Ana Alice Kohler
Instituído pela Constituição Federal de 1988, o “tripé universitário” articula os três pilares fundamentais da universidade no Brasil: ensino, pesquisa e extensão. Embora por vezes seja menos visível em sua conceituação, o último desses pilares é o que apresenta o maior grau de impacto imediato na vida da população externa às universidades, já que é por meio da extensão universitária que são ofertados os mais variados serviços à comunidade, em áreas como saúde, educação e cultura. Dessa forma, o conhecimento produzido na universidade extravasa os limites da instituição e se transforma ao entrar em contato com a sociedade.
Nesse sentido, entra em foco a Série Extensão Universitária da Editora da Unicamp, que tem como objetivo difundir conhecimentos, metodologias e experiências que aproximam o saber acadêmico das demandas sociais. Para concretizar tal meta, a Série – desenvolvida em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) – publica obras que tratam de ações extensionistas desenvolvidas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os títulos já publicados abordam projetos que evidenciam o compromisso da Unicamp com a inovação científica, a formação cidadã e o trabalho colaborativo com a sociedade e pertencem às mais variadas áreas do conhecimento, como a ecologia, a música, a cosmetologia e a formação de professores. Confira a seguir detalhes acerca das nove obras inaugurais da Série Extensão Universitária e conheça o Edital aberto para a publicação de novos livros pela Série.

Alternativas sistêmicas rumo à sustentabilidade da vida surgiu de um projeto extensionista voltado à busca de “novas utopias”, por meio de um percurso de reflexão crítica e debate iniciado em 2020. Desde então, alunos da graduação e da pós-graduação, doutorandos e docentes constroem uma rede de pesquisa que ultrapassa as barreiras de institutos específicos da Unicamp, já que o projeto foi construído de forma interdisciplinar desde seu início. A obra expõe os resultados dessa experiência de busca por “formas diversas e integradas de organização social, econômica, política e cultural […] que abrem possibilidades para pensar as transformações de nossos sistemas socioeconômicos rumo à sustentabilidade da vida”.
Os organizadores do livro, Paulo Sérgio Fracalanza e Rosana Icassatti Corazza, apresentam os textos dos diversos pesquisadores que contribuíram com a obra, como Miguel Juan Bacic e Márcia Tait. Fracalanza graduou-se em Ciências Econômicas e em Ciências Sociais pela Unicamp, instituição pela qual também doutorou-se em Economia e na qual leciona atualmente. Corazza graduou-se em Economia e doutorou-se em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, onde atua como professora do Instituto de Geociências.

Em Arranjo aplicado à música brasileira, Paulo Tiné combina a teoria e a prática no ensino da criação de arranjos para diversos gêneros musicais tipicamente brasileiros, como samba, choro, bossa nova, frevo e baião. A obra une o interesse crescente da academia pela música popular brasileira à extensa experiência do autor como arranjador, regente e arregimentador, o que resulta em um guia indispensável para quem deseja aprofundar seus conhecimentos nas técnicas do arranjo musical escrito. O livro ainda conta com “exemplos práticos, sugestão de exercícios e análises de excertos de arranjos e composições de grandes nomes da música brasileira”, que em muito contribuem para o aprendizado do leitor.
Paulo Tiné é livre-docente pela Unicamp, onde atua como professor no Instituto de Artes. Graduado em Música com habilitação em Regência pela Universidade de São Paulo (USP), tornou-se mestre e doutor pela mesma instituição. Autor de diversos livros na área, dirigiu grupos institucionais e participou de variadas maneiras na gravação de sete álbuns musicais.

A obra Cosmetologia clínica e cuidado farmacêutico para a saúde da pele nasceu dos anos de experiência das autoras, Gislaine Ricci Leonardi e Mariane Massufero Vergilio, na divulgação de “informações confiáveis sobre o uso de cosméticos” por meio de projetos extensionistas desenvolvidos na Unicamp. Segundo as autoras, a obra surge como uma iniciativa que busca reunir conceitos multidisciplinares essenciais para a prática clínica farmacêutica, introduzida na área por conta da necessidade de orientação profissional gerada pelo aumento exponencial da produção e do consumo de cosméticos que “são vendidos sem a obrigatoriedade de prescrição, mas necessitam, sim, de cuidados na manipulação e na indicação correta”.
Gislaine Ricci Leonardi é graduada em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, instituição na qual também realizou mestrado e doutorado. Atualmente, atua como livre-docente de cosmetologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp. Mariane Massufero Vergilio também é graduada e mestre em Farmácia pela USP. Doutora em Clínica Médica pela Unicamp, atualmente realiza pós-doutorado em Cosmetologia na mesma Universidade.
Para saber mais sobre Cosmetologia clínica e cuidado farmacêutico para a saúde da pele, confira o Livro da Vez publicado no Blog da Editora da Unicamp!

O livro Divulgação científica, produção textual e práticas extensionistas relata a experiência da disciplina Laboratório de Produção Textual II (LabTxt), oferecida aos alunos de Letras do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-Unicamp), que propicia a produção de materiais de divulgação científica a partir de textos técnicos de diversas áreas do conhecimento. A obra aborda, portanto, as intersecções entre o fazer científico, a extensão universitária e a produção textual, sob uma perspectiva que demonstra a importância do intercâmbio de informações entre a comunidade universitária e a sociedade.
Anna Christina Bentes é graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Linguística pela Unicamp. Com pós-doutorado em Antropologia pela Universidade da Califórnia, Berkeley, leciona atualmente no Departamento de Linguística do IEL-Unicamp. Caio Mira, mestre e doutor em Linguística pela Unicamp, também é professor do mesmo departamento. Anderson Carnin é professor do Departamento de Linguística Aplicada do IEL-Unicamp, atuando na área de Educação Linguística em Língua Materna, tanto na Graduação em Letras quanto no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.
Leia também o Livro da Vez “Uma experiência de divulgação científica: a produção textual como chave para a extensão universitária” e saiba mais sobre Divulgação científica, produção textual e práticas extensionistas.

Outro projeto de extensão e divulgação científica desenvolvido na Unicamp também originou uma obra da Série Extensão Universitária. É o caso do blog “Musicologia na mídia”, que tem mais de 60 artigos curtos publicados entre 2019 e 2024. Neles, o autor José Eduardo Fornari Novo Junior explora diversas facetas da música, abordando temas como criatividade e improvisação, formação das escalas musicais, ciclo das quintas e influência da série harmônica, além do papel da tecnologia na produção e na disseminação musical. O livro Fundamentos interdisciplinares da musicologia sistemática organiza e expande os temas trabalhados no blog, propondo divulgar tais conhecimentos específicos a estudantes e entusiastas da área, bem como ao público em geral.
José Eduardo Fornari Novo Junior é graduado em Engenharia Elétrica e Música Popular pela Unicamp, com pós-doutorado em Computação Musical e em Cognição Musical pela Universidade de Jyväskylä, na Finlândia. Atualmente, é pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics-Unicamp). Pela Editora da Unicamp, também publicou o livro Mentes, máquinas e música, que trata da intersecção entre a arte musical, a cognição humana e a computação.
Confira o texto “Da música à musicologia sistemática”, publicado em nosso Blog, para saber mais detalhes acerca de Fundamentos interdisciplinares da musicologia sistemática.

O livro Gramática e formação de professores de língua portuguesa, escrito por Aquiles Tescari Neto, tem como objetivo “contribuir, sobretudo no âmbito do ensino da norma de referência e da análise linguística, com a formação inicial e continuada dos professores de português”. Tal iniciativa surgiu com o oferecimento recorrente de disciplinas pela Extecamp, a Escola de Extensão da Unicamp. As aulas ministradas, como “Sintaxe e a formação do professor de português” e “Gramática na ponta do lápis”, possibilitaram um contato relevante entre a produção acadêmica da chamada “Linguística Educacional” e os profissionais da Educação Básica. O livro, portanto, é uma ferramenta direcionada a professores que buscam aprimorar seu ensino de Língua Portuguesa e foi criada a partir de suas demandas e necessidades.
Aquiles Tescari Neto é professor livre-docente do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp (IEL-Unicamp) e autor do livro Sintaxe Gerativa: uma introdução à Cartografia Sintática, publicado pela Editora da Unicamp. Doutor em Ciências da Linguagem pela Università Ca’ Foscari di Venezia, na Itália, é também editor da revista Cadernos de Estudos Linguísticos. Sua principal área de pesquisa é a de Teorias Linguísticas e Ensino de Língua Portuguesa.
Para saber mais detalhes sobre Gramática e formação de professores de língua portuguesa, confira “O ensino da gramática e a formação de professores: reflexões a partir da linguística”, texto publicado em nosso Blog.

Outra das muitas iniciativas que levam a produção acadêmica e cultural da Unicamp para além de seus muros é a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Em Música e educação na trajetória da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Lenita Waldige Mendes Nogueira apresenta a história do grupo musical, desde as suas origens, quando não possuía um local fixo de ensaio, até os dias atuais, quando já se consolidou como uma orquestra de referência na região. A música rege essa trajetória, contada, ela mesma, na forma de uma composição musical dividida em quatro partes: um prelúdio e três movimentos. Cada capítulo traz à tona pessoas, instituições e produções artísticas que fizeram parte da história da OSU, que em 2022 completou 40 anos de existência.
Lenita Waldige Mendes Nogueira é graduada em Música pela Unicamp, mestre em Artes pela USP e doutora em Ciências Sociais pela mesma instituição em que completou sua primeira formação. Atualmente, é docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp e atua nas áreas de Música Brasileira, Música do século XIX, Musicologia, estudos sobre Carlos Gomes, Ópera, entre outras.
Interessado na obra? Confira “A história musical da Orquestra Sinfônica da Unicamp”, texto publicado em nosso Blog.

O Programa Olhos no Futuro surgiu como um projeto ousado: utilizar a extensão universitária como meio de contribuir para a concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Sete anos após sua criação, o projeto não apenas continua a dar frutos, mas também comprovou que a ousadia traz grandes resultados quando os objetivos são nobres. Contando com estudantes da graduação e da pós-graduação, professores e funcionários da Unicamp, o Programa Olhos no Futuro une ensino, pesquisa e extensão na busca por um devir mais justo e esperançoso. O livro Princípio educativo e práticas extensionistas do Programa Olhos no Futuro apresenta a história da criação do programa, bem como seu funcionamento e suas contribuições em diversos setores da sociedade de Campinas.
Os organizadores do livro, Danúsia Arantes Ferreira, Roberta Ceriani e Luiz Carlos Pereira da Silva, representam a multidisciplinaridade da obra e do Programa Olhos no Futuro. Danúsia Arantes Ferreira é graduada em Pedagogia, mestre em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutora em Educação e Interdisciplinaridade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Unicamp. Roberta Ceriani é engenheira de alimentos com pós-doutorado na área pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA-Unicamp), onde é professora livre-docente. Por fim, Luiz Carlos Pereira da Silva é graduado em Engenharia Elétrica pela UFG e mestre e doutor pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (Feec-Unicamp).
Aproveite para conferir o texto “Programa Olhos no Futuro, sua história e importância para a construção de um mundo melhor”, publicado em nosso Blog, e saiba mais sobre a obra.

A obra Uma abordagem interdisciplinar da gestão do conhecimento tem como proposta apresentar “os processos que levam a compreender a construção do conhecimento individual e os meios interdisciplinares empregados para sua formalização e socialização”. Para isso, os autores utilizam teorias da Linguística, da Semiótica e da Ciência da Computação, em um esforço interdisciplinar de compreensão do valor econômico do conhecimento como sistema. O livro aborda diferentes aspectos dessa proposta, como os reflexos do conhecimento tecnológico na industrialização, a evolução das diferentes teorias do conhecimento e a gestão da informação.
Dois dos autores, Antonio Carlos Zambon e Gisele Busichia Baioco, são professores da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT-Unicamp). O primeiro, Antonio Carlos Zambon, é contador, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador da linha de pesquisa Gestão do Conhecimento e Inteligência no Grupo Engenharia da Informação e Conhecimento (GEICon-Unicamp). A segunda, Gisele Busichia Baioco, é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutora pela USP. Atualmente, coordena a linha de pesquisa Engenharia de Bancos de Dados do GEICon-Unicamp. Já Pedro Fernandes da Anunciação atua como professor, coordenador e presidente do Conselho Pedagógico na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Setúbal, Portugal.
Para saber mais sobre Uma abordagem interdisciplinar da gestão do conhecimento, confira o Livro da Vez disponível em nosso Blog.
Ficou interessado no escopo da série e deseja publicar um livro sobre o seu projeto de extensão? Confira o novo Edital aberto para publicação de obras de caráter extensionista pela Editora da Unicamp em parceria com a ProEEC.
Conheça também outros livros de divulgação científica publicados pela Editora da Unicamp e veja como a ciência e o conhecimento acadêmico podem transformar a sociedade.