Manual em língua portuguesa para o aprendizado do latim medieval

abbey-1160492_1920

Por Cristiane Trindade

A língua latina sofreu alterações e enriquecimentos ao longo de sua história desde a Antiguidade. A Idade Média foi uma das etapas em que houve importantes modificações, fazendo do latim medieval um objeto de estudos específico. O livro Aprenda o latim medieval: Manual para um grande começo, de Monique Goullet e Michel Parisse, é um guia para o conhecimento do latim empregado nesse período em escritos religiosos e documentos oficiais. Definido pelos autores como “simples e acessível”, o manual oferece a estudantes não especializados a possibilidade de dominar, em um ano, os elementos básicos dessa variante.

A obra, publicada originalmente em francês, acaba de ganhar uma edição em português. A tradução é resultante do trabalho conjunto de pesquisadores brasileiros e portugueses, acompanhados atentamente por Monique Goullet. Seu objetivo é capacitar o público lusófono para a leitura de textos latinos, o que é essencial para os medievalistas de língua portuguesa.

Compreender a língua oferece a possibilidade de acessar documentos da época, como manuscritos de cartas, sermões e preces, sem necessidade de recorrer a traduções. O latim medieval não foi a língua materna de nenhum povo, mas era utilizado por toda a Europa em circunstâncias específicas; como observam os autores, considerado uma língua culta, literária e técnica, era frequente em contextos administrativos e jurídicos, razão pela qual também foi chamado de a “língua pátria da república dos letrados”. Para sua compreensão, Monique Goullet e Michel Parisse observam a necessidade de assimilar as especificidades do período, assim como conhecer seus gêneros narrativos e seus autores.

Para tanto, além das 23 lições que compõem o manual, o livro apresenta o capítulo “Exercícios práticos de tradução”: um conjunto de textos medievais com tradução e notas de Paulo Farmhouse Alberto, do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa. A finalidade é apresentar ao leitor um número variado de gêneros e estilos narrativos presentes em textos latinos da época, preparando-o para o contato com as fontes originais. Por fim, o tópico “Estudos”, desse mesmo capítulo, apresenta referências bibliográficas com informações sobre o contexto histórico em que cada um dos documentos traduzidos foi originalmente produzido.

Pensando em oferecer um manual que permitisse a um amplo público atingir o domínio de noções básicas da língua, o livro Aprenda o latim medieval tem ainda a grande qualidade de trazer exercícios totalmente adaptados com fontes da história medieval portuguesa e serve tanto àqueles simplesmente interessados no assunto, como a historiadores, linguistas e estudiosos da literatura.

858432D-Site

Aprenda o latim medieval – Manual para um grande começo

Autor: Monique Goullet e Michel Parisse

ISBN: 978-85-268-1483-7

Edição: 1ª

Ano: 2019

Páginas: 296

Dimensões: 16×23

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s