Teoria e Prática: os frutos da análise de alimentos

Tomate.jpg

Por Julia Helena de Oliveira

Ex-professora da área de engenharia de alimentos, Heloísa Máscia Cecchi é doutora pela Universidade Estadual de Campinas, tendo lecionado lá por muitos anos. A obra Fundamentos teóricos e práticos na análise de alimentos, já em sua 6ª edição, é resultado de todos esses anos de orientação, uma vez que foi composta a partir de apostilas para seus alunos, aprimoradas, a fim para se tornarem um livro-texto.

A análise de alimentos é uma área de extrema importância para o mercado nutricional, pois é a partir dela que atuam o controle de qualidade, o estoque do alimento e sua fabricação. Um vantajoso uso desse estudo está nos avanços na formulação de alimentos com maior apelo a saudabilidade, ou seja, ao bem estar do corpo e da mente. Isso é possível a partir de exames e testes com os componentes de um alimento.

Dessa forma, a principal finalidade dessa pesquisa é estudar e descobrir a composição, os valores nutricionais (alimentícios e calóricos), possíveis ações do alimento no organismo, o valor calórico e as propriedades físicas e químicas, além de atestar a segurança do consumidor, garantindo que não existam contaminantes no produto.

No cenário mercadológico atual, ela é extensamente utilizada por indústrias como forma de certificar qualidade a seus clientes. Por exemplo: ao adicionar-se componentes ao produto (como vitaminas e minerais), dependendo da forma como o elemento será processado, seus teores poderão ser comprometidos. Nesse caso, a análise entrará na avaliação das etapas de todo o processo e do produto final, verificando as quantidades existentes dos componentes.

Dentro dessa área, Fundamentos teóricos e práticos na análise de alimentos  possui uma ampla aplicação e versatilidade. Uma das vantagens do livro-texto é sua explicação teórica; por possuir uma condução concisa e direta, (além de abranger técnicas práticas que permanecem atuais), tanto os estudantes que pertencem ao nível 1 de análise, quanto os que cursam o nível 2, encontrarão proveito na obra de Máscia Cecchi. O livro-texto é dividido em 15 capítulos, compostos pelos temas: metodologia de análise em geral, amostragem de dados com sistema de garantia de qualidade, composição centesimal (umidade, cinzas, proteínas, carboidratos, fibras e lipídios), métodos físicos simples (densidade, refratometria e ph) e uma introdução a métodos instrumentais sofisticados (cromatografia e espectrometria).

O livro de Heloísa Máscia Cecchi é essencial para estudantes e professores de distintos cursos, como a graduação e pós-graduação em engenharia de alimentos, cursos de farmácia, bioquímica, nutrição, agronomia (entre outros), devido a seu amplo conteúdo prático e teórico, podendo ser utilizado em diversos níveis disciplinares.

capa

 

Fundamentos teóricos e práticos na análise de alimentos

Autor: Heloisa Máscia Cecchi

ISBN: 85-268-0641-6

Reimpressão: 6ª – 2015

Edição: 2ª ed.rev.

Ano: 2003

Páginas: 208

Dimensões: 21×28

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s