A gestão do conhecimento por meio de um diálogo interdisciplinar

Marcella Fernandes Dias

Segundo o filósofo e educador Paulo Freire, reconhecido como patrono da educação brasileira, “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Nesse sentido, Freire considera que o processo de ensino-aprendizagem ocorre de forma coletiva, por meio do diálogo e da escuta ativa na relação com o outro. Tendo em vista que os saberes não são construídos isoladamente, mas em constantes trocas sociais, o livro Uma abordagem interdisciplinar da gestão do conhecimento, de Antonio Carlos Zambon, Gisele Busichia Baioco e Pedro Fernandes da Anunciação, apresenta os mecanismos e princípios de gerenciamento do conhecimento nas organizações humanas a partir da abordagem sistêmica.

Antonio Carlos Zambon é docente da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT/Unicamp) e pesquisador do Grupo de Engenharia da Informação e Conhecimento (GEICon/Unicamp). Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Central Paulista (Unicep) e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Gisele Busichia Baioco também é professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT/Unicamp). É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e realizou mestrado e doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP). 

Pedro Fernandes da Anunciação é docente, coordenador e presidente do Conselho Pedagógico na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Setúbal, em Portugal. Além disso, integra o grupo de pesquisa GEICon/Unicamp e é secretário-geral do Clube Europeu para Governança dos Sistemas de Informação. Possui licenciatura em Gestão e doutorado em Gestão de Empresas.   

Uma abordagem interdisciplinar da gestão do conhecimento faz parte da Série Extensão Universitária – uma parceria entre a Editora da Unicamp e a Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp (ProEEC) – que tem por objetivo divulgar iniciativas de caráter extensionista da Unicamp, promovendo a interação entre a Universidade e a sociedade. Partindo da abordagem sistêmica e da interdisciplinaridade entre a Economia, a Psicologia, a Linguística e a Informática, os autores exploram os mecanismos de construção do conhecimento, entendido, na obra, como um processo que tem início no indivíduo e se estende aos demais membros do grupo por meio da aprendizagem mútua. Além disso, utilizam teorias sobre memória e comportamento humano inseridas no conceito de Modelo Mental como recurso argumentativo, considerando também as relações entre tecnologia da inovação e valor econômico do conhecimento nas organizações humanas. 

Quanto à estrutura, a obra está organizada em oito capítulos que exploram diferentes aspectos da gestão do conhecimento. No primeiro, os pesquisadores iniciam a discussão sobre a era industrial e o modelo de produção em massa, avançando para a evolução dos saberes tecnológicos em paralelo à ciência. Na sequência, o segundo capítulo apresenta a evolução das teorias do conhecimento, desde os filósofos da Antiguidade até os estudos atuais sobre o comportamento humano. O terceiro capítulo, por sua vez, foca os modelos de conhecimento, discutindo como o mundo é moldado a partir da nossa perspectiva e como estamos em constante processo de aprendizagem e compartilhamento do saber. Sobre os Modelos Mentais, os autores observam:

Originam-se de situações reais, imaginárias, percepção ou compreensão do discurso e estão submetidos não apenas às imagens visuais (experiência), mas também a situações não visuais. Servem de guia para a concepção e a implementação de ideias, não existindo um único Modelo Mental para determinada aplicação, embora alguns tenham maior ou menor eficiência.

Em seguida, o quarto capítulo aborda a gestão da informação, passando pelas etapas de necessidade, aquisição, organização, armazenamento, distribuição e uso. No capítulo seguinte, intitulado “Gestão do conhecimento”, os autores exploram diversos aspectos, com destaque para quatro objetivos principais: a criação de repositórios de conhecimento (voltados à inteligência competitiva ou organizacional), a facilitação do acesso, o aprimoramento do ambiente e o gerenciamento do conhecimento como ativo. 

O sexto capítulo dedica-se à engenharia do conhecimento, enquanto o sétimo discute os processos de aquisição e representação a partir da Semiótica e dos mapas conceituais. Por fim, no oitavo capítulo, os pesquisadores tratam do armazenamento e da manipulação de unidades de saber.

Desse modo, ao explorar diversos aspectos da gestão do conhecimento por meio de um diálogo interdisciplinar, o livro oferece um panorama amplo e diversificado para compreender suas articulações, processos e mecanismos nas organizações humanas. A partir da abordagem sistêmica, os autores demonstram que “as relações entre os colaboradores, que convergem para o conhecimento coletivo, podem ser entendidas e estimuladas por um processo interdisciplinar”. Além disso, Uma abordagem interdisciplinar da gestão do conhecimento é composto de diferentes esquemas e representações visuais que facilitam a compreensão dos processos apresentados, contribuindo para a assimilação do tema pelo leitor.

Para saber mais sobre o livro, acesse o nosso site!

Uma abordagem interdisciplinar da gestão do conhecimento

Autores: Antonio Carlos Zambon, Gisele Busichia Baioco e Pedro Fernandes da Anunciação

ISBN: 9788526817364

Edição: 1ª

Ano: 2025

Páginas: 216

Dimensões: 14 x 21 cm

Deixe um comentário