Uma nova forma de introdução à Bioinformática

Por Gustavo Gonçalves

A ciência abrange uma quantidade enorme de assuntos. Por conta dessa vastidão, são necessárias subdivisões que consigam tratar de cada área, mantendo e compartilhando características entre seus campos. A Bioinformática é uma delas. Presente no encontro entre os conhecimentos e as habilidades das ciências biológicas e das ciências exatas, ela trata das aplicações da informática em questões da biologia.

Como já é de praxe nos campos científicos, diversas obras já se propuseram a abordar a Bioinformática de maneira introdutória para estudantes, porém, em vez de fazê-lo de uma forma inovadora, elas invariavelmente acabam dando muito espaço para a revisão de conceitos já conhecidos pelos alunos de cursos biológicos. O livro Introdução à Bioinformática, de Sergio Matioli e Diego de Souza, diferencia-se ao fazer com que os aspectos básicos da computação sejam acessíveis a pessoas que têm como campo de estudo a biologia.

Os autores da obra possuem larga experiência no ensino de genética e evolução com emprego de ferramentas computacionais. Sergio Russo Matioli, professor associado da Universidade de São Paulo (USP), é doutor em Biologia Evolutiva. Diego Trindade de Souza é pós-doutorando no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP).

A obra é dividida em 12 capítulos. Nas partes iniciais, são apresentadas todas as funcionalidades básicas da informática e como elas se integram à Bioinformática. No capítulo intitulado “Como funciona um computador eletrônico digital?”, os autores abordam as funcionalidades de cada hardware (parte física de computadores) e a configuração de sistema da máquina. Utilizando-se de figuras e tabelas, explicam, de maneira simples, desde o mais básico até o mais complexo dos processadores, memórias (RAM e disco), BIOS, sistemas operacionais e CPU.

Em “Algoritmos e linguagens de programação”, são apresentadas as linguagens da máquina (bits e algoritmos) e a forma como elas se relacionam com as tarefas do computador. Em seguida, o capítulo aborda os códigos de programação, trazendo sua origem e explicando a maneira de utilizá-los corretamente. Além disso, os autores discutem qual deles é preferível dentro da Bioinformática, destacando as linguagens R, PERL e Python. 

Por fim, no último capítulo, reservado aos conceitos da informática, são exibidas as funcionalidades do banco de dados, ferramenta que trouxe um impacto significativo na biologia em geral. Entre essas funcionalidades, destaca-se a possibilidade de os dados biológicos serem lidos por computadores, impactando diretamente em áreas como Genômica, Proteômica, Metabolômica, Transcriptômica, Filogenética, entre outras. Para os autores, o banco de dados é um dos maiores aliados do cientista dentro da computação, ajudando-o a explicar diversos fenômenos e criando possibilidades: “Este conhecimento tem impacto biotecnológico, possibilitando que sejam desenvolvidos ou modificados produtos ou processos que utilizem organismos vivos ou derivados deles no campo da saúde ou do agronegócio”.

Na parte voltada à aplicação da Bioinformática, o livro explica as estratégias empregadas na solução de problemas dentro das áreas biológicas em que a subdivisão tem mais impacto (Biologia Estrutural no nível molecular, Genética, Genômica e suas derivações). São explicados os conceitos do alinhamento entre duas ou mais sequências; a filogenética; a filogenômica; o domínio de proteínas; as estruturas de ácidos nucleicos e polipeptídeos. Além disso, no último capítulo, a obra discute as possibilidades na evolução da Bioinformática, como a inteligência artificial e a mecânica quântica empregada na computação e na biologia.

Ao reunir textos escritos durante sete anos, para uma disciplina do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), a obra Introdução à Bioinformática é um novo método de ensino para essa subdivisão da biologia que está em enorme evidência nos tempos atuais. O livro é indispensável não só para os estudantes, como também para as pessoas interessadas na área.

Introdução à Bioinformática

Autores: Sergio Russo Matioli e Diego Trindade de Souza

ISBN: 978-65-86253-98-6

Edição: 1a

Ano: 2021

Páginas: 176

Formato: 23 x 16 x 1 cm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s