Muito além de uma Cavalaria romantizada

muito além de uma cavalaria romantizada

Por Jessica Moreira Siqueira

 

A Cavalaria que habita o imaginário coletivo, muitas vezes acompanhado de um ideal romantizado, é o tema do livro A Cavalaria – Da Germânia antiga à França do século XII, do historiador Dominique Barthélemy. Apresentando um estudo aprofundado das relações dessa instituição com a literatura, o cristianismo, o feudalismo e outros aspectos sociais, o autor revela a complexidade dessa organização.

A obra, dividida em sete partes, desenvolve um panorama histórico sobre a sociedade cavaleiresca. O historiador se diferencia ao considerar o surgimento da Cavalaria anterior à França do século XII. Para Barthélemy, o processo foi gradual e iniciou-se com os povos bárbaros germânicos. Assim, ele aproxima dois processos considerados antagônicos, mostrando que as relações da Cavalaria – que evocam os códigos de honra, de ética e de cortesia – não estão distantes da violência atribuída aos povos bárbaros.

Em sua argumentação, o autor percorre o período da dinastia carolíngia, das transformações no feudalismo, dos duques da Normandia e da relação da Cavalaria com a Igreja gregoriana no século XI. Além disso, analisa o funcionamento das cortes e dos torneios e o surgimento de uma literatura de ficção no século XII que, segundo o historiador, não apenas descreve uma Cavalaria arturiana, raiz do “devaneio moderno” sobre o Cavaleiresco, como também expõe uma ordem da vingança e da moral cristã.

Ao longo de seu estudo, Barthélemy utiliza diferentes fontes históricas, como o Bordado de Bayeux, do século XI, que se refere aos eventos da conquista normanda da Inglaterra por Guilherme II. A investigação dessa peça proporciona não somente uma narrativa das batalhas, como também um retrato dos costumes, vestimentas, armas e objetos utilizados na época pelos cavaleiros. Desse modo, na atenção às particularidades, a obra amplia a compreensão sobre a origem da Cavalaria e seu desenvolvimento.

 

a cavalaria

 

A Cavalaria – Da Germânia antiga à França do século XII

Autor: Dominique Barthélemy

Tradutor: Néri de Barros Almeida, Carolina Gual

ISBN: 978-85-268-0900-0

Reimpressão: 1ª – 2018

Edição: 1ª

Ano: 2010

Páginas: 624

Dimensões: 16×23

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s