Revista Bravo publica nota sobre o livro “Poesia completa”, de Emily Dickinson

Nota sobre o livro Poesia completa foi publicada na Revista Bravo em 20 de abril de 2021.

Pequeno Palco

“Nossa época é essencialmente trágica, por isso nos recusamos a vê-la tragicamente. O cataclismo já aconteceu e nos encontramos em meio às ruinas, começando a construir novos pequenos hábitats, a adquirir novas pequenas esperanças. E trabalho difícil: não temos mais pela frente um caminho aberto para o futuro, mas contornamos ou passamos por cima dos obstáculos. Precisamos viver, não importa quantos tenham sido os céus que desabaram.”

O novo livro de Ricardo Lima abre com esta atualíssima citação de O Amante de Lady Chatterley, escrito por D.H. Lawrence. No estilo minimalista que o caracteriza, Lima continua interpretando os céus que desabam nos presentes dias. Com 30 poemas escritos entre 2013 e 2019, Pequeno Palco é o sétimo livro do poeta. Aqui, alguns de seus versos:

não reza

nem que a vaca toque o sino

tem um baita desprezo

pelo sorriso do destino

Terra Dentro

Um romance “poético-rural” onde ocorre uma história de amor com desfecho trágico. A premissa, convenhamos, já nos atrai. Vanessa, no entanto, vai mais longe. Fez uma escolha feliz por narrar essa história através do ponto de vista de três irmãos — Rita, Mirna e Mosquito. Todos na primeira pessoa. Algo na linha de William Faulkner em seu seminal Enquanto Agonizo. Mais: fertilizou a linguagem com elementos de prosa, poesia e dramaturgia. A paixão do personagem Mosquito por Rosa, e seus desdobramentos, expõe as tripas de uma estrutura familiar.

As 29 Poetas Hoje.

Há 45 anos, ela lançou o icônico 26 Poetas Hoje. Agora, Heloisa Buarque de Hollanda queria saber quem estava fazendo a poesia do hoje. Concluiu serem as mulheres. Cada uma com suas idiossincrasias. Separou 29 delas numa reunião de textos que seduz pela singularidade e o talento. Humor, intimismo, identidade, sexo, amor, fúria, política e o Brasil. Esta antologia traz tudo isto, e um pouco mais, de uma nova geração de poetas brasileiras. Um aperitivo nas palavras de Adelaide Ivánova, autora de Polaroides.

o marido

de repente do riso fez-se

Humboldt de jeans e descalço

como eu gosto

e das bocas unidas fez-se

porra nenhuma porque não houve

bocas unidas

e das mãos espalmadas

fez-se um high five

fez-se do marido próximo

um amante fez-se do amante

um marido esperante

e não foi de repente:

o marido se casa.

SERVIÇO

Poesia completa

Autor: Emily Dickinson

ISBN: 9786586253450

Ano da Publicação: 2020

Edição: 1

Formato: 23,00 x 16,00 x 5,00 cm.

Nº Páginas: 888 pp

Peso: 1.280 g.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s