Saussure: uma jornada pela vida do renomado linguista

Por Maria Vitória Gomes Cardoso

Em fevereiro de 2024, completaram-se 111 anos desde a morte do grande linguista Ferdinand de Saussure. Nascido em Genebra, na Suíça, em 1857, Saussure elaborou teorias que propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência autônoma. A importância do estudioso para a área de linguagens é inquestionável, sendo amplamente estudado nos cursos de Letras e Linguística ao redor do mundo. Por conta disso, é de grande relevância que haja estudos tanto sobre suas teorias quanto sobre sua trajetória ao longo da vida. 

É a partir disso que surge a obra biográfica Saussure, de John E. Joseph, professor de linguística aplicada na Universidade de Edimburgo e presidente do Cercle Ferdinand de Saussure desde 2019. A obra, originalmente publicada em inglês em 2012, recentemente foi traduzida por Bruno Turra e publicada pela Editora da Unicamp, 11 anos depois do original, a partir de um acordo com a Oxford University Press. 

Esta é a primeira biografia de Ferdinand de Saussure publicada em língua portuguesa, que, além de trazer um extenso trabalho historiográfico sobre sua vida e a de sua família, também contextualiza a vida social e acadêmica da época em Genebra. 

O livro é dividido em cinco partes, a primeira tem três capítulos e destina-se principalmente ao estudo das gerações da família Saussure ao longo dos anos; a segunda, com quatro capítulos, aborda a infância e juventude de Ferdinand de Saussure em relação à sua vida pessoal e acadêmica; a terceira tem quatro capítulos sobre o doutorado do pesquisador e seus anos em Paris; a quarta, com cinco capítulos, dedica-se ao retorno de Saussure a Genebra e apresenta os movimentos teóricos que culminaram nas principais contribuições dele à linguística geral; e, por fim, a quinta, com quatro capítulos, além da Seleção bibliográfica e do Índice, contextualiza as disputas políticas em cena na Genebra do novo século e os anos finais de docência e da vida de Ferdinand de Saussure.

Trata-se de uma obra essencial para todos aqueles que estudam Ferdinand de Saussure, já que se mostra inovadora ao conter, por exemplo, textos de autoria do próprio linguista, como manuscritos, cartas e poemas de sua juventude traduzidos pela primeira vez para a língua portuguesa. Sobre o público-alvo desse livro, Bruno Turra comenta em seu Prefácio:

A obra fornece um material fundamental para os estudiosos não apenas do campo linguístico, mas também das áreas conexas nas quais o estruturalismo erigido sob seu nome estabeleceu profundos diálogos. Trata-se, portanto, de uma obra essencial não apenas para os estudos da linguagem, mas também para as humanidades de um modo geral, a qual pode fomentar ainda mais as pesquisas desenvolvidas no Brasil.

Nesse livro, o leitor terá contato com Ferdinand de Saussure desde sua infância, seus primeiros amores e suas experiências escolares, sendo o mais velho de nove irmãos e tendo um pai que o cobrava bastante, até o professor acadêmico de grandes universidades que concluiu seu doutorado em Paris aos 22 anos. Ao evidenciar os anos de Saussure como professor na École Pratique des Hautes Études e na Universidade de Genebra, o livro mostra suas metodologias ao longo dos anos e o relacionamento que tinha com seus alunos, dados muito interessantes para quem estuda na área de linguística. 

Um aspecto interessante trazido no livro é que algumas das matérias ministradas por Saussure foram sobre gramática gótica, tradução da Bíblia do século IV, alto‑alemão antigo, gramática comparada de grego e latim, fonética grega e latina, história do verbo indo‑europeu e elementos da língua sânscrita. Além disso, descobrimos que seu curso de Linguística Geral só foi ministrado pela primeira vez em 1907, e a segunda e a terceira edições do livro são de 1908 e 1910, respectivamente. Nos anos seguintes, a saúde de Saussure piorou drasticamente e ele foi impedido de ministrar aulas, falecendo em 1913.

O livro também traz muitas pesquisas e muitos estudos que Saussure realizava e nele é apontado que, como a maioria dos linguistas, Saussure sempre registrava fenômenos linguísticos interessantes que ouvia ao seu redor. Assim, a obra torna-se inspiradora para os profissionais da área e para todos aqueles que gostariam de saber um pouco mais sobre a vida de um dos maiores linguistas que tivemos.

Para saber mais sobre o livro, visite o nosso site!

Saussure

Autor: John E. Joseph

ISBN: 9788526816213

Edição: 1a

Ano: 2023

Páginas: 904

Dimensões: 16 x 23 cm

Deixe um comentário