10 + 1 boas ideias para guardar livros

_1130508

 

Por Tina Zani

 

Um dos maiores problemas dos amantes de livros impressos é o que fazer com eles na hora de guardar, se não há mais espaço nas prateleiras e a pilha não para de crescer. Sempre podemos doar ou vender, mas o que dizer daqueles que queremos ter por perto, bem debaixo das nossas asas?

Se você tem pouco espaço em casa, mas não quer se desfazer de seus queridinhos, temos boas ideias para dar. Reunimos aqui 10 + 1 dicas para ajudar a resolver esse problema e, de quebra, criar algumas peças de decoração “inteligentes”. A última é um bônus para esta época do ano. Imperdível.

 

  1. Empilhe seus livros sob o abajur da mesa de cabeceira.

O criado-mudo, ou mesa de cabeceira, costuma ter pouco espaço para muita coisa. Geralmente, é lá que se encontram a garrafa com água, o despertador, a luminária e… o livro da vez. Arrumar as obras que você já leu como um pedestal para o abajur é uma solução que também serve para ampliar a área de criados-mudos muito pequenos: se os livros selecionados forem grandes e de capa dura, suas bordas podem extrapolar os limites da mesinha, servindo para apoiar não só a luminária, como também pequenos objetos.

 

  1. Faça uma mesa de cabeceira.

Construa uma mesa de cabeceira colorida com seus exemplares já lidos. Uma grande vantagem dessa ideia é que a altura da mesa pode variar de acordo com o seu gosto ou com a altura da cama: se seu colchão está no chão, menos livros.

 

  1. Crie um apoio para bebidas e petiscos.

A técnica é bem parecida com as anteriores. Empilhe suas obras, mas desta vez apoie uma bela bandeja no topo da coluna. Sua mesa de drinks, o de cafezinho, vai ficar perfeita ao lado do sofá.

_1130526

  1. Eleve a altura do notebook em sua escrivaninha.

Essa é uma forma muito prática de tornar a altura de seu teclado, ou de sua tela, mais ergométrica. Basta regulá-la com alguns livros bem colocados sob a base de seu laptop.

 

  1. Faça uma mesa de centro.

Já imaginou uma mesa de centro cuja base é feita de livros? Arrume um belo tampo de vidro ou de madeira, acomode-o sobre os exemplares empilhados em colunas no chão da sala e dê um toque incrível à decoração da casa. Dê preferência para obras que não serão relidas tão cedo. A vantagem dessa mesa de centro em relação ao criado-mudo é que dá para usar muito mais livros.

 

  1. Realce objetos.

Essa ideia é excelente para acomodar vasos de flores ou de plantas decorativas dentro de casa. Você pode preparar a base de livros sobre uma mesa, uma prateleira, uma estante ou diretamente sobre o chão. Fica lindo!

 

  1. Decore os degraus da escada.

Se você mora em uma casa com escadas largas, pode aproveitar uma das laterais dos degraus para acomodar seus livros. De acordo com seu estilo, escolha os mais coloridos, para criar um ambiente alegre, ou os neutros, para manter o ambiente mais sóbrio. Alternar as dimensões das obras ou selecionar as que tenham o mesmo tamanho também interfere no resultado mais ou menos despojado.

Se você não tem uma escadaria, pode aproveitar aquela portátil, velha, de trocar lâmpada, da qual iria se desfazer. Nesse caso, uma vantagem: pode pintá-la com sua cor favorita e escolher um lugar de destaque para ela em qualquer ambiente da casa.

_1130510

  1. Use os vãos.

Se você tem um banco comprido entre seus móveis, pode instalar uma prateleira sob o assento e usá-la para guardar livros pequenos ou de bolso.

 

  1. Faça uma minibiblioteca portátil.

Se o banco comprido mencionado acima estiver sem uso, pode servir como apoio para uma pequena biblioteca instalada no corredor de sua casa, que tem a vantagem de poder ser movimentada conforme a situação. Que tal?

 

  1. Compartilhe suas leituras.

Quer melhor lugar para ter um livro à mão? No lavabo, no banheiro social ou na suíte, um banquinho com boas opções de leitura é o que há!

 

E agora, a ideia bônus para este fim de ano:

 

  1. Faça de seus livros uma árvore de Natal.

No final do ano é sempre uma boa abrir espaço para o novo, para o que vai chegar. Doar o que não se usa, jogar fora o que não serve para mais ninguém e limpar a casa e os armários deixa tudo mais leve e a vida mais alegre. Então, que tal usar a arrumação para tirar o pó dos livros e aproveitar que eles saíram da estante para montar uma bela árvore com eles? Você pode enfeitá-la com bolas coloridas e fitas brilhantes, ou mesmo fazer seus próprios enfeites. Vai ficar uma belezura.

 

Aqui estão algumas sugestões bacanas e ficamos curiosos para conhecer as suas: como você resolve esse problema de espaço na sua casa? Compartilhe suas soluções conosco! Deixe suas ideias nos comentários deste post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s