta publicação oferece aos estudantes de graduação em letras e estudos literários uma proposta de análise crítica de romances africanos de uma perspectiva pós-colonial. O livro está na lista de leituras para disciplinas de introdução à literatura africana, que entraram nas bases curriculares do ensino superior recentemente. Leia a resenha do livro em nosso blog.

38. Ensaios de filosofia nos trópicos – Autor: Filipe Ceppas

Ao tratar do ensino de filosofia na forma de ensaios, este livro oferece um rico panorama para a reflexão sobre o trabalho em sala de aula. A obra estimula em seus leitores o “amor à sabedoria” e a postura questionadora dos problemas sociais, realçando a atualidade dos ensinamentos filosóficos, desde os debatidos na Grécia antiga até os formulados por filósofos contemporâneos, em diálogo com questões e problemas de nosso cotidiano. Saiba mais.

39. Onze sinais em jogo – Autora: Lou-Ann Kleppa

Este livro apresenta as regras dos sinais de pontuação em português de uma maneira inédita. Descontraidamente, com exemplos visuais e explicações super divertidas. Este material é ideal para consultas cotidianas, mas também ajuda o professor a levar a temática para a sala de aula, quebrando a rigidez dos conteúdos gramaticais e ao mesmo tempo ensinando as regras. Leia a resenha do livro em nosso blog.

40. Antologia lírica angolana – Organizador: Francisco Soares

Vindo ao encontro da institucionalização do ensino de literatura africana nos cursos de ensino superior, este livro é material norteador para entender a formação da literatura angolana. Serve também como um resgate histórico das produções literárias em Angola, para além de sua aplicação em sala de aula. Leia a resenha do livro em nosso blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s