Quais são os desafios envolvidos na divulgação de pesquisa da área de história em meio digital? Como repensar a narrativa do texto, tendo em vista a integração da escrita com fontes não textuais (imagens, sons e vídeos)?
Esses são alguns dos desafios que se colocam para a coleção de ebooks Históri@ Illustrada, publicada pela Editora da Unicamp.
Concebida pelo Centro de Pesquisa em História Social da Cultura da Universidade Estadual de Campinas (Cecult/Unicamp), a coleção é composta por livros publicados exclusivamente em formato digital (Epub2 e Epub3) e reúne obras que resultam de pesquisas sobre temas relacionados à cultura.
A coleção já conta com dois títulos, Não tá sopa: sambas e sambistas no Rio de Janeiro, de Maria Clementina Pereira Cunha e Estilo moderno: humor, literatura e publicidade em Bastos Tigre, de Marcelo Balaban. O terceiro volume, Da senzala ao palco: canções escravas e racismo nas Américas (1870-1930), de Martha Abreu, será lançado no segundo semestre deste ano.
A opção pelo formato digital não é aleatória: desde o início, os livros são pensados para explorar as potencialidades do suporte digital, garantindo ao leitor acesso a fontes a que ele não teria acesso num livro convencional, em papel.
Na reportagem Mídias Digitais: uma nova forma de se fazer livros, do site Café História, enfoca esses e outros desafios, debatidos em mesa redonda realizada no XXIX Simpósio Nacional de História da Associação Nacional de História (Anpuh), da qual participaram os autores dos livros e a coordenadora da coleção, Silvia Lara.
Saiba mais sobre a coleção no site do Cecult.