Bliblioteca Nacional publica notícia sobre o livro “França Antártica”, de Maria Berbara, Renato Menezes e Sheila Hue.

Confira a notícia publicada na Biblioteca Nacional sobre o livro França Antártica, de Maria Berbara, Renato Menezes e Sheila Hue.

Breve experiência de colonização francesa centrada em uma pequena ilha na baía de Guanabara, a França Antártica gerou um corpus textual e iconográfico de grande impacto tanto em seu próprio tempo como nos séculos subsequentes. Neste livro, 12 ensaios analisam distintos aspectos desse impacto. Debruçando-se sobre diferentes suportes, tais como manuscritos, livros impressos, panfletos, gravuras, pinturas e talha em madeira, num percurso interdisciplinar e global que inclui relatos de viagem, narrativa contemporânea, poesia épica, balé modernista, catecismos tupi, entre outros gêneros do discurso, os textos revelam-nos aspectos pouco explorados dessa peculiar aventura.

Organizado por Maria Berbara, professora do Departamento de História e Teoria da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é organizadora e tradutora de Cartas escolhidas, de Michelangelo Buonarroti (Editora da Unicamp, 2009).

Renato Menezes, mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é doutorando em História e Teoria da Arte pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (Ehess).

Sheila Hue, professora do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi pesquisadora bolsista da FBN e é responsável pela edição comentada de 20 Sonetos, de Luís de Camões (Editora da Unicamp, 2018).  

Com artigos de Ronaldo Vainfas, Frank Lestringant, Izabela Leal e Rafaella Dias Fernandez, Marcello Moreira, Paulo Castagna, Ruth Monserrat e Cândida Barros, Amy Buono, Maria Berbara, Sheila Hue, Maya Suemi Lemos, Paulo Knauss e Vera Beatriz Siqueira.

SERVIÇO

França Antártica

Organizadores: Maria Berbara, Renato Menezes e Sheila Hue.

ISBN: 9786586253573

Ano da Publicação: 2021

Edição: 1

Formato: 23,00 x 16,00 x 1,70 cm.

Nº Páginas: 296 pp

Peso: 300 g.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s