A prática esportiva como educação e como profissão

esporte

Por Luis Fernando Moreira da Costa

Desde o jogo despretensioso na infância ao espetáculo futebolístico e olímpico, o esporte está presente em nossa vida de várias formas. Apesar da aparência lúdica, tal prática é guiada pelo estudo científico, que analisa a dinâmica de cada esporte, a formação profissional na área e o potencial educacional da atividade. Nesse sentido, as obras Desenvolvimento de treinadores e atletas (Pedagogia do esporte, vol. I) e Múltiplos cenários da prática esportiva (Pedagogia do esporte, vol. II), publicadas pela Editora da Unicamp, contribuem para o estudo das perspectivas de desenvolvimento dos atletas profissionais e de formação dos treinadores, como também para a análise da pedagogia esportiva e de suas variadas repercussões educacionais e sociais.

A formação de atletas e treinadores depende da modalidade à qual estão vinculados. Cada contexto apresenta exigências específicas às quais esses profissionais devem se adequar. No volume I, é analisado o conjunto desses cenários, desde as categorias de base até o esporte de elite e as modalidades em ascensão, como o esporte paralímpico. Discute-se o papel do treinador profissional em cada cenário, considerando os meios e as técnicas correspondentes.

O primeiro capítulo é dedicado às categorias de base, nas quais competências coletivas e individuais são avaliadas. A figura central desse processo é o treinador profissional, que deve exercer seu papel atento à realidade da instituição em que atua e às necessidades e possibilidades dos jovens que praticam essa modalidade. A competição faz parte desse contexto, assim como do esporte de elite, no qual a alta competitividade exige um constante aprendizado dos atletas e dos treinadores, que devem se manter atualizados continuamente.

Contudo, o esporte transcende a competição profissional, participando do dia a dia. No segundo capítulo do volume II, o autor afirma que o esporte educa, além de observar que “o esporte é reconhecido como um nicho generoso para trocas afetivas entre o sujeito e o seu entorno”. Sua prática desenvolve as relações sociais e aproxima as pessoas. Como muitas vezes as crianças imitam seus atletas favoritos, é importante refletir sobre o papel do professor da prática esportiva, cuja influência depende do poder simbólico e do conjunto de rituais que o acompanham.

Recentemente, na educação física escolar no Brasil, o esporte relegou a segundo plano o ideal de rendimento para se voltar a uma prática livre e orientada para a cidadania. Nesse sentido, tem-se afirmado a preferência da “diversificação” sobre a “especialização”. Propõe-se o jogo aberto. O jogo não é apenas lúdico, é um direito fundamental da criança, por meio do qual ela desenvolve a imaginação. O esporte educa para a vida. É um direito humano aprender a praticá-lo com qualidade, e os professores devem aprender a transcender seus ensinamentos para outras circunstâncias da vida.

Em síntese, essas duas obras trazem valiosos aportes ao desenvolvimento tanto para os profissionais e atletas envolvidos na prática cotidiana quanto para os estudiosos e pesquisadores do tema.

 

vol 1

 

Desenvolvimento de treinadores e atletas (Pedagogia do esporte, vol. I)

Orgs.: Larissa Rafaela Galatti, Alcides José Scaglia, Paulo Cesar Montagner e Roberto Rodrigues Paes

ISBN: 978-85-268-1377-9

Edição: 1a

Ano: 2017

Páginas: 304

Dimensões: 14 x 21

 

 

vol 2

 

Múltiplos cenários da prática esportiva (Pedagogia do esporte, vol. II)

Orgs.: Larissa Rafaela Galatti, Alcides José Scaglia, Paulo Cesar Montagner e Roberto Rodrigues Paes

ISBN: 978-85-268-1379-3

Edição: 1a

Ano: 2017

Páginas: 312

Dimensões: 14 x 21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s