11 livros de música publicados pela Editora da Unicamp para estudantes e entusiastas da área

Por Maria Vitória Gomes Cardoso

A música é uma das expressões artísticas mais antigas que existem, visto que desde os primórdios os homens produziam diversas formas de sonoridade. É também uma das artes mais democráticas, pois, para fazer música, não precisamos necessariamente de muitos outros artifícios além do próprio corpo. 

No Brasil, a música tem diversas origens, sendo uma mistura de elementos indígenas, africanos e europeus. Além disso, ela tem papéis muito importantes para as comunidades justamente por representar a cultura e a identidade de um povo. O choro, por exemplo, gênero musical muito importante para a cultura brasileira, foi proclamado, em fevereiro de 2024, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan. Esse ritmo musical nasceu no Brasil, sendo um de seus precursores o músico, compositor e flautista brasileiro Joaquim Callado. Outros artistas importantes para o fortalecimento desse gênero foram Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha. 

A música trata-se de uma prática complexa e diversa, de origem popular, sendo uma representação brasileira presente em diversas regiões do país. Pensando nessa importância da representação brasileira e mundial através da música, a Editora da Unicamp decidiu recomendar 11 livros de música para estudantes e entusiastas da área.

Carlos de Lemos Almada

Os primeiros livros recomendados são do autor Carlos de Lemos Almada. Doutor em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Almada é compositor, arranjador e professor da Escola de Música dessa mesma instituição. O autor também é Membro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical e líder do grupo de pesquisa MusMat e editor-chefe do Brazilian Journal of Music and Mathematics – MusMat. Pela Editora da Unicamp, ele publicou quatro livros. Conheça-os:

  1. A harmonia de Jobim

Publicado em 2022, A harmonia de Jobim demarca, de forma precisa, as particularidades das canções de Tom Jobim, um dos maiores mestres da música brasileira, demonstrando os curiosos caminhos encontrados pelo músico em seu trabalho composicional. Trata-se de um estudo teórico-analítico detalhado e profundo sobre a construção harmônica desse grande compositor. O livro de Almada busca contribuir para suprir a lacuna que há nos estudos técnicos que examinam a obra de Antonio Carlos Jobim. Assim, nota-se uma obra extremamente importante para os estudiosos de música brasileira e de Tom Jobim. 

  1. A melodia de Jobim

Em 2023, Carlos Almada deu seguimento ao estudo teórico de Tom Jobim com o livro A melodia de Jobim. Com o objetivo de ampliar o entendimento sobre o que o próprio autor chama de estilo jobiniano, nesse livro Carlos Almada propicia ao leitor o contato com um estudo sistemático da construção melódica de Antonio Carlos Jobim. 

A obra é dividida em duas partes, enquanto a primeira focaliza mais a teoria do trabalho, a segunda parte, nomeada “Abordagens analíticas”, traz um enfoque mais prático, já que apresenta exemplos práticos da estrutura melódica jobiniana. 

Assim como o livro publicado em 2022, esse material também é de grande relevância para aqueles que são entusiastas do artista conhecido como o “pai da bossa nova”.

  1. Arranjo

Arranjo foi a primeira obra que o autor publicou pela Editora da Unicamp e é dividida em duas partes. A primeira é sobre base rítmica na música popular brasileira e arranjo para sopros. A segunda, sobre arranjo complexo e escrita para vozes, cordas, instrumentos de madeira, metais e percussão, tratamento contrapontístico, texturas instrumentais, criação e variação melódica e acompanhamentos para solistas. 

A obra, publicada em 2001, conduz o leitor pela disciplina, fornecendo um panorama completo da teoria e das aplicações práticas essenciais ao desenvolvimento do arranjador. 

Além de Arranjo e das obras sobre a composição de Tom Jobim, Almada também publicou pela Editora da Unicamp o livro Harmonia funcional (no momento, indisponível no catálogo), de 2009, que analisa a harmonia funcional da música popular de uma maneira objetiva e clara, observando principalmente as características harmônicas e fórmulas de acompanhamento de dois dos mais brasileiros gêneros musicais: o samba e o choro.

Dinorá de Carvalho

Dinorá de Carvalho (1905-1980) foi uma pianista e compositora muito premiada em sua carreira. Ela nasceu em Uberaba, Minas Gerais, e começou a praticar piano ainda quando criança, em casa, com o auxílio do pai. Estudou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, formando-se em 1916, e logo após estudou em Paris com o professor Isidor Philipp (1863-1958). Ao retornar, começou a compor a própria obra, por incentivo de Mário de Andrade. Em seu catálogo de composições, constam 169 partituras, entre peças cênicas, para orquestra sinfônica, para coro a cappella, além de diversas composições para solistas em instrumentos de corda, como harpa e violão. Veja as obras publicadas pela Editora da Unicamp:

  1. Salmo XXII

Salmo XXII – O bom pastor foi premiada como melhor obra de câmara pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 1971, é um trabalho exponencial de uma das mais bem-conceituadas compositoras brasileiras do século XX. 

Essa edição, publicada em 2019 pela Editora da Unicamp e organizada por Flávio Carvalho, é fruto de um longo trabalho de pesquisa sobre a obra da compositora e pretende divulgar a intérpretes, a pesquisadores e ao público em geral uma composição de grande importância para a música brasileira em uma revisão crítica minuciosa do seu conteúdo musical. 

O objetivo da publicação é não apenas resgatar uma importante peça da música erudita brasileira, como também favorecer a utilização prática das partituras. Esse material serve como um guia para futuras pesquisas na área musical e um norte para trabalhos de preservação e divulgação de obras do passado.

  1. Peças corais a cappella

Peças corais a cappella, livro publicado em 2020, traz as obras corais de Dinorá de Carvalho e representa uma nova conquista na divulgação do corpus de composições dessa grande artista brasileira, sempre muito conectada com seu tempo e alinhada às vanguardas do século XX.

A publicação, lançada em seguimento ao Salmo XXII – O bom pastor, é fruto das pesquisas do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (Ciddic), cujo trabalho é preservar e divulgar um acervo de música contemporânea com um repertório de mais de 15 mil exemplares, produzidos principalmente por compositores brasileiros dos séculos XX e XXI. 

Essa obra é mais um indicativo da importância de Dinorá de Carvalho na música brasileira como uma mulher que se firmou dentro de um campo amplamente dominado por homens e que trabalhou com temas tipicamente brasileiros de maneira inovadora. Para aqueles que estudam a música brasileira, é um material essencial.

Livros técnicos

Temos ainda outros livros técnicos sobre música de grande importância para músicos, estudantes e entusiastas da área. Confira:

  1. Áudio musical: uma introdução

Com uma linguagem direta e precisa, Áudio musical: uma introdução, livro escrito por Daniel Tápia, apresenta tudo o que é necessário saber sobre gravação, sonorização e produção em áudio. 

O livro, publicado em 2021, é de caráter multimídia, pois contém QR Codes para serem escaneados pelo leitor para que entre em contato com a prática da teoria. Trata-se de uma obra essencial para qualquer pessoa envolvida com a prática musical, seja em casa ou num estúdio profissional, seja criando músicas para a internet ou se apresentando em um show

Daniel Tápia é músico há mais de 15 anos, educador musical formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); seu doutorado deu origem a esse livro. Atualmente, é professor do Departamento de Teoria da Arte e Música do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde atua principalmente na área de áudio, música e tecnologia. 

  1. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado

Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado é o mais importante tratado sobre teclado do século XVIII, escrito por Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788). O Ensaio foi escrito num momento de transição não só dos estilos musicais, mas da própria evolução dos instrumentos de teclado. Além disso, aborda aspectos essenciais da execução, solo e em conjunto, registrando e analisando práticas correntes na passagem do estilo barroco para o estilo galante. 

Carl Philipp Emanuel Bach (Weimar, 8 de março de 1714-Hamburgo, 14 de dezembro de 1788) foi um músico, compositor e professor alemão. Segundo filho de Johann Sebastian Bach e Maria Barbara Bach, seu talento manifestou-se já na infância, recebendo completa e esmerada educação musical de seu pai. A edição da Editora da Unicamp foi publicada em 2010 e traduzida por Fernando Cazarini.

  1. Rítmica viva

Rítmica viva, publicado em 2008, é um livro de exercícios para músicos, que tem como objetivo desenvolver a capacidade de extrair do discurso rítmico toda a sua riqueza. São leituras a duas ou mais vozes, algumas peças para piano, outras para violão, sempre explorando algum aspecto rítmico interessante. Não se trata de um “método”, e sim de uma coleção de propostas. Não é um livro para ser estudado de maneira linear, já que a sequência para estudo é diferente para cada músico, pois as necessidades de cada um são diferentes. 

O livro foi escrito por José Eduardo Gramani (1944-1998), violinista e rabequista, que integrou diversos grupos de música de câmara. Além disso, desenvolveu pesquisas nas áreas de rítmica e rabecas artesanais brasileiras e, de 1981 a 1998, foi professor no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp.

  1. O grupo Música Nova e a música eletroacústica

A obra O grupo Música Nova e a música eletroacústica investiga a relação do grupo Música Nova com a mídia eletroacústica em obras pioneiras no uso de novas tecnologias no Brasil, nas décadas de 60 e 70 do século XX. Trata-se, portanto, de um livro com grande importância acadêmica, pois revisita um momento crucial no trajeto histórico da música brasileira: os primeiros usos nacionais da tecnologia eletroacústica em composições musicais. 

A autora, Denise Hortência Lopes Garcia, é compositora e professora de Composição e Análise Musical no Instituto de Artes da Unicamp, sendo doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

  1. Música final

Música final, publicada em 2023, é uma obra que analisa e reúne os artigos sobre música erudita escritos por Mário de Andrade entre 1943 e 1945. O livro aborda o pensamento de Andrade sobre grandes compositores e obras musicais e foi concebido originalmente como tese de doutorado de Jorge Coli, autor da obra. Trata-se, portanto, de uma obra com importância inestimável para os estudos culturais e artísticos brasileiros, já que não apenas oferece análises perspicazes de Mário de Andrade e Jorge Coli sobre música e arte, mas também lança luz sobre as questões sociais que têm permeado a cultura brasileira. 

Coli possui graduação e mestrado em História da Arte pela Universidade de Provença, doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Universidade de Nova York. Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), defendeu sua livre-docência, foi diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, entre 2013 e 2017, e recebeu o título de professor emérito em novembro de 2023. Organizou, ainda, pela Editora da Unicamp, a obra A arte da comparação: homenagem a Luiz Carlos Dantas em conjunto com Miriam Gárate, em 2016.

  1. Alegria é devoção

Alegria é devoção, publicado em 2022, é o resultado de mais de uma década de pesquisas nas áreas de história, antropologia e música, das quais o autor Michael Iyanaga se utilizou para apresentar os pormenores da tradição baiana, as músicas e a vida dos devotos e das devotas, sempre realçando o seu legado africano. 

No livro, Iyanaga oferece-nos uma análise inédita e minuciosa sobre uma das mais significativas tradições afro-diaspóricas da Bahia: a tradição domiciliar de sambar e cantar para São Roque, São Cosme, Santo Antonio e outros santos de devoção. O livro revela faces da vasta complexidade religiosa e cultural da diáspora africana no Brasil, que aqui perpetuou raízes e até hoje inspira práticas de força ímpar. 

Michael Iyanaga possui graduação em Execução Musical (violão e alaúde) pela Universidade da Califórnia – Irvine (EUA), mestrado e doutorado em Etnomusicologia pela Universidade da Califórnia – Los Angeles (EUA), além de pós-doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco e pela William and Mary (EUA). É autor de diversos artigos e capítulos na sua área de atuação.

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Os livros mencionados no texto são excelentes materiais para todos aqueles que estudam na área musical ou mesmo para aqueles que são entusiastas e querem entender um pouco mais sobre o assunto dessa área.

A Editora da Unicamp conta com um vasto catálogo de livros acadêmicos de diversas áreas, e a de Música é uma que poderá auxiliar futuras pesquisas sobre a importância dessa arte para a identidade de uma comunidade. Acesse o site da Editora da Unicamp e conheça o catálogo.

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