Uma minuciosa investigação sobre a sétima arte

sétima arte

Por Jessica Moreira Siqueira

Desde sua origem, utilizando as primeiras técnicas do final do século XIX, o cinema envolve e fascina o público. Mas aquilo que muitos chamam de “magia do cinema” está longe de ser apenas uma atmosfera abstrata de encantamento. Esse magnetismo é uma construção, feita com o auxílio de diversos elementos que compõem o processo cinematográfico. O livro A arte do cinema: Uma introdução é um guia completo para aqueles que desejam saber mais sobre essa dinâmica.

A obra desenvolve um extenso e detalhado estudo sobre a forma, as técnicas, as estratégias e a história da arte cinematográfica. Seus autores são David Bordwell, considerado um dos principais teóricos e historiadores de cinema dos Estados Unidos, e Kristin Thompson, conhecida por seu trabalho com teoria do cinema inspirado nos formalistas russos.

De acordo com Fernão Pessoa Ramos, professor do Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Unicamp, que assina a apresentação, a obra se difere por utilizar fotogramas, ou seja, imagens das cenas da maneira como são projetadas na tela, permitindo ao leitor uma perspectiva real, em lugar das fotografias tiradas no set, que, segundo ele, são as mais encontradas nos estudos do cinema.

Nas seis partes que compõem o livro são analisados temas como a dinâmica social de produção, distribuição e exibição dos filmes. Por meio desse prisma mercadológico, o autor ressalta o impacto que decisões tecnológicas, técnicas e de estratégias de marketing têm sobre a obra e a recepção do público. O estudo também expõe uma análise sobre a mise-en-scène, a narrativa e os gêneros (com as convenções e expectativas que os envolvem), além de considerações sobre cenário, figurino, iluminação, som e ritmo de montagem. A última parte é dedicada à história da sétima arte.

O livro conta ainda com duas seções importantes para o leitor que deseje se aprofundar no assunto: “Daqui para frente”, que oferece novas referências e questões sobre os temas tratados nos capítulos, e “Um olhar de perto”, que amplia a discussão relacionando o conteúdo ao cinema atual. Nas margens, encontram-se comentários de profissionais da área, como roteiristas, produtores, diretores de fotografia e autores, mostrando a perspectiva daqueles que trabalham no meio.

Assim, a obra não só proporciona uma compreensão do cinema em geral, mas também oferece ferramentas para que o leitor seja capaz de desenvolver um senso crítico em relação à cinematografia e de aprimorar com fundamento suas próprias análises. É um livro que serve tanto para o público em geral, amante do cinema, como para os professores e estudantes da área, que buscam um estudo crítico e aprofundado.

Segundo os autores, a arte do cinema permanece fundamentalmente inalterada em suas técnicas básicas e estratégias formais, o que torna essa obra praticamente atemporal, embora se deva considerar o impacto das inovações tecnológicas. Por essa razão, o livro, publicado pela primeira vez em 1979, nos Estados Unidos, recebeu diversas atualizações à medida que as tecnologias cinematográficas avançavam. Na mais recente edição, reimpressa pela Editora da Unicamp em 2018, as análises das técnicas e das formas clássicas que ainda se aplicam ao estudo são acompanhadas de considerações sobre a dinâmica e a tecnologia do cinema contemporâneo. Veja mais em: https://goo.gl/twcwjL.

 

a arte do cinema

A arte do cinema: Uma introdução

Autor: David Bordwell e Kristin Thompson

ISBN: 978-85-268-1020-4

Coedição: Edusp

Edição: 1a

Ano: 2013

Páginas: 768

Dimensões: 21 x 28

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s