Livros de Administração para ampliar seus conhecimentos na graduação

Ana Alice Kohler

A maioria das profissões surge como resposta a uma necessidade vivenciada pela comunidade. É o caso de médicos, professores, advogados, cozinheiros, engenheiros e estilistas, cujas funções contribuem com a manutenção das estruturas sociais. O mesmo aconteceu com a profissão de administrador, que, apesar de não ter uma data de nascimento específica, adveio das demandas humanas por ordenação e planejamento, que aumentaram com o crescimento das sociedades. Assim, surgiu a necessidade de ter profissionais para coordenar ações conjuntas, documentos, riquezas, grupos populacionais e, eventualmente, cidades e Impérios.

Com o passar do tempo, é claro, as necessidades humanas transformaram-se, assim como a profissão de administrador. Um marco importante nesse sentido foi a Revolução Industrial, que impulsionou o surgimento de empreendimentos fabris, os quais, por sua vez, precisavam de uma boa administração para funcionarem com eficiência. Assim, teóricos como Frederick W. Taylor, Henry Ford e Henri Fayol foram importantíssimos na criação de uma concepção científica acerca do ato administrativo. Com o estabelecimento dessas teorias, foi possível a criação de cursos de Administração como a Wharton School, fundada em 1881, nos Estados Unidos. 

No Brasil, entretanto, a regularização da profissão foi mais lenta e o ensino de Administração no país teve início apenas na década de 1950. A demanda por administradores, entretanto, já existia desde dos anos 1930, quando o Brasil iniciou seu processo de industrialização de forma mais efetiva. Nesse contexto, com a expansão do setor, a mão de obra qualificada tornou-se cada vez mais necessária. Assim, foi criada a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, a primeira instituição de ensino superior a formar administradores. Aos poucos, a profissão foi conquistando maior destaque, até ser oficializada em 1965, com a lei n. 4.769. Segundo a legislação, a partir daquele momento, a entrada no mercado de trabalho administrativo dependia do porte de títulos expedidos pelos sistemas universitários. Dessa forma, a administração foi transformando-se de acordo com as necessidades do mercado e com o desenvolvimento de novas teorias e estratégias.

Atualmente, as possibilidades de carreiras na área são extremamente diversas e os locais de trabalho podem variar de acordo com o interesse pessoal e as habilidades do administrador. Entretanto, existem setores em que o profissional de Administração é mais procurado, como na gestão financeira, na controladoria, na logística e nos recursos humanos. Além da possibilidade de estar à frente de uma empresa, o administrador ainda pode prestar serviços como consultorias e assessorias, em que utiliza do seu conhecimento para auxiliar e avaliar a gestão de empreendimentos. Aqueles que possuem graduação em Administração também podem trabalhar em vendas, no contato direto com os clientes, no marketing, ou ainda seguirem carreira acadêmica. Outra área de atuação é o setor público, na gestão de instituições e órgãos como prefeituras, governos estaduais, empresas estatais, ministérios e agências reguladoras. 

A graduação em Administração é muito procurada e pode ser encontrada em diversas instituições pelo país. Grandes universidades públicas, como a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) são referência no ensino da Administração. Algumas escolas privadas também possuem grande renome na oferta do curso, como a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a PUC (Pontifícia Universidade Católica). 

O curso de Administração possui, em geral, a duração de quatro anos, a depender do programa de cada instituição. Durante esse período, os alunos aprendem a criar estratégias de enfrentamento de problemas, liderar equipes, comunicar-se de forma efetiva e gerir finanças. Além de disciplinas voltadas para temáticas mais gerais, como Cálculo, Estatística, Direito e Informática, que são geralmente voltadas para os primeiros anos da graduação, a grade curricular também é composta por aulas mais específicas. Gestão de Projetos, Economia e Gestão Pública, Logística, Marketing e Serviços e Recursos Humanos são algumas das disciplinas oferecidas durante o curso que são essenciais para o bom desempenho do aluno em sua futura vida profissional. Além disso, é comum que os estudantes da graduação tenham a oportunidade de estagiar durante o curso, de forma a adquirir conhecimentos práticos acerca da Administração. A graduação na área, portanto, oferece ao aluno uma diversidade de aprendizados importantes.

Pensando nisso, a Editora da Unicamp separou alguns livros, disponíveis em seu catálogo, que podem ser úteis para quem tem interesse pela Administração. As obras exploram diferentes temas relevantes e oferecem conhecimentos importantíssimos para quem deseja seguir carreira no setor. Conheça-as!

  1. Planejamento e gestão estratégica no setor público

A obra trata de uma área muito específica e importante da Administração: a gestão do setor público. Mais do que isso, Planejamento e gestão estratégica no setor público trata da experiência de administração de universidades públicas, dos desafios e das soluções características desses ambientes. Para isso, as organizadoras, Milena Pavan Serafim e Teresa Dib Zambon Atvars, utilizam do seu conhecimento empírico acerca de iniciativas aplicadas na Unicamp. 

Milena Pavan Serafim é professora de Administração Pública na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp e doutora e livre-docente em Política Científica e Tecnológica pela mesma instituição. Já trabalhou em programas do Ministério do Desenvolvimento Social e é especialista em gestão universitária. Teresa Dib Zambon Atvars, por outro lado, possui formação em Química e foi pioneira na implantação da área de estudos de polímeros fotoluminescentes no Brasil. Atuou, também, em cargos de relevância na gestão da Unicamp, onde teve experiências como pró-reitora de Pós-Graduação, pró-reitora de Desenvolvimento Universitário e coordenadora geral/vice-reitora da Universidade. Atua, desde 2013, no Consejo de Evaluación y Acreditación Internacional da Unión de Universidades de América Latinoamericana y el Caribe (Conselho Internacional de Avaliação e Credenciamento da União de Universidades da América Latina e do Caribe).

Planejamento e gestão estratégica no setor público foi escrito, portanto, tendo em vista a experiência real das organizadoras na administração universitária e traz temas atuais, como design thinking, nudges e desburocratização. Tudo isso com foco na “excelência da gestão pública, visando à prestação de serviços eficientes e de qualidade”. A leitura da obra oferece um estudo detalhado e de grande valor para quem se interessa pelo assunto.

  1. Sustentabilidade e gestão

O livro trata de um tema muito relevante e discutido atualmente, a sustentabilidade. Apesar de frequentemente ser posto em oposição ao desenvolvimento econômico, um olhar voltado para as questões socioambientais é essencial para a manutenção das estruturas que possibilitam o progresso humano. Nesse sentido, uma gestão adequada dos recursos, sejam eles humanos ou materiais, é a chave do equilíbrio necessário para uma economia sustentável. É disso que trata Sustentabilidade e gestão, organizado por Rosley Anholon e Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes. 

Rosley Anholon é engenheiro mecânico, doutor em Engenharia de Materiais e Processos de Fabricação e livre-docente pela Unicamp. Suas pesquisas dão-se na área de Gestão das Operações, Sustentabilidade, Mecanismos de Incubação de Empresas e Ensino de Engenharia. Além disso, é membro do Conselho Editorial no International Journal of Sustainability in Higher Education (Revista Internacional de Sustentabilidade no Ensino Superior) e no International Journal of Sustainable Development World Ecology (Revista Internacional de Desenvolvimento Sustentável e Ecologia Mundial). Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes é doutor e mestre em Administração pela FGV-Eaesp e é livre-docente na Unicamp. Atua como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração e como coordenador associado da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Aplicadas da mesma universidade, onde desenvolve pesquisas acerca de Empreendedorismo Sustentável, Tecnologia da Informação e Inteligência Analítica.

Em Sustentabilidade e gestão, eles exploram o papel do administrador e dos gestores de empresas a partir de uma visão que enxerga na sustentabilidade a única saída para os desafios contemporâneos. Segundo a proposta da obra, “organizações de excelência, também denominadas de classe mundial, cada vez mais evidenciam a sustentabilidade como elemento-base de seus modelos de gestão”. Assim, alunos da graduação em Administração em muito se beneficiarão da leitura do livro, que aborda o que talvez seja o tema mais relevante deste século.

  1. Universidades e ecossistemas de empreendedorismo

Universidades e ecossistemas de empreendedorismo nasceu a partir de uma pergunta: “Que razões ajudam a explicar o fato de que as principais universidades de pesquisa tendem a ser, ao mesmo tempo, as mais empreendedoras e inovadoras?”. Orientado por esse questionamento, o autor, Paulo Lemos, trouxe um novo olhar sobre os ecossistemas de empreendedorismo, que integra a produção científica e tecnológica à criação e à gestão de empresas. 

Paulo Lemos é economista e coordenador do Centro de Empreendedorismo da Facamp (Faculdades de Campinas), onde atua como professor e pesquisador de vários cursos, em níveis de graduação e pós-graduação. É avaliador científico da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Seus principais interesses são gestão da inovação, lançamento de produtos, gestão de sistemas de informação e empreendedorismo.

Universidades e ecossistemas de empreendedorismo é, portanto, uma obra que aborda “um novo conjunto de práticas e ações que pode orientar empreendedores, pesquisadores e gestores envolvidos com a tarefa de criar mais inovação e empreendedorismo a partir da produção científica e tecnológica”. 

_________________________

As obras apresentadas tratam de diferentes aspectos relacionados à Administração, como a gestão universitária, a sustentabilidade relacionada ao mundo corporativo e o empreendedorismo em âmbito acadêmico. Todos esses temas são importantes para estudantes da graduação em Administração, mas também para as pessoas atraídas pelo setor no geral.

A Editora da Unicamp possui também, em seu catálogo, obras das áreas de Comunicação e Editoração, que podem interessar aos administradores e serem úteis em seus estudos e especializações. Confira nosso site e saiba mais!

Deixe um comentário