Maria Eduarda Peloggia Lunardelli
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os cosméticos são definidos como “preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano […] com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e/ou corrigir odores corporais, protegê-los e mantê-los em bom estado” e são divididos em duas categorias (grau 1 e 2) de acordo com a necessidade de comprovação de segurança, eficácia e indicações e recomendações de uso. Nesse sentido, diversos profissionais da saúde reforçam constantemente a importância da utilização desses produtos para a manutenção de uma vida saudável e, com os avanços tecnológicos e científicos atrelados às estratégias de marketing para a comercialização dos cosméticos, essa importância tem se tornado cada vez mais clara.
A popularização de um estilo de vida mais saudável, voltado para o autocuidado e um consequente envelhecimento tranquilo em termos de saúde e beleza, foi responsável por uma maior utilização de produtos cosméticos nos últimos anos. Nesse sentido, sejam eles usados como meio de embelezamento (batom, blush, sombra, tintura capilar, laquê, fixador de cabelo e muitos outros) ou com a finalidade de higienizar, perfumar e cuidar da pele (creme hidratante, talco, loção capilar, protetor solar, perfume, entre outros), os cosméticos, por vezes, foram divulgados sem a devida fundamentação científica, gerando uma utilização equivocada por alguns. Diante desse problema, as pesquisadoras e especialistas em cosmetologia Gislaine Ricci Leonardi e Mariane Massufero Vergilio viram a necessidade de reforçar o aspecto clínico dessa área dos estudos farmacêuticos. Para isso, escreveram o livro Cosmetologia clínica e cuidado farmacêutico para a saúde da pele, que apresenta a experiência acumulada das autoras ao longo de seus estudos, pesquisas e trabalhos no meio das ciências cosméticas.
Gislaine Ricci Leonardi é formada em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), onde também realizou um mestrado em Fármaco e Medicamento, além de seu doutorado em Ciências Farmacêuticas. Pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concluiu o seu pós-doutorado e sua livre-docência em Cosmetologia, onde atualmente é professora associada da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Na mesma área de atuação, Mariane Massufero Vergilio tem graduação em Farmácia e um mestrado em Medicamentos e Cosméticos, ambos pela FCFRP-USP. Além disso, é doutora em Clínica Médica pela Unicamp, onde está realizando seu pós-doutorado em Cosmetologia.
Nossa experiência com atividades de extensão universitária nos mostrou o quanto a sociedade carece de orientação cosmética e de informações confiáveis sobre o uso de cosméticos. Eles são vendidos sem a obrigatoriedade de prescrição, mas necessitam, sim, de cuidados na manipulação e na indicação correta para realmente trazer benefícios às pessoas.
Cosmetologia clínica e cuidado farmacêutico para a saúde da pele é, por sua vez, uma reunião de conceitos multidisciplinares indispensáveis para o profissional farmacêutico. Assim, o livro é formado por seis capítulos (compostos por uma Introdução, tópico principal, subtópicos e Referências bibliográficas), cada um tendo como foco um aspecto relacionado à atuação do farmacêutico e a produtos cosméticos hidratantes que visam à prevenção do envelhecimento precoce, além de textos introdutórios (Prefácio, Apresentação e Nota Prévia) e Considerações finais.
A princípio, é apresentado ao leitor tópicos indispensáveis para a compreensão integral da importância dos cuidados com a pele: sua composição, função, importância e a maneira como envelhece. O primeiro capítulo diz respeito às diferenças entre medicamentos e cosméticos, de modo a introduzir a importância que deve ser dada ao embasamento científico nessa área, destacando também o papel fundamental do farmacêutico no processo de indicação do uso de um cosmético. Em seguida, no segundo capítulo, é explicado detalhadamente todas as funções de cada uma das estruturas da pele (epiderme, derme, tecido subcutâneo), contando com imagens feitas pelas próprias autoras, para auxiliar no entendimento.
Do terceiro capítulo em diante, os tópicos são voltados mais diretamente à formulação, à experimentação e ao teste de produtos cosméticos. Por meio de tabelas e imagens, são apresentadas as análises, descrições e explicações do funcionamento de métodos de monitoração das alterações na pele, a importância da inclusão de cosméticos hidratantes na rotina de cuidados com a pele atrelados aos principais ativos cosméticos hidratantes, às orientações sobre fotoproteção e uso de protetores solares, além de, por fim, apresentar a forma como as propriedades cutâneas podem sofrer alterações de acordo com o uso de formulações cosméticas.
O livro, portanto, mostra-se como uma leitura fundamental para profissionais da saúde de diversas áreas (dermatologistas, biomédicos, esteticistas, farmacêuticos, entre outros) e para os entusiastas do assunto, haja vista que é de extrema importância que os profissionais saibam orientar a utilização correta dos cosméticos, ainda mais estando em contextos de grande popularidade e fácil divulgação de conteúdos equivocados.
Nesse aspecto de difusão de conhecimento científico, a Série Extensão Universitária – uma parceria entre a Editora da Unicamp e a Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp (ProEEC) –, lançada em março de 2025, da qual Cosmetologia clínica faz parte, traz ao público diversos livros que colaboram com a divulgação de conteúdos teóricos e metodológicos produzidos por projetos extensionistas da Unicamp.
Para ter acesso a mais informações sobre o livro e sobre a Série, acesse o nosso site!

Cosmetologia clínica e cuidado farmacêutico para a saúde da pele
Autoras: Gislaine Ricci Leonardi, Mariane Massufero Vergilio
ISBN: 9788526817302
Edição: 1a
Ano: 2025
Páginas: 104
Dimensões: 14 x 21 cm