
Por Jessica Moreira Siqueira
O historiador e cientista social Benedict Anderson, conhecido por seu estudo sobre as origens do nacionalismo, retorna ao tema no livro Sob três Bandeiras: Anarquismo e imaginação anticolonial. Com sua narrativa coesa e envolvente, o autor transita da crítica literária à análise do cenário político global, realizando o que denomina como uma “astronomia política”. Defende que os avanços tecnológicos do final do século XIX tornaram as interações entre os países mais ágeis, permitindo a formação de uma rede de influência entre movimentos nacionalistas de diferentes regiões.
Seu estudo parte do início dos movimentos que culminaram na Revolução Filipina de 1896 contra o decadente Império espanhol. Investigando a biografia e as obras de figuras centrais dessa revolta, como Isabelo de los Reyes e José Rizal, Anderson coloca lado a lado a produção literária e as motivações políticas dos autores filipinos e as de alguns autores europeus, explicitando, desse modo, as relações globalizadas.
Seguindo em sua análise, faz uma associação entre a propagação do anarquismo na Europa e nas Américas, entre os movimentos pró-liberdade de Cuba e os protestos anti-imperialismo na China e no Japão. Evidencia, assim, a influência do que ele chama de “pré-globalização” na constituição dos movimentos nacionalistas ao redor do mundo.
Autor: Benedict Anderson
Tradutor: Sebastião Nascimento
ISBN: 978-85-268-1222-2
Coedição: EdUECE-Editora da Universidade Estadual do Ceará
Edição: 1ª
Ano: 2014
Páginas: 304
Dimensões: 16×23