Revolução do marxismo à francesa

Por Marx - Louis Althusser

Por Luís Fernando M. Costa

No século XIX, Karl Marx presenciou as profundas mudanças decorrentes da Revolução Industrial e que levaram à atual configuração do sistema capitalista. Um dos fundadores do materialismo histórico e escritor de O capital, o filósofo alemão influenciou uma série de pensadores importantes para o desdobramento de sua própria teoria. Nesse conjunto, encontra-se Louis Althusser, filósofo francês que renovou a corrente de pensamento marxista e criou sua própria escola.

A Editora da Unicamp lançou uma nova tradução de Por Marx, livro publicado em 1965 por Althusser. Nele, encontram-se textos do autor que correspondem à primeira fase de sua produção teórica, considerada a de maior originalidade e de repercussão internacional. O cientista político Armando Boito Jr., autor do Prefácio da Edição Brasileira da obra, considera esses escritos como os mais bem desenvolvidos e sistematizados dentro das obras do filósofo. Para ele, “são esses os textos de Louis Althusser que irão permanecer como seu legado para a filosofia, as ciências sociais e o marxismo”. Boito afirma ainda que, mesmo datadas da década de 1960, as ideias defendidas nesses trabalhos polemizam com questões da tendência dominante do marxismo que ainda estão presentes no campo intelectual brasileiro.

Segundo Boito, o filósofo inova ao abandonar o pensamento que vê o marxismo simplesmente como um “guia para ação” ou uma “análise do capitalismo”. Desse modo, Althusser se afasta de uma abordagem exclusivamente econômica e desenvolve uma argumentação a favor da relevância da estrutura político-jurídica e da ideologia para a vida social. Nesse sentido, desenvolve a ideia da estrutura como limitadora da ação dos agentes sociais. Ao mesmo tempo, sustenta o estatuto de ciência da obra de Marx, além de contribuir com uma releitura capaz de evidenciar a irredutível diferença entre as obras do Jovem Marx e as de sua maturidade.

Esses eixos temáticos, presentes no livro, revelam as preocupações do autor e sua busca pelo desenvolvimento do materialismo histórico e das relações entre o marxismo e a filosofia. No início de sua obra, Althusser procura explicar o caminho de suas discussões e coloca os textos sobre o Jovem Marx como a porta de entrada para responder às questões que para ele são primordiais: a posição ocupada pela filosofia marxista, assim como a validade teórica de sua existência, e a definição de sua especificidade.

Essas discussões devem sua importância não apenas às cogitações do autor, mas às necessidades teóricas de um momento político específico em que a atuante militância política francesa do século XX revela-se pobre em termos de uma significativa cultura teórica. Buscando compensar essa deficiência, Louis Althusser renova o pensamento marxista e rediscute conceitos que ainda se encontram presentes no pensamento marxista atual. Em um certo sentido, pode-se pensar que o seu trabalho representou uma revolução do marxismo à francesa, contribuindo, ainda hoje, para muitas discussões.

Por Marx - Louis AlthusserPor Marx

Autor: Louis Althusser
Tradutor: Maria Leonor F. R. Loureiro

ISBN: 978-85-268-1232-1

Reimpressão: 1ª – 2018

Edição: 1ª

Ano: 2015

Páginas: 216

Dimensões: 16×23

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s