Nanotecnologia na sala de aula: a síntese de materiais poliméricos para graduação e pós-graduação

pasted image 0

Por Luisa Ghidotti Souza

O livro Nanocompósitos poliméricos: síntese, caracterização e propriedades é fruto do trabalho de cinco autores, todos pesquisadores de renome nas áreas de química e engenharia química. Eles reuniram-se com o objetivo de fazer um material que explora conceitos da nanotecnologia, assim como seu histórico de aplicação nas mais diversas áreas. Assim, desenvolveram uma revisão teórica acompanhada de experiências práticas que servem como base para a introdução aos estudos dos nanocompósitos poliméricos.

Como ponto de partida, os autores definem:

“Os nanocompósitos poliméricos são materiais híbridos compostos por uma nanocarga (reforço) disperso na matriz polimérica. Esses materiais têm despertado o interesse de pesquisadores e da indústria por apresentarem propriedades mecânicas, elétricas e térmicas superiores às dos polímeros puros.”

A obra trata do desenvolvimento das tecnologias de produção desse tipo de composto e pretende ser um material didático para as salas de aula de graduação e pós-graduação, principalmente para os cursos de física, química, engenharia mecânica, engenharia química e de materiais. Para tanto, é constituída por explicações dos conceitos envolvidos e apresentação dos principais resultados obtidos com cada técnica apresentada.

O grupo reunido na produção do livro tem larga experiência, atua em campos diversos (da aeronáutica à engenharia de materiais) e se formou em variadas universidades. O resultado é uma abordagem ampla e diversificada das teorias sobre nanocompósitos poliméricos e sua aplicação, um trabalho conjunto que centraliza as pesquisas em diferentes campos sobre uma mesma tecnologia. 

Os autores realizam um resgate histórico dos usos dos materiais poliméricos, que foram relacionados com a nanotecnologia pelo laboratório de pesquisa da Toyota em 1950, e estão em constante desenvolvimento a partir de então. A  aplicação desse tipo de material foi aos poucos expandindo seus setores de atuação e hoje está cada vez mais inserida na produção industrial. 

O livro explora as aplicações dos nanocompósitos poliméricos em diversos setores tecnológicos, apresenta técnicas de síntese e caracterização das nanocargas mais usadas, assim como a preparação e a caracterização dos nanocompósitos. Dessa maneira, auxilia “no entendimento da correlação entre a adição de nanocarga e o desempenho final dos produtos obtidos”.

O caráter transdisciplinar do livro fornece uma base sólida acerca do desenvolvimento da nanotecnologia relacionada a polímeros e pode servir de tanto a estudantes e professores quanto a profissionais da área. Esta obra terá, sem dúvidas, um importante papel na formação de novos profissionais e dará uma contribuição para o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas. 

Para saber mais sobre o livro e adquirir o seu exemplar, acesse o nosso site

Capa -Nanocompositos-nova.indd

Título: Nanocompósitos poliméricos – Síntese, caracterização e propriedades

Autor: Filipe Vargas Ferreira, Marcos Mariano, Ivanei Ferreira Pinheiro, Liliane Maria Ferrareso Lona e Lucia Helena Innocentini Mei

ISBN: 978-85-268-1518-6

Edição: 1ª

Ano: 2020

Páginas: 152

Dimensões: 10,5×18

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s