Marcella Fernandes Dias
Em meados do século XIX, a corrente de pensamento marxista foi fundada por dois importantes estudiosos alemães: Karl Heinrich Marx e Friedrich Engels. Mesmo séculos depois, continua a desempenhar um papel muito importante na contemporaneidade, servindo de inspiração para a luta dos trabalhadores e do movimento socialista diante das profundas desigualdades causadas pelo sistema de produção capitalista. Considerando esse influente e revolucionário legado, a Editora da Unicamp publicou a Coleção Marx 21 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e a renovação do marxismo.
A coordenação e a comissão editorial da Coleção são formadas por notáveis membros, como Armando Boito Junior e Alfredo Saad-Filho. Trata-se, portanto, de um material organizado por importantes especialistas da área, cujo propósito é apresentar o marxismo como uma teoria científica, crítica e abrangente. Para isso, além de contar com traduções de obras já publicadas internacionalmente, a Coleção reúne também títulos de autores brasileiros. Dentre as principais áreas temáticas exploradas, destacam-se filosofia, economia, política, sociedade e cultura. Conheça agora cada um dos livros da Coleção Marx 21!

O livro Trajetórias do marxismo europeu, escrito por Ricardo Musse, apresenta reconstituições de formulações paradigmáticas da história do marxismo.
Para isso, Musse focaliza os autores fundamentais da tradição intelectual marxista, com teorias que transformaram a compreensão do marxismo. Nesse sentido, o título é uma leitura fundamental para os debates atuais, não só por convidar o leitor a compreender o marxismo em sua história, mas também por apresentar novas interpretações do pensamento de Karl Marx.
Ricardo Musse é professor no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo e editor do site A Terra é redonda. Em suas pesquisas, destaca-se o interesse por estudar a teoria crítica da sociedade, a sociologia do marxismo, a filosofia na Alemanha, entre outros temas.

Inédita no Brasil até ser publicada pela Editora da Unicamp em 2021, a obra Fascismo e grande capital foi escrita por Daniel Guérin e publicada pela primeira vez em 1936.
Ao viajar pela Alemanha nazista, o autor escreveu um livro relatando suas experiências e, a partir do incentivo de uma companheira, começou a pesquisar a fundo sobre o fascismo. O resultado foi esta obra, composta de teses originais e análises bem fundamentadas. Desse modo, a leitura é indispensável para pesquisadores e todos aqueles que desejam compreender em profundidade o conceito de fascismo e, sobretudo, entender como ele se articula à natureza da extrema direita nas dinâmicas políticas da contemporaneidade.
Daniel Guérin nasceu em Paris, na França, e foi um influente historiador e escritor anarcomunista. Ele é conhecido por seus trabalhos em defesa dos direitos das pessoas homossexuais e por seu posicionamento antifascista e anticolonialista. Além de Fascismo e grande capital, escreveu outros importantes títulos traduzidos mundialmente, como Première République (1793-1797) e Ni Dieu ni Maître – Anthologie de l’anarchisme.

O livro Poder político e classes sociais, de Nicos Poulantzas, analisa sistematicamente estruturas típicas das sociedades capitalistas.
Publicada pela primeira vez em 1968, a obra causou grande impacto na Europa e na América Latina ao apresentar conceitos fundamentais para o pensamento político de esquerda. Dentre as estruturas jurídico-políticas analisadas, destacam-se o Estado e os processos desenvolvidos em torno dele. Na atualidade, o título vem sendo utilizado como uma importante ferramenta teórica para analisar e compreender a política contemporânea.
Nascido na Grécia, Nicos Poulantzas foi um importante sociólogo e filósofo marxista. Além de se dedicar à docência, o autor foi membro do Partido Comunista da Grécia e aluno do filósofo francês Louis Althusser.

Outro título da Coleção Marx 21 é Teoria, política e história: Um debate com E. P. Thompson, escrito por Perry Anderson.
Nesta obra, o autor propõe uma espécie de crítica da crítica ao analisar rigorosamente problemas técnicos nas teorias de Thompson, que, por sua vez, critica o filósofo Althusser. Entre alguns dos temas abordados, estão a importância da teoria, a ação na história, as relações entre infra e superestrutura, a utopia, além de outros pontos fundamentais. Ao tematizar um importante debate do marxismo no século XX, o livro consiste em uma leitura instigante e que suscita discussões na contemporaneidade.
Perry Anderson é historiador, filósofo político e ensaísta marxista. Além disso, leciona história e sociologia na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e já atuou como editor da importante revista inglesa New Left Review.

A obra Por Marx, escrita por Louis Althusser, foi publicada originalmente em 1965, pelas Éditions François Maspero.
O livro, que fez grande sucesso e originou diversos debates, ganhou uma nova publicação pela Editora da Unicamp, em 2015. Ao propor o conceito de “corte epistemológico” – que separa os textos de Karl Marx em diferentes momentos – Althusser apresentou uma leitura inovadora das teorias marxistas, que teve impacto mundialmente e continua, ainda hoje, a influenciar os estudos marxistas e a teoria crítica.
Louis Althusser foi um importante filósofo do marxismo estrutural, cujas teorias transformaram as análises das obras de Marx. Ele também foi professor de filosofia na Escola Normal Superior de Paris e autor de outros livros, como Aparelhos ideológicos de Estado, Escritos sobre a história, entre outros.

Em A teoria da história de Karl Marx: Uma defesa, Gerald A. Cohen apresenta uma defesa do materialismo histórico.
Esta edição, publicada pela Editora da Unicamp em 2014, tem origem na segunda versão ampliada da obra – cuja publicação ocorreu em 2001. Para explicar o conceito do materialismo histórico e destacar a sua importância, o autor utiliza a ideia de racionalidade humana. Nessa perspectiva, os homens têm a tendência de escolher as forças produtivas que apresentam maior eficiência em momentos de escassez. O título é indispensável não só por abordar um conceito fundamental do pensamento de Marx, mas também por ser considerado a matriz do marxismo analítico.
Gerald A. Cohen foi um importante filósofo canadense, considerado o precursor dos estudos do marxismo analítico. Ele também se dedicou à docência, exercida no University College de Londres e na Universidade de Oxford.

Outro livro que faz parte da Coleção é O valor de Marx, escrito por Alfredo Saad-Filho.
De forma crítica e inovadora, o livro examina questões metodológicas da análise de Karl Marx em sua teoria do valor. Além disso, o título apresenta uma interpretação do marxismo a partir dos processos de reprodução econômica e social do sistema capitalista. Nesse sentido, trata-se de uma leitura que contribui não só para compreender a teoria do valor, mas também para refletir sobre o capitalismo na contemporaneidade.
Alfredo Saad-Filho é economista e professor de economia política e desenvolvimento internacional no King’s College de Londres. Ele realizou a sua formação acadêmica na Universidade de Brasília e na Universidade de Londres. Entre as áreas de pesquisa de interesse do autor, estão o neoliberalismo, a democracia e a teoria do valor-trabalho.

Por fim, em O marxismo encontra Bourdieu, Michael Burawoy estabelece diálogos entre o sociólogo francês Pierre Bourdieu e outros importantes teóricos marxistas.
Por meio de uma reflexão crítica, a obra apresenta o importante pensador – cujas contribuições teóricas não ficaram restritas à França e se espalharam para outras partes do mundo. Dessa forma, o livro de Burawoy é fundamental para todos aqueles que desejam estudar as teorias de Bourdieu e o legado deixado pelo sociólogo em suas relações com o marxismo.
Nascido na Inglaterra, Michael Burawoy foi um notável sociólogo e professor, considerado um dos maiores nomes do estudo do marxismo. Ao trabalhar como operário, desenvolveu estudos sobre as transformações do mundo do trabalho por meio do “método do estudo de caso ampliado”.
__________________________
Ao apresentarem o marxismo a partir de diferentes abordagens e perspectivas críticas – contribuindo para sua renovação na contemporaneidade – as obras da Coleção Marx 21 se diferenciam de outras publicações de ciência política. Os livros oferecem um panorama amplo e diversificado das teorias de Karl Marx e se destacam como uma leitura indispensável para professores, pesquisadores, estudantes e para todo o público que deseja ampliar os estudos em ciência política.
Além desses títulos, a nossa Editora conta com diversas obras para enriquecer o seu aprendizado. Explore também outros títulos de ciência política disponíveis em nosso catálogo e aprofunde sua compreensão sobre sociedade, política e economia.