Por Thaissa Ribeiro
Não se sabe muito sobre a biografia de Luís de Camões. Mesmo as mais completas pesquisas localizaram apenas dez documentos sobre sua vida. O certo é que o poeta cresceu num século de mudanças políticas e filosóficas e que, por ser filho do Renascimento, aprendeu a se adaptar às transformações do mundo. O sólido conhecimento que demonstra, em seus versos, sobre filosofia renascentista, literatura e retórica, revela um escritor culto e apreciador da grande poesia de sua época.
A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) selecionou 20 sonetos de Luís de Camões como leitura obrigatória para o vestibular da Unicamp. Com o objetivo de auxiliar professores e estudantes a trabalharem com os textos escolhidos, a Editora da Unicamp trouxe uma novidade: os 20 sonetos selecionados pela Comvest foram reunidos em um único volume, acompanhados por comentários da escritora e doutora em literatura portuguesa Sheila Hue, que também assina a introdução do livro.
Essa apresentação é bastante informativa, contemplando vários temas que auxiliam na contextualização do mundo camoniano. Assuntos como a autoria dos textos de Camões e os mestres do autor são tratados no início da obra para aproximar ainda mais os sonetos e o contexto histórico nos quais eles foram escritos. Hue aborda o momento político e literário renascentista costurado com o que se sabe da vida do poeta, facilitando a interpretação dos textos.
Cada poema é comentado do ponto de vista histórico e poético. Nos comentários, a escritora se preocupa em fazer relações com outros contextos artísticos que utilizaram a poesia de Camões para criações, como Vinicius de Moraes e Legião Urbana. O livro se destina a quem gosta de poesia, aos professores de ensino médio e aos vestibulandos, além de ser uma boa indicação para os amantes do poeta.
Autor: Luís de Camões
Organizadora: Sheila Hue
ISBN: 978-85-268-1460-8
Edição: 1ª
Ano: 2018
Páginas: 144
Dimensões: 14×21