A crise do capitalismo e da democracia no Ocidente

Maria Vitória Gomes Cardoso

Nos dias 18 e 19 de setembro, a Editora da Unicamp, com o apoio da Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp), organizou a segunda edição do Seminário Discutindo o Brasil e o Mundo, que contou com a participação de diversos especialistas. Essa edição foi intitulada “A crise contemporânea: sentidos geopolíticos, sociais e econômicos” e aconteceu no Auditório da Adunicamp, com entrada livre para todo o público. 

Durante o evento, foi lançada a mais recente publicação da editora:  O segundo círculo: centro e periferia em tempos de guerra, organizada por André Singer, Bernardo Ricupero, Cicero Araujo e Fernando Rugitsky. O livro é o oitavo volume da Série Discutindo o Brasil e o Mundo, composta por obras que trazem reflexões profundas e pesquisas rigorosas sobre temas contemporâneos. Com uma linguagem acessível, a Série revitaliza o debate sobre questões de grande relevância atual, propondo alternativas no campo das políticas públicas, sociais e educacionais. Dividido em três partes e composto por 14 capítulos, além da Introdução, a obra reúne contribuições de 19 pesquisadores.

Os organizadores do livro são professores e pesquisadores: André Singer e Bernardo Ricupero, do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP); Cicero Araujo, professor titular do Departamento de Filosofia da USP; e Fernando Rugitsky, professor de economia da University of West of England, Bristol. Todos são membros do Grupo de Pesquisa Pensamento e Política no Brasil do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic).

A obra debruça-se principalmente sobre a crise do capitalismo e da democracia em curso no Ocidente, desde a crise financeira de 2008, que abriu espaço para a ascensão da extrema-direita. Nesse sentido, os organizadores do livro, na Introdução, fazem uma comparação entre o inferno de Dante e a situação contemporânea mundial:

O inferno dantesco possui a forma de um cone invertido, cujos nove andares descendentes vão, a cada passo, ficando menores e mais aterradores. A imagem vem a calhar. O crash financeiro de 2008 abriu os portões demoníacos, e, sobretudo depois da eleição de Donald Trump em 2016, vagamos pelo limbo, caracterizado pelo descarrilamento do capitalismo e da democracia.

Ainda na Introdução, os organizadores mencionam que o livro começou a ser elaborado no início de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, e foi concluído em 2024, em meio à catástrofe humanitária causada pelo Estado de Israel em Gaza. A partir desses conflitos, os organizadores veem-se no dever de fazer uma reflexão sobre a gravidade das guerras e toda a questão bélica. A pesquisa contou com o apoio da Reitoria e da Editora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), responsável pela publicação da obra. Esse suporte permitiu que os pesquisadores Hugo Fanton e Cicero Araujo viajassem aos Estados Unidos, visitando as cidades de Nova York, Washington, Detroit e São Francisco, entre fevereiro e abril de 2024, para observar in loco os desdobramentos do Plano Biden, entrevistando pessoas e dialogando com especialistas.

Na primeira parte da obra, seis capítulos delineiam o panorama contemporâneo, com foco nos tempos de guerra, abordando principalmente o Plano Biden e a guerra comercial entre China e Estados Unidos. Termos como “ingovernabilidade” e “policrise” são discutidos no primeiro capítulo, fazendo referência a processos simultâneos de tensões geopolíticas, mudanças climáticas, aparecimento de doenças inéditas, estagnação econômica e enfraquecimento das democracias. Essa situação agravou-se, segundo os autores, nos últimos tempos com a pandemia, as guerras e a emergência ambiental. 

No II Seminário Discutindo o Brasil e o Mundo, promovido pela Editora da Unicamp, a mesa “Sentidos geopolíticos, sociais e econômicos do Plano Biden/EUA e seus impactos no Brasil” destacou os dois primeiros capítulos do livro, que analisam as ambições e os resultados dos projetos do governo Joe Biden, especialmente no contexto dos desafios à democracia global. A mesa contou com a participação de Hugo Fanton, Carlos Raul Etulain e Simone de Deos, sob a mediação de Cicero Araujo, um dos organizadores da obra. Segundo Fanton, o governo Biden passou por três fases distintas: primeira foi uma resposta imediata à crise institucional provocada pelos quatro anos de Trump no poder e pelos impactos econômico-sociais da covid-19; a segunda, marcada por disputas internas no Partido Democrata; e a terceira, caracterizada pelo expansionismo fiscal, pela contenção do crescimento chinês e pelas medidas de proteção ao trabalho, com pleno emprego e estímulos à atuação sindical. O autor destaca ainda que, ao longo das três fases, um aspecto permaneceu constante: o belicismo na política externa para reafirmar a posição dos EUA como potência hegemônica.

A segunda parte da obra foca nas perspectivas das democracias latino-americanas e nas consequências enfrentadas recentemente. Essa seção destaca-se por abordar temas como a industrialização na América do Sul, o extrativismo, a assetização de direitos, a corrosão do modelo social de 1988 no Brasil e um estudo comparativo entre Brasil e Estados Unidos. Um aspecto particularmente envolvente é a análise da Maré Rosa na América Latina, fenômeno político do início do século XXI marcado pela ascensão de líderes de esquerda eleitos democraticamente, em contraste com as lideranças neoliberais da década de 1990. Na terceira parte da obra, os últimos quatro capítulos exploram os instrumentos teóricos desenvolvidos na região para compreender o complexo entrelaçamento entre política, economia, geopolítica e luta de classes. Entre os temas abordados estão o debate sobre 1964, o fenômeno da dependência, a hegemonia neoliberal e o pensamento brasileiro. 

Trata-se de um livro abrangente que aborda temas extremamente atuais, como as eleições nos Estados Unidos, em 2024, e a guerra comercial entre Estados Unidos e China. Para enriquecer essas discussões, a obra apresenta gráficos didáticos e análises aprofundadas, oferecendo uma leitura clara e envolvente. É uma leitura indispensável para estudiosos da sociologia e para todos os que desejam entender melhor as questões que moldam o mundo contemporâneo.

Para saber mais sobre o livro, visite nosso site!

O segundo círculo: centro e periferia em tempos de guerra

Organização: André Singer, Bernardo Ricupero, Cicero Araujo e Fernando Rugitsky 

ISBN: 9788526816565

Edição: 1ª

Ano: 2024

Páginas: 464

Dimensões: 23 x 16 x 2,5 cm

Deixe um comentário