Por Gabriel de Lima
O discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa, foi transmitido via radiodifusão no Centenário da Independência brasileira, um evento histórico e emblemático que demarcou o início desse meio de comunicação em terras nacionais. Dois decênios mais tarde, nos anos 1940, a difusão desse aparelho foi tamanha que esse período foi denominado como a “era de ouro” do rádio brasileiro, caracterizando-se pelo surgimento das famosas e populares radionovelas. No final do século XX, o governo de Fernando Henrique Cardoso criou a Agência Nacional de Telecomunicações, uma instituição pública para regulamentar e fiscalizar os serviços privados de comunicação no país, dado que esse ramo econômico e tecnológico se privatizou inteiramente nos anos anteriores à Anatel.
Em diálogo com esses acontecimentos passados e apresentando os fundamentos teóricos que discorrem sobre os mais diversos instrumentos e meios de comunicação, Getúlio Antero de Deus Júnior, docente de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação na Universidade Federal de Goiás (UFG), publicou pela Editora da Unicamp Sistemas de Comunicações Analógicas e Digitais: uma nova abordagem por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas e da Aprendizagem Baseada em Projetos. A obra é didática e elucidativa e, mesmo sendo voltada para os estudantes dos cursos de Engenharia, aborda questões interdisciplinares pautadas mais em eixos temáticos do que em conteúdos específicos, que evidenciam, dessa forma, a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas – a ABP.
Direcionado para o âmbito do Ensino, o autor foca na área de Telecomunicações em suas mais diversas vertentes, desde os aparatos técnicos e funcionais desse ramo tecnológico até a inclusão de dados históricos que explicitam a importância dos instrumentos analógicos e digitais de comunicação em solo brasileiro. Ao fazer o uso da ABP e da ABPj – Aprendizagem Baseada em Projetos – na constituição de seu estudo, Getúlio Júnior propõe que o estudante ou até mesmo o leitor leigo se valha, ao longo da leitura, de diferentes níveis do pensamento – reflexivo, crítico e criativo – para a resolução de problemas recorrentes nessa esfera científica. Além disso, ao final de cada capítulo de Sistemas de Comunicações Analógicas e Digitais, é requisitado um Relatório de Síntese (RS) daquilo que foi analisado e solucionado durante todo o ciclo metodológico da ABP.
Outrossim, sabendo-se que “a maior parte das atividades inerentes à profissão de engenheiro é realizada por meio da elaboração de projetos”, os materiais pedagógicos e sistemáticos fornecidos pela ABPj tornam-se cruciais para as Engenharias, sobretudo na formação e preparação do estudante, sendo que esta é, de acordo com Getúlio Júnior, a motivação principal para a inserção desse esquema metodológico no livro. Nesse ínterim, são também expostos alguns possíveis caminhos para a criação e elaboração de projetos na área de Internet das Coisas (IoT) – campo da tecnologia que dimensiona e produz a automatização digital de objetos físicos do cotidiano.
Composto de oito capítulos, para além de Introdução e Apêndices, Sistemas de Comunicações Analógicas e Digitais possui uma formatação diferenciada, a começar do Sumário, no qual todos os capítulos são acompanhados de tabelas que indicam os assuntos abordados e as habilidades desenvolvidas no decorrer do texto. De caráter introdutório, o primeiro capítulo, intitulado “Fundamentos”, incumbe-se de apresentar tanto informações gerais e basilares quanto órgãos públicos e planos nacionais que são essenciais quando se discute sobre Telecomunicações no Brasil. Nos capítulos subsequentes, percebe-se que os textos são organizados e dispostos de modo a respeitar os eixos temáticos abarcados pelo livro, ou seja, apesar de os textos pertencerem a um mesmo setor do conhecimento – no caso, os sistemas de comunicações –, a subdivisão proposta pelo autor mantém as especificidades de cada parte, sendo ela imprescindível para uma interpretação completa do assunto.
Integrante do Comitê Técnico do Programa da Sociedade Brasileira de Telecomunicações – a SBrT –, Getúlio Antero de Deus Júnior é engenheiro de formação, tendo recebido, em 2002, o título de doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Contudo, pode-se denotar que a sua área de pesquisa é abrangente e não fica circunscrita aos limites teóricos da Engenharia Elétrica, uma vez que, na própria Apresentação do livro, o autor cita a Biologia e a Clínica Médica como campos temáticos referidos em seu estudo. Isso representa, desse modo, a ideia máxima da metodologia ativa da ABP: a “forte integração ‘inter-poli-transdisciplinar’”, que se vale, no solucionamento de problemas, do(s) conhecimento(s) previamente adquirido(s) pelo aluno tanto na sua trajetória estudantil quanto em suas vivências fora da sala de aula.
Apesar de críticas referentes a um possível exagero quantitativo de avaliações, o pesquisador da UFG reafirma a importância do esquema de Aprendizagem Baseada em Problemas na constituição da obra e, para além disso, na implantação de metodologias ativas nas mais diversas esferas da Educação. Fundamentando-se na “Teoria de Telecomunicações”, Sistemas de Comunicações Analógicas e Digitais atende, em princípio, os educadores e educandos dos cursos de Engenharia, como dito anteriormente; entretanto, o público leitor, ao qual o livro se direciona, pode também abranger aqueles que possuem pouco conhecimento sobre esse tema ou que não tenham afinidade com as Ciências Exatas.
Surgida na Escola de Medicina da Universidade McMaster, no Canadá, a ABP mostra-se, por meio da escrita esclarecedora de Getúlio Júnior, um caminho viável para o ensino de diferentes saberes científicos, assim como na área de Telecomunicações, analógicas e digitais, que é o objeto central do livro. O título por si só contém uma tamanha relevância dentro e fora da Academia, relembrando, para a afirmação disso, a popularização nacional de maquinários comunicativos – como a radiodifusão, televisão e internet – no Brasil moderno. Em suma, alguns desafios metodológicos que são encontrados no ensino dessa ciência podem ser mitigados e até decifrados pela estratégia didática apresentada em Sistemas de Comunicações Analógicas e Digitais.
Para saber mais sobre o livro, visite o nosso site!

Autor: Getúlio Antero de Deus Júnior
ISBN: 9788526815230
Edição: 1a
Ano: 2021
Páginas: 256
Dimensões: 21 x 28 cm