O acesso ao universo científico pela coleção Meio de Cultura

BLOG - Coleção Meio de Cultura - 2

Por Luís Fernando M. Costa

 

A coleção Meio de Cultura visa à divulgação científica. Composta por 15 livros, busca aproximar o público da ciência. Os temas discutidos são diversos e plurais, passando pela poesia, pela inovação tecnológica e pela cultura popular. A abordagem utilizada se esquiva do usual tratamento dado na academia à apresentação de resultados científicos. Em vez de teorias densas e fórmulas que exigem um estudo prévio, o leitor encontra narrativas e anedotas que mostram a ciência em seu funcionamento cotidiano.

Os próprios títulos dos livros, enigmáticos e incomuns, revelam uma busca por conectar a ciência ao cotidiano de modo descontraído e bem-humorado. Alguns exemplos? O Sol morto de rir, Um esqueleto incomoda muita gente…, entre outros.

Um deles, intitulado O gozo intelectual, mostra a conexão entre teoria e prática científica ao discutir os conceitos apresentados por meio de “histórias e reflexões dos afazeres diários de um cientista ocorridas nos últimos dez anos”. Em O frango de Newton, o autor conecta a cozinha ao laboratório ao evidenciar o que a banalidade do dia a dia omite: que a culinária é repleta de processos químicos e físicos.

Com o intuito de aproximar o leitor do universo da ciência, a coleção Meio de Cultura fornece os conhecimentos básicos para que o público seja capaz de adentrar os seus espaços e se informar sobre o que é produzido nas universidades. Afinal, o conhecimento não está fechado em instituições de pesquisa, mas participa a todo momento da nossa vida.

Conheça os títulos da coleção Meio de Cultura no site da Editora da Unicamp.

_1120733

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s