Desde 2020, a Editora da Unicamp vem promovendo campanhas de doação de livros direcionadas às instituições públicas do estado de São Paulo. O principal objetivo dessa iniciativa é compartilhar conhecimento e incentivar a leitura em diversos espaços e redes de atuação pública, tornando acessíveis obras de cunho técnico, artístico e científico a um público mais amplo. Além disso, com as doações, a Editora pretende buscar novos leitores, estimular os usuários das bibliotecas públicas, contribuir com o aprimoramento profissional e acadêmico e incentivar estudantes, professores e profissionais de diferentes áreas a construírem suas bibliotecas com os livros da Editora da Unicamp.
Segundo pesquisa realizada pela Nielsen BookData, a pedido da CBL – Câmara Brasileira do Livro, o preço dos livros é considerado pelos leitores o principal obstáculo para sua compra, sendo mencionado por 35% dos participantes. Além disso, a ausência de livrarias nas proximidades é outro fator desmotivador, citado por 28% dos entrevistados. Esses dados, associados a outras questões, demonstram que o acesso ao livro no Brasil ainda é restrito. Nesse contexto, campanhas de doação, como as promovidas pela Editora da Unicamp, tornam-se fundamentais para facilitar o acesso aos livros e promover a leitura como um hábito.
A campanha de 2020 distribuiu 6.500 exemplares e cerca de 130 títulos do catálogo da Editora da Unicamp, beneficiando 24 instituições e impactando inúmeros usuários dos sistemas de bibliotecas em várias cidades do estado de São Paulo. As doações alcançaram bibliotecas municipais, escolas públicas, presídios, organizações não governamentais sem fins lucrativos e universidades estaduais e federais.
A campanha de 2022 alcançou um impacto ainda maior, com a distribuição de 22.204 livros e mais de 170 títulos do catálogo da Editora da Unicamp. Esses recursos foram solicitados por dezenas de instituições públicas, resultando no fortalecimento de 101 bibliotecas e beneficiando um vasto e diversificado público em diferentes sistemas de bibliotecas por todo o estado de São Paulo. A iniciativa abrangeu bibliotecas públicas de escolas estaduais e municipais, unidades prisionais, centros de formação, bibliotecas comunitárias e organizações não governamentais sem fins lucrativos.
Já na última edição, promovida de novembro de 2023 a junho de 2024, a campanha continuou a ter um impacto significativo. Foram doados 5.867 livros, atendendo a 39 solicitações de bibliotecas municipais, escolas públicas (municipais, estaduais e técnicas), ONGs, presídios e universidades estaduais e federais. Ao todo 28 municípios foram contemplados: Amparo, Botucatu, Brodowski, Cabreúva, Campinas, Cordeirópolis, Cravinhos, Elias Fausto, Guaratinguetá, Guarulhos, Hortolândia, Indaiatuba, Jardinópolis, Lençóis Paulista, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pindamonhangaba, Piracicaba, Porto Feliz, Registro, Rincão, Rinópolis, Santo André, Santa Bárbara d’ Oeste, São Manuel, São Paulo e Sumaré.