Alimentos funcionais: Ciência e tecnologia do futuro

Por Luisa Ghidotti Souza.

“Que teu alimento seja tua medicina e que tua medicina seja teu alimento.” Hipócrates.

No mês de junho, nossa Editora lançou uma obra sem precedentes para a ciência de alimentos no Brasil, que oferece ao pesquisador o histórico das produções na área, os conceitos essenciais para o desenvolvimento de tecnologias e as lacunas a serem preenchidas no futuro. Avanços conceituais em nutrição humana: Ciência e tecnologia de alimentos aprofunda as discussões sobre o consumo de alimentos no mundo em comparação com o Brasil. Sua abordagem multidisciplinar conta com aspectos da biologia à química de completude técnica. Com essa obra o leitor conhece em detalhes as propriedades das substâncias vitais e as tecnologias de desenvolvimento de alimentos funcionais. 

O engenheiro agrônomo Valdemiro Carlos Sgarbieri, autor da obra, é considerado um dos mais importantes cientistas e educadores brasileiros em ciência e tecnologia de alimentos, tendo recebido, em 2018, o título de professor emérito da Unicamp. Com atuação na área desde 1960, contribuiu para a formação de centenas de profissionais e foi responsável por pesquisas que colocaram o Brasil no debate internacional sobre desenvolvimento de alimentos funcionais, ou seja, aqueles que são produzidos em laboratório para suprir déficits nutricionais da população e evitar o desenvolvimento de determinadas doenças.

Os avanços desses tipos de alimentos iniciaram-se no Japão, onde foi desenvolvido o arroz hipoalergênico como “o primeiro produto funcional comercial”. A partir disso, cientistas no mundo todo passaram a pesquisar sobre imunologia e produção de alimentos, quando foi estabelecida “uma crença geral de benefícios especiais dos alimentos à saúde”. O livro mostra como essas vantagens podem ser comprovadas cientificamente e como a ciência caminha para uma otimização da nutrição. 

“A comunidade científica, juntamente com a indústria de alimentos e os órgãos do governo de vários países, tem investido no estudo e desenvolvimento de alimentos funcionais, com os objetivos de melhorar a eficácia alimentar e metabólica como fator importante para diminuir o risco e velocidade de evolução das doenças crônicas não transmissíveis.” 

Nesse livro, Sgarbieri revisa os conceitos sobre nutrição com minúcia, partindo de um histórico que se inicia no século XX. Explora, nas primeiras páginas, como surgiram “os estudos sistemáticos do reconhecimento, isolamento, estabelecimento de estruturas e funções dos nutrientes hoje reconhecidos como essenciais para o crescimento e manutenção da saúde na espécie humana.” Assim, ele observa como a relação entre saúde e alimentação foi inserida no campo científico até o desenvolvimento das tecnologias de produção de alimentos funcionais. A disciplina da nutrição age diretamente nos hábitos de consumo de uma sociedade, de maneira a envolver também aspectos das ciências humanas. O autor aborda, ainda, as questões em nível social, político e econômico que são a motivação para o fomento de pesquisas na área.

“Como disciplina, constitui parte da biologia e se alicerça em disciplinas como anatomia, fisiologia, bioquímica e genética. Nesse contexto seu escopo é entender e explicar os fenômenos e mecanismos pelos quais o organismo humano processa os alimentos ingeridos. […] A prática da nutrição torna seu domínio ainda mais complexo, uma vez que depende de fatores igualmente importantes, tais como disponibilidade de alimentos, composição, conservação e segurança dos alimentos, envolvendo setores como agropecuária, política de governo, bem como aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais relativos à população-alvo.”

Depois da introdução histórica, o livro trabalha, um a um, os elementos essenciais para o corpo humano em suas composições químicas, suas funções fisiológicas e os melhoramentos possíveis e disponíveis a essas substâncias que as tornam produtos funcionais. Assim, “uma revisão sobre macro e micronutrientes é apresentada nos primeiros capítulos, seguida de uma apresentação das substâncias bioativas”, e os últimos capítulos oferecem provisões para o futuro da área.

Cada capítulo trata de um elemento vital. Temos, por exemplo, a análise da água no Capítulo 2, no qual são exploradas suas propriedades químicas, bioquímicas e fisiológico-funcionais. Expondo as especificidades desse elemento como solvente e reagente, sua relação com a temperatura corporal, sua presença no organismo humano, sua função celular e nos diversos sistemas do corpo, suas particularidades nas diversas faixas etárias, sua contribuição para os desempenhos físico e cognitivo, seu papel no desenvolvimento de doenças crônicas. Com todas essas considerações, o autor avalia como a substância pode ser manipulada para se tornar um produto da indústria de alimentos a fim de promover a saúde dos consumidores.

Sgarbieri faz essa análise com outras 13 substâncias, e apresenta, ao longo de mais de 500 páginas, os principais componentes bioativos em suas propriedades funcionais. Os capítulos que seguem desenvolvem respectivamente: aminoácidos; proteínas de origem animal; proteínas de origem vegetal (em dois subtipos); peptídios bioativos; lipídios; vitaminas lipo e hidrossolúveis; minerais, fibra alimentar; probióticos e prebióticos; fitoquímicos bioativos.Com esse conteúdo, Avanços conceituais em nutrição humana reúne todo o material básico para qualquer pesquisa em Engenharia de Alimentos, apoiando os estudiosos com conhecimentos técnicos completos e com vasta bibliografia. Uma obra que contribui grandemente para as ciências e tecnologias em nutrição humana ainda em desenvolvimento no Brasil e que impactam no bem-estar de toda a população, em especial das próximas gerações.

Para saber mais sobre o livro e adquirir o seu exemplar, acesse o nosso site!

Título: Avanços conceituais em nutrição humana

Autor: Valdemiro Carlos Sgarbieri

ISBN: 978-65-86253-22-1

Edição: 1ª

Ano: 2020

Páginas: 640

Dimensões: 16x23x3,5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s