História do Marxismo no Brasil: série analisa recepção, partidos e cultura sob a ótica marxista

Marcella Fernandes Dias

Ao analisar criticamente a produção material da sociedade capitalista, o importante filósofo, sociólogo, jornalista, economista e teórico político Karl Marx revolucionou o pensamento político, social e econômico não apenas na Alemanha, mas em todo o mundo. Exemplo disso é o notável legado intelectual que Marx deixou para influenciar estudiosos das mais diversas áreas, como filosofia, sociologia, economia e política. Para além da pesquisa acadêmica, o marxismo desempenhou um papel fundamental na organização do movimento sindical, continuando, ainda hoje, a inspirar as lutas operárias.

Desse modo, por suas importantes contribuições, o pensamento do filósofo continua atravessando fronteiras políticas e sociais no cenário mundial. No Brasil, por exemplo, diante de problemas sociais históricos, como a desigualdade, as teorias marxistas seguem sendo objeto de análise de estudiosos, especialmente pelo interesse contínuo em interpretações críticas da realidade brasileira. Nesse sentido, e considerando a grandiosidade do legado de Karl Marx, a Editora da Unicamp publicou a série História do Marxismo no Brasil, que integra seu catálogo de livros.   

Parte de um amplo projeto editorial acadêmico, a série é composta de seis volumes que apresentam estudos originais sobre momentos decisivos para o processo de recepção do marxismo no Brasil. Além dessa temática, a obra aborda quatro eixos centrais: o impacto das grandes revoluções do século XX, a análise de partidos e movimentos de base marxista, a aplicação do materialismo histórico à realidade nacional e a produção teórica e crítica na cultura brasileira. Cabe destacar ainda que, devido à sua abordagem multidisciplinar, a série promove um diálogo com estudos que atravessam as dimensões da história política, econômica, social, cultural e filosófica para a compreensão do marxismo no cenário nacional. Conheça agora cada um dos livros!

  1. História do marxismo no Brasil: O impacto das revoluções – Volume 1

O primeiro volume da série é História do marxismo no Brasil: O impacto das revoluções, organizado por Daniel Aarão Reis e João Quartim de Moraes. A obra analisa os impactos das principais revoluções ocorridas durante o século XX. É dividida em seis capítulos e foi publicada originalmente pela Editora Paz e Terra, em 1991, examinando a Revolução Russa, a Revolução Chinesa, a Revolução Cubana, entre outras. Já a presente edição, publicada pela Editora da Unicamp em 2007, é uma versão revista e ampliada, com dois capítulos inéditos, resultados de novas pesquisas realizadas por Marcos Del Roio, sobre a Internacional Comunista, e por Carlos Alberto Barão, sobre a Revolução Cubana.

Daniel Aarão Reis possui graduação e mestrado em História pela Universidade Paris-Diderot (França) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). É professor titular de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em história das revoluções socialistas e das esquerdas brasileiras. Além do primeiro volume da série História do Marxismo no Brasil, Reis foi responsável pela organização do quinto e do sexto volumes da série, junto com Marcelo Ridenti.

João Quartim de Moraes possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e em Filosofia pela mesma universidade. O doutorado, por sua vez, foi realizado na Fundação Nacional de Ciências Políticas da Academia de Paris (França). Foi docente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e desenvolveu pesquisas sobre o materialismo, o marxismo, a filosofia antiga, entre outras áreas. Além de História do marxismo no Brasil: O impacto das revoluções, organizou o segundo, o terceiro e o quarto volume da série e escreveu o livro Novo mundo: Metamorfoses da colonização, com Ligia Osorio Silva, também publicado pela Editora da Unicamp.

  1. História do marxismo no Brasil: Os influxos teóricos – Volume 2

Na sequência, o segundo volume da série é História do marxismo no Brasil: Os influxos teóricos, organizado por João Quartim de Moraes. A obra analisa as teorias que influenciaram a trajetória e a evolução do marxismo no cenário nacional brasileiro. Dividido em seis capítulos, o livro revela aspectos relevantes da recepção do pensamento do filósofo entre os marxistas brasileiros, abordando também sua difusão e o amadurecimento da consciência política dos seguidores das teorias de Marx. Ao final de seus capítulos, a obra é encerrada com análises dedicadas aos pensadores Lukács e Trotsky.        

  1. História do marxismo no Brasil: Teorias. Interpretações – Volume 3

Organizado por João Quartim de Moraes, o terceiro volume da série História do Marxismo no Brasil é Teorias. Interpretações. A obra dá continuidade ao volume anterior e está dividida em duas partes. A primeira busca apresentar dois importantes nomes da teoria marxista: Antonio Gramsci e Louis Althusser. A segunda parte, por sua vez, centra-se na compreensão de alguns aspectos da sociedade brasileira, tais como democracia, desenvolvimento nacional, contradições estruturais e cultura popular, a partir de interpretações do marxismo.     

  1. História do marxismo no Brasil: Visões do Brasil – Volume 4

A obra Visões do Brasil, organizada por João Quartim de Moraes e Marcos Del Roio, é o quarto volume da série História do Marxismo no Brasil. Reúne estudos que têm por objetivo apresentar interpretações da realidade brasileira à luz das teorias de Karl Marx. Para isso, o volume discute questões como o Programa Nacional-Democrático, a luta pela terra e formação da opinião pública, entre outros pontos relevantes.

Marcos Del Roio possui graduação em História e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Ciência Política pela USP. É professor titular de Ciências Políticas na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e, pela mesma instituição, é pesquisador na área de teoria política do socialismo e política operária.       

  1. História do marxismo no Brasil: Partidos e organizações dos anos 1920 aos 1960 – Volume 5

Sob organização de Daniel Aarão Reis e Marcelo Ridenti, o penúltimo volume da série é Partidos e organizações dos anos 1920 aos 1960. Composta de seis capítulos, a obra tem como eixo de análise a trajetória de organizações de esquerda inspiradas pelo marxismo no Brasil, como o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Marcelo Ridenti é graduado em Ciências Sociais e Direito pela Universidade de São Paulo (USP), onde também realizou doutorado em Sociologia. É professor no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tem interesse por temas relacionados à esquerda brasileira, ao marxismo e à ditadura militar no Brasil. Além de Partidos e organizações dos anos 1920 aos 1960, Ridenti foi responsável, junto com Daniel Aarão Reis, pela organização do sexto volume da série.  

  1. História do marxismo no Brasil: Partidos e movimentos após os anos 1960 – Volume 6

O último volume da série História do Marxismo no Brasil é Partidos e movimentos após os anos 1960, também organizado por Daniel Aarão Reis e Marcelo Ridenti. Em continuidade ao volume anterior, o livro está estruturado em duas partes que abordam a trajetória de organizações de esquerda marxistas a partir da década de 1960. Na primeira parte, destaca-se a história de alguns partidos, como o Partido dos Trabalhadores (PT); já a segunda parte é dedicada à análise de movimentos sociais, como o feminismo.

  __________________________   

Os livros da série História do Marxismo no Brasil estão disponíveis no catálogo da Editora da Unicamp e destacam-se como fontes confiáveis, críticas e abrangentes para quem deseja compreender a história do marxismo no contexto brasileiro e ampliar os estudos em história contemporânea, ciência política, sociologia, economia e filosofia. Por isso, as obras são excelentes materiais para pesquisadores, docentes universitários, estudantes de ciências humanas e sociais e pessoas interessadas em história política e pensamento crítico. 

Conheça também outros títulos da Editora da Unicamp sobre pensamento político, história do Brasil e ciências sociais, disponíveis em nosso site.

Deixe um comentário