A literatura social de Lima Barreto

Por Vinícius Russi

O Livro da Vez da semana apresenta Contos de / Short Stories by Lima Barreto. A obra faz parte de uma série bilíngue (português/inglês) da Editora da Unicamp que selecionou contos de Mário de Andrade, Monteiro Lobato e Lima Barreto, a fim de ampliar o acesso à literatura brasileira e trazer ainda mais possibilidades de leitura dos textos desses importantes escritores. O volume de Lima Barreto foi organizado por Daniela Birman, professora de Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e especialista em literatura brasileira. O livro conta com seis dos contos mais militantes do autor, recheados de humor e ironia, convidando o leitor a experimentar sua visão crítica da sociedade.

Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro, em 1881. Foi escritor e jornalista de vários jornais e revistas – mídias em que publicou a maioria de seus textos. Ao longo de sua vida, teve sérios problemas de saúde, como depressão e alcoolismo, pelos quais foi internado em um hospital psiquiátrico, vindo a falecer em 1922, vítima de um colapso cardíaco. Descendente de escravos, Lima Barreto era exímio crítico das desigualdades e preconceitos e, como Birman explica na “Introdução” do livro, sempre produziu uma literatura conectada a essa temática, “sobretudo em relação ao caráter incompleto da abolição da escravatura e dos aspectos excludentes da Primeira República”.

Não há hesitação ao afirmar que Lima Barreto é um autor aclamado pelos seus romances. Muitos deles, como Triste Fim de Policarpo Quaresma e Clara dos Anjos, aparecem constantemente nas listas de leitura obrigatória dos vestibulares das principais universidades do país. Mesmo assim, suas obras têm passado, nos últimos anos, por um intenso processo de reconhecimento. Outras facetas de suas produções estão sendo descobertas; os contos e as crônicas do autor estão ganhando maior visibilidade, à medida que manuscritos inéditos têm sido encontrados. Segundo Birman, “esse processo culmina com uma canonização que, mais do que torná-lo leitura obrigatória, identifica sua atualidade e sua relevância para a cultura brasileira”.

A autora teve a difícil tarefa de escolher apenas seis contos da vasta literatura de Lima Barreto para compor a coletânea. O resultado dessa seleção cuidadosamente pensada é um percurso pelos textos mais críticos do autor: “A nova Califórnia”, “O homem que sabia javanês”, “Três gênios da secretaria”, “O pecado”, “Um especialista” e “Como o ‘homem’ chegou”. Birman apresenta a linha temática dessa escolha e por que esses contos são relevantes para identificar os problemas sociais que transtornavam o país no período em que foram publicados e que perduram até hoje. Ela analisa cada conto em detalhes, explorando seus temas, enredos e personagens, assim como o contexto histórico e a crítica político-social pretendida pelo autor, a fim de imergir completamente o leitor no universo literário de um Lima Barreto contista.

Com o objetivo de atingir um nicho ainda mais diverso de leitores, essa é uma edição bilíngue, que traz a tradução para o inglês, feita por Ian Reade, e a revisão técnica, feita por Leonardo Fróes. Houve um cuidado especial em preservar a obra com o estilo de escrita de Lima Barreto, a tradução manteve os neologismos, a coloquialidade e o sarcasmo para garantir a experiência de leitura mais próxima possível do original.

Isso possibilita, àqueles que conhecem ambas as línguas, adentrar a escrita de Lima Barreto por duas perspectivas diferentes; àqueles que estudam o inglês, experimentar a leitura de um consagrado autor nacional no idioma alvo; e, àqueles que não falam português, ter acesso à nossa literatura. Obras como essa acabam revelando o papel fundamental que a tradução possui na internacionalização da literatura brasileira e quão importante é essa divulgação para estimular pesquisas na área e valorizar a cultura nacional.

Para saber mais sobre o livro e adquirir o seu exemplar, acesse o nosso site!

Contos de / Short Stories by Lima Barreto

Organizadora: Daniela Birman

ISBN: 978-65-86253-37-5

Edição: 1a

Ano: 2020

Páginas: 192

Dimensões: 10,5×18

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s