Princípios para um bom orador

image1

Por Gabrielle da S. Teixeira

O livro Instituição oratória, publicado pela Editora da Unicamp, traduzido e apresentado por Bruno Fregni Bassetto, é uma versão bilíngue (latim/português) que apresenta a obra de Marcus Fabius Quintilianus, conhecido como Quintiliano. 

Filho de advogado, o escritor foi um importante pensador no campo de estudo da retórica, sendo responsável pela educação de diversos jovens de sua época, o que resultou na formação da primeira escola pública em Roma. O orador teve notoriedade em sua vida profissional, enquanto que foi marcado por tristes experiências na vida pessoal: sua esposa e seus filhos morreram muito jovens.

Quintiliano escreveu diversos textos que evidenciam a “falta de formação e de caráter dos oradores de seu tempo como as causas da decadência da oratória”. Entretanto, o estudo que  promoveu seu reconhecimento foi Instituição oratória, publicada após sua morte, a qual se baseia em pensadores latinos e gregos e é vista como uma enciclopédia sobre retórica e educação, delineando o caminho que o aluno deve seguir para se formar como um orador. 

Os escritos feitos em vida por Quintiliano foram separados em 12 livros, resultando em quatro volumes nesta última edição. O primeiro tomo apresenta os livros I, II e III que abordam, respectivamente, a sinopse da obra e a importância da educação infantil no ambiente familiar junto ao gramático – pessoa responsável por ensinar a criança a escrever e a falar corretamente – e a relevância de direcionar o educando a um professor de oratória para que adquira e desenvolva as técnicas em torno da eloquência no âmbito judicial, como também na persuasão em um debate nas assembleias. O terceiro livro aborda um assunto que continuará nos dois próximos tomos: os passos referentes à invenção e à disposição em diversos gêneros – demonstrativo, deliberativo, judiciário – chegando até o silogismo retórico. Além disso, a triste relação familiar do autor e sua sensibilidade como pai são assuntos evidenciados no texto.  

A elocução é explicada a partir do quarto tomo – composto pelos livros X, XI e XII –em que é destacada a importância de a fala ter clareza e de usar os ornamentos do discurso. Inclusive, são expostos os tipos de figuras, a finalidade da organização das palavras em períodos e do ponto do ritmo oratório. Quintiliano buscou também incentivar a leitura de grandes autores para a formação do conhecimento de um futuro orador. O livro XI revela como deve se portar um orador respeitoso, ressaltando as questões de vestimenta, gesticulação, apresentação e memória. Esse assunto é encerrado no último livro, no qual é exposta a definição de um “orador completo” na prática: “um homem altamente cultivado tanto no caráter como nos ideais, conhecedor dos diversos ramos do saber”.

Embora Quintiliano trate, em sua obra, das formas e atitudes de um bom e exemplar orador, o pensador também buscou formar o cidadão ressaltando sua característica como ser humano, mas, principalmente, como homem público conforme as virtudes admiradas na sociedade romana, a gravitas Romana. Desta forma, é salientada como essa formação é determinada de acordo com o indivíduo, sua idade e, principalmente, a maneira pela qual ele é influenciado pelo meio que o cerca.

Assim, a obra segue, fortemente, um viés educacional, voltando-se para a escola pública, respeitando as aptidões e as fases de cada aluno, mas também ressalta as questões morais, conforme é evidenciado por Bruno Bassetto na apresentação do livro:

“As preocupações morais que caracterizam nosso autor: demonstra um respeito muito grande pela infância e pela adolescência e elevado conceito das obrigações do professor; desse ponto de vista, resulta que uma educação sólida e completa não pode ser divorciada das qualidades morais.”

Desta forma, sendo uma importante referência para diversos estudos e análises de grandes pensadores, os volumes proporcionam uma leitura enriquecedora para todos os leitores que desejam compreender e se aprofundar no mundo da retórica.

Para saber mais sobre o livro e adquirir o seu exemplar, acesse o nosso site!

8514302d

Título: Instituição oratória – Tomo I, II, III e IV

Autor: Quintiliano (Edição bilíngue)

Tradutor: Bruno Fregni Bassetto 

ISBN: 978-85-268-1358-8

Tomos I a IV

Edição: 1a

Ano: 2015

Páginas: 584

Dimensões: 16×23

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s