Método dos elementos finitos: novas hipóteses e formulações

image1

Por Gabrielle da S. Teixeira

Em sua terceira edição, o livro Método dos elementos finitos: Primeiros passos, escrito por Aloisio Ernesto Assan e publicado pela Editora da Unicamp, apresenta as atualizações do estudo do método dos elementos finitos, contando com novas hipóteses, diferentes formulações que resultam em dados mais claros e explícitos em torno deste campo. 

Assan é engenheiro formado na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC – USP) e professor titular da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Campinas (FEC – Unicamp). Escreveu diversos livros, entre eles Métodos energéticos e análise estrutural e Resistência dos materiais, voltados para a área acadêmica na qual lecionou por anos.

O livro foi escrito com a finalidade de atender alunos de graduação e de pós-graduação, que possuem conhecimento de cálculo diferencial, integral e de mecânica geral das estruturas. Por meio de textos didáticos e uma leitura de fácil compreensão, a obra conta com exemplos e exercícios elaborados em programas computacionais desenvolvidos pelo próprio autor, como por exemplo: FRAME.FOR, PLANAR.FOR, TORQ.FOR, TORT.FOR e FLUIT.FOR.

Dividido em dez capítulos, com algumas reformulações para a nova edição, o livro aborda: nota histórica sobre a origem do método dos elementos finitos, cálculo variacional – funcional, métodos de Rayleigh e Galerkin, dos elementos finitos unidimensionais, bidimensionais planos, isoparamétricos, problemas de campo, como também a introdução à análise dinâmica de estruturas.  

Além disso, há quatro apêndices que fornecem as referências bibliográficas (Apêndice A), uma bibliografia complementar (Apêndice B), uma forma abrangente sobre a integração de funções em domínios triangulares e retangulares (Apêndice C) e a representação geométrica do Jacobiano (Apêndice D). Todos foram formulados para orientar o leitor a procurar outras fontes para seus estudos e pesquisas, visto que o desejo de Assan é, por meio de seus livros e de seus programas computacionais, inspirar o aluno a desenvolver seu próprio projeto, seja como iniciação científica ou como trabalho de conclusão de curso, aproximando-se da realidade profissional da engenharia:

“O método dos elementos finitos está hoje completamente agregado às atividades do engenheiro, de modo que seu aprendizado é essencial para que se possa lidar com lucidez com os programas comerciais disponíveis em quase todos os escritórios de projetos.”

Método dos elementos finitos é um livro essencial para estudantes de engenharia que desejam aprender esse assunto com dados e explicações de qualidade, contando com uma apresentação detalhada e de fácil compreensão. 

Para saber mais sobre o livro e adquirir o seu exemplar, acesse o nosso site!

Capa_METODOS DOS ELEMENTOS FINITOSTítulo: Método dos elementos finitos – Primeiros passos

Autor: Aloisio Ernesto Assan

ISBN: 978-85-268-1517-9

Edição: 3ª edição revista e ampliada

Ano: 2020

Páginas: 544

Dimensões: 21×28

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s