8 livros de teatro para quem estuda artes cênicas

Por Maria Vitória Gomes Cardoso

No dia 27 de março comemora-se o Dia Mundial do Teatro, criado pelo Instituto Internacional do Teatro em 1961. Fundado em Praga, na República Checa, em 1948, por profissionais do teatro e da dança e também pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), atualmente, o Instituto está sediado em Paris, na França. 

O teatro, arte existente desde a Grécia Antiga, assim como o cinema e a literatura, é extremamente importante pois coloca-nos em contato com várias histórias e narrativas diferentes. No entanto, segundo uma matéria do Jornal da USP, o teatro no Brasil “está muito afastado da população brasileira, seja pelo preço dos ingressos, pela localidade das salas ou por já existirem outras formas de entretenimento”. 

Pensando nisso, a Editora da Unicamp selecionou oito livros de teatro para quem estuda artes cênicas, a fim de difundir mais conhecimentos sobre essa área tão rica culturalmente. Conheça!

  1. Campo de Visão

Escrito por Marcelo Lazzaratto, doutor pelo Instituto de Artes da Unicamp, onde, inclusive, é professor, Campo de Visão analisa as diversas possibilidades pedagógicas, estéticas e filosóficas do sistema de improvisação teatral denominado Campo de Visão. O livro, publicado em 2023, possui 192 páginas e ao longo delas o pesquisador faz uma linha do tempo para contar a história de seu contato com o Campo de Visão. Aos entusiastas ou estudantes do teatro, o livro é fundamental, dada a técnica teatral de grande valor que é apresentada. 

2. Entre cenas, memórias e estilhaços

Entre cenas, memórias e estilhaços é um livro que surge a partir da peça Kintsugi, 100 memórias e trata sobre o esquecimento, a memória e a arte. Essa peça foi feita com base em pesquisas sobre a doença de Alzheimer e tem por objetivo eternizar o processo de pesquisa, criação e encenação do espetáculo. Três dos quatro atores que a encenam – Ana Cristina Colla, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini – escreveram o livro. 

Os autores, que trabalham juntos, desde 1994, no Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp –, fizeram doutorado no Instituto de Artes da Unicamp e atuam como professores do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. 

Em 2022 publicaram essa obra que comporta a potência do Lume Teatro e de seus atores e que transforma em arte um tema sensível como o Alzheimer. Nesse sentido, a obra é fundamental para os pesquisadores da área, já que traz conceitos e discussões sobre o teatro como objeto de pesquisa.

3. Entre o ouvido e a voz

Entre o ouvido e a voz é um estudo de 224 páginas realizado pelo professor Rodrigo Spina de Oliveira Castro, que examina os aspectos sonoros, biológicos e até linguísticos envolvidos no processo da dramaturgia. 

Rodrigo Spina de Oliveira Castro é diretor, ator e docente no curso de Artes Cênicas da Unicamp nas áreas de atuação e poéticas da voz. Além disso, realizou preparação vocal de diversos espetáculos de escolas de formação de atores. 

Publicada em 2022, a obra pretende explicar a relação entre o sentido da audição e as vocalidades do ator contemporâneo. O estudo percorreu aspectos evolutivos, fisiológicos, cognitivos e psíquicos, para que, em um segundo momento, fossem realizadas experiências práticas com diversos atores.

4. Poética do teatro-folia

Poética do teatro-folia, publicado em 2022 pela Editora da Unicamp, é um estudo analítico que apresenta as intersecções de uma dita cultura popular e oral na dramaturgia brasileira. A obra, que se mostra disponível tanto em edição física quanto em e-pub no acervo da Editora, traz à luz a possibilidade de pensar em tais formalidades cênicas enquanto uma poética brasileira. Trata-se da primeira poética que observa as particularidades da escritura cênica nacional a partir de um parâmetro que se desvencilha de conceitos estrangeiros e demonstra como uma série de peças ganham um novo patamar estético quando analisadas por essa nova ótica. 

Larissa de Oliveira Neves, autora do livro, é pós-graduada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp e também é professora no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA), na mesma instituição.

5. Práticas teatrais

Práticas teatrais, publicada em 2020 pela Editora da Unicamp, traz reflexões sobre os desafios invisíveis da atuação e do treinamento em processos criativos. A obra faz uma análise cuidadosa do tema da presença do artista cênico, articula experimentação e conceitos filosóficos, revela a delicadeza do trabalho do ator enquanto ofício e a potência da relação entre corpos possibilitada pela presença simultânea dos atores e dos espectadores. 

Os organizadores da obra são os mesmos de Entre cenas, memórias e estilhaços: Renato Ferracini, Raquel Scotti Hirson e Ana Cristina Colla. Além dos livros e artigos publicados, eles apresentam espetáculos, ministram cursos e palestras, fazem demonstrações técnicas e pesquisas de campo em diversas cidades do Brasil e do exterior. O livro de 360 páginas está disponível em versão física e e-pub.

6. Introdução à direção teatral

Introdução à direção teatral, obra publicada em 2021 pela Editora da Unicamp, apresenta conceitos e fundamentos da atividade de direção teatral, a fim de mostrar as demandas existentes, principalmente no que se refere ao domínio simultâneo da técnica e da arte. 

No livro de 240 páginas, o autor aproveita sua experiência não apenas como estudioso do teatro, mas também como espectador, para transmitir os fundamentos dessa arte como uma disciplina propriamente dita. 

Walter Lima Torres Neto é professor titular de estudos teatrais na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e lecionou no Curso de Direção Teatral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

7. A arte de ator

A obra A arte de ator, publicada pela primeira vez em 2001 e reeditada em 2020, é referência na área da técnica teatral no Brasil e na América Latina. O livro, que conta com 256 páginas, é o registro de toda a elaboração, a sistematização e a codificação de técnicas corpóreas e vocais de representação (um ensinamento e tanto para os atores de teatro). 

O autor da obra, Luís Otávio Burnier (1957-1995), foi ator, mímico, diretor e pesquisador do teatro brasileiro. Além disso, foi o fundador do Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp –, um importante grupo desenvolvedor de técnicas e práticas em performance teatral situado em Campinas, que é referência latino-americana.

8. Lume Teatro: 25 anos

Em Lume Teatro: 25 anos, publicado em 2011 pela Editora da Unicamp, há fotos, histórias e depoimentos que revelam os olhares plurais e afetivos sobre o Lume Teatro. A história contada aqui surge desde quando era uma faísca na mente do idealizador e fundador, Luís Otávio Burnier, até o momento em que comemorou suas bodas de prata no palco, em 2010, com seus filhos e netos artísticos. O livro mostra a história desse grupo, que, em meio a tantas tramas vividas ou representadas em tantos solos e palcos, se sustenta e salta para outras fronteiras – do interior de São Paulo para o mundo. 

O livro foi escrito por Naomi Silman, que nasceu em Londres (Inglaterra) e é radicada no Brasil desde 1997, quando passou a integrar a equipe fixa de atores-pesquisadores do Lume-Unicamp. 

Silman é atriz, palhaça, pesquisadora e diretora. Ministrou oficinas, demonstrações técnicas, palestras e debates sobre o trabalho desenvolvido no Lume em inúmeras cidades do Brasil e também no exterior.

___________________

Os livros mencionados aqui sobre a arte do teatro pretendem auxiliar todos os estudantes de artes cênicas que querem se aprofundar nos mais diversos assuntos dessa área tão importante e diversa. Além disso, as obras também podem ser excelentes materiais para aqueles que possuem um interesse genuíno pelo teatro e querem ter uma introdução qualificada sobre o assunto.

A Editora da Unicamp conta com um vasto catálogo de livros acadêmicos de diversas áreas, e a de Artes é uma das maiores, nela há um acervo bastante diverso e qualificado sobre todas as formas de artes. Acesse o site da Editora da Unicamp e conheça o catálogo.

Deixe um comentário