Os desafios da divulgação de pesquisas de história em meio digital

Quais são os desafios envolvidos na divulgação de pesquisa da área de história em meio digital? Como repensar a narrativa do texto, tendo em vista a integração da escrita com fontes não textuais (imagens, sons e vídeos)?

Esses são alguns dos desafios que se colocam para a coleção de ebooks  Históri@ Illustrada, publicada pela Editora da Unicamp.

 Concebida pelo Centro de Pesquisa em História Social da Cultura da Universidade Estadual de Campinas (Cecult/Unicamp), a coleção é composta por livros publicados exclusivamente em formato digital (Epub2 e Epub3) e reúne obras que resultam de pesquisas sobre temas relacionados à cultura.

A coleção já conta com dois títulos, Não tá sopa: sambas e sambistas no Rio de Janeiro, de Maria Clementina Pereira Cunha e Estilo moderno: humor, literatura e publicidade em Bastos Tigre, de Marcelo Balaban. O terceiro volume, Da senzala ao palco: canções escravas e racismo nas Américas (1870-1930), de Martha Abreu, será lançado no segundo semestre deste ano.

A opção pelo formato digital não é aleatória: desde o início, os livros são pensados para explorar as potencialidades do suporte digital, garantindo ao leitor acesso a fontes a que ele não teria acesso num livro convencional, em papel.

Na reportagem Mídias Digitais: uma nova forma de se fazer livros, do site Café História,  enfoca esses e outros desafios, debatidos em mesa redonda realizada no XXIX Simpósio Nacional de História da Associação Nacional de História (Anpuh), da qual participaram os autores dos livros  e a coordenadora da coleção, Silvia Lara.

Saiba mais sobre a coleção no site do Cecult.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s