Mais de 10 livros de literatura que são ótimas opções de presente

Maria Vitória Gomes Cardoso

A literatura, assim como as outras artes, é capaz de expandir nossa visão de mundo e possibilidades, ela nos mostra outros caminhos e vivências, que muitas vezes nunca teríamos contato se não lêssemos tantas obras diferentes. Segundo o crítico literário Antonio Candido, a literatura é tão grande que ela não deveria ser um dever da sociedade, mas sim um direito de todos.

No Brasil, a literatura deu-se a partir da colonização portuguesa, pois, na tentativa de se autoafirmar como nação, o Brasil precisava de uma literatura nacional para chamar de sua. Ao longo da história da literatura nacional, tivemos inúmeros e diversos autores importantes para a consolidação do que chamamos de literatura brasileira, como Machado de Assis, Lima Barreto, Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Júlia Lopes de Almeida, entre muitos outros. 

Neste final de ano, a Editora da Unicamp, reconhecendo a importância dessa arte fundamental, decidiu recomendar mais de dez livros de literatura que são excelentes opções de presente em datas festivas.

  1. 20 sonetos

20 sonetos reúne, em suas 144 páginas, excelentes amostras da poesia lírica de Luís de Camões, autor responsável por uma revolução na poesia em língua portuguesa. O livro, publicado em 2018 pela Editora da Unicamp, foi organizado por Sheila Hue, que é doutora em Literatura Portuguesa pela PUC-RJ, e suas principais áreas de pesquisa são os discursos quinhentistas sobre o Brasil e os estudos camonianos. 

Além dos sonetos, na obra, há comentários sobre cada um deles, que enriquecem ainda mais a experiência de leitura e interpretação do título. Há ainda uma farta narrativa biográfica de Camões no estudo introdutório de Sheila Hue. Assim, trata-se de uma obra ideal para os amantes de poesia que buscam uma obra repleta de tragédias amorosas, aventuras marítimas e aspectos teatrais e filosóficos.

  1. Casa Velha

Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos escritores mais importantes da literatura brasileira, escrevendo contos, crônicas, romances e até poemas. Grande parte de seus textos foram publicados na imprensa e só depois transformados em livro. Contudo, com a novela Casa Velha não aconteceu o mesmo, já que Machado de Assis não a recolheu em nenhum dos seus livros. Publicada em forma seriada na revista de modas A Estação, ali ficou esquecida até 1944, quando uma pesquisadora a encontrou e a trouxe a público. 

A edição publicada em 2023 pela Editora da Unicamp conta com 152 páginas, incluindo Apresentação e Notas bibliográficas de Paulo Franchetti, professor titular aposentado do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Trata-se, portanto, de um excelente presente para aqueles que querem se aprofundar ainda mais na obra desse grande escritor brasileiro.

  1. A falência

A falência é um importante romance brasileiro do início do século XX que retrata muito bem aquela época histórica, evidenciando a persistência do racismo mesmo após a Abolição da Escravidão, a dificuldade das mulheres em alcançar sua emancipação e a desigualdade social existente no país. 

Júlia Lopes de Almeida teve atuação importante na ficção brasileira desde os primeiros anos da República até sua morte e foi a única mulher entre os idealizadores da Academia Brasileira de Letras, apesar de ter sido impedida de ocupar uma cadeira nessa instituição. 

Tanto a obra como a autora ficaram por muitos anos esquecidas e ganharam nova relevância após a Unicamp integrar o livro na lista de leituras obrigatórias para o seu vestibular, em 2019. Assim, a Editora da Unicamp decidiu publicar uma nova edição de 344 páginas organizada pela professora Regina Zilberman, com uma Apresentação detalhada e com Comentários capítulo a capítulo. 

Trata-se, assim, de um livro fundamental para a literatura brasileira, principalmente por tratar de temas que ainda precisam de atenção, como o racismo e o machismo da sociedade brasileira, escrito por uma importante escritora do século XX.

  1. O marinheiro

Fernando Pessoa, grande poeta português, famoso principalmente por seus heterônimos, também escreveu em 1915 uma peça teatral, O marinheiro. Essa edição, publicada em 2020 pela Editora da Unicamp, conta com Introdução, comentários e notas de Marcos Lopes e Ana Maria Ferreira Côrtes, e traz ao leitor dicas importantes para a compreensão do texto. Trata-se de uma obra de apenas 80 páginas, mas de extremo valor já que traz um Fernando Pessoa dramaturgo pouco conhecido pelo público, que normalmente só reconhece as habilidades do autor como poeta. 

O marinheiro é uma obra ímpar, não apenas na produção literária de Pessoa, mas também para o cenário da dramaturgia em geral, ideal para presentear aqueles que buscam conhecer mais o trabalho do poeta.

5. Sermões de quarta-feira de cinzas

Sermões de Quarta-feira de Cinza, organizado pelo crítico literário brasileiro Alcir Pécora, foi publicado pela Editora da Unicamp em 2016 e conta com 200 páginas escritas pelo jesuíta português Antonio Vieira (1608-1697), um dos mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória. 

O autor dedicou-se como missionário em terras brasileiras e em três sermões de Quarta-feira de Cinza, data que marca o início do período quaresmal no calendário católico, tratou da morte como cerne da consciência cristã, como objeto de temor que orienta as práticas da existência e ainda como forma última do desejo. Na literatura, seus sermões possuem considerável importância no Barroco brasileiro e português. Por isso, é um excelente presente para aqueles que querem estudar melhorar essa época e essa escola literária.

6. Flores matinais colhidas ao entardecer

Lu Xun é um grande autor da literatura modernista na China, promotor e pioneiro do uso do chinês vernacular. Pensando na importância dele e na difusão de obras orientais no Brasil, a Editora da Unicamp, em parceria com o Instituto Confúcio, publicou em 2021 a coletânea de memórias do autor, Flores matinais colhidas ao entardecer, 朝花夕拾, traduzida pela primeira vez para o português e em edição bilíngue chinês-português, que conta com 240 páginas. 

A obra reúne dez textos em prosa escritos em 1926 e inaugura a Série Clássicos da Literatura Chinesa. O livro é a representação de retratos vívidos do cotidiano do final da dinastia Qing até o início da República na China. Assim, trata-se de um livro ideal para presentear tanto aqueles que têm interesse em ler mais obras do autor e saber mais sobre ele, como aqueles que querem conhecer mais a literatura chinesa.

7. Série Crônicas de Machado de Assis

Desde 2008, A Editora da Unicamp vem publicando livros das crônicas do escritor Machado de Assis, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira. Atualmente, a Série Crônicas de Machado de Assis tem cinco títulos: Notas semanais, Bons dias!, Comentários da semana, O espelho e O futuro. Os livros trazem Introdução, notas e organização de grandes estudiosos da obra machadiana, como Lúcia Granja e Rodrigo Camargo de Godoi. 

Joaquim Maria Machado de Assis publicou com frequência crônicas em jornais e revistas brasileiras de seu século e, lendo esses volumes, o leitor terá um valioso e extenso material sobre essas publicações, indo além dos seus romances mais conhecidos. São textos que retratam bastante a época do autor; com seu tom sagaz e irônico, o jovem Machado de Assis já mostrava sua grandiosidade literária nesses textos. Portanto, é um excelente presente para aqueles que buscam se aprofundar na obra machadiana e também no estudo da crônica no Brasil.

8. Livros de contos

A Editora da Unicamp também publicou, entre 2020 e 2021, livros de contos de alguns escritores brasileiros, dentre eles Lima Barreto, Mário de Andrade (que tem duas edições) e Monteiro Lobato. As obras, que contêm uma média de 150 a 200 páginas, são em edição bilíngue e contam com apresentações e análises de grandes nomes da teoria literária brasileira, sendo elas Marisa Lajolo, Orna Levin e Daniela Birman. 

Os três autores brasileiros foram grandes nomes em suas épocas e devem ser lidos e analisados até os dias atuais devido à importância que tiveram. Cabe ressaltar que uma das edições do Mário de Andrade é interativa e acessível a surdos, e, por meio do aplicativo Livros Acessíveis da Editora da Unicamp, é possível ter acesso a um jogo de pega-ladrão, acompanhando o enredo de um dos contos, à tradução e à apresentação dos contos em Libras. Esses são livros essenciais para aqueles que se interessam pelo gênero conto, pela literatura brasileira e por esses três autores que marcaram as respectivas épocas. 

Além dos livros literários, a Editora da Unicamp também publica livros de teoria literária para aqueles que, além de apreciar a literatura, também procuram estudá-la. 

9. Pelo prisma rural

Pelo prisma rural, publicado em 2023, é ideal para aqueles que estudam a literatura brasileira, pois é um material bastante completo, o qual conta com 304 páginas que explicam as origens e o desenvolvimento da literatura regional no país. 

Além disso, a obra traz uma análise profunda de algumas importantes obras, como A hora da estrela, de Clarice Lispector, Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Torto arado, de Itamar Vieira Junior. 

O autor do livro, Fernando Cerisara Gil, é doutor em Teoria Literária e História da Literatura pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor titular de literatura brasileira da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e estuda a questão do regionalismo a bastante tempo, sendo Pelo prisma rural seu segundo livro sobre o tema.

10. Uma história do romance de 30

Uma história do romance de 30, escrito por Luís Bueno, doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e publicado em 2006 pela Editora da Unicamp, conta com 712 páginas de análise sobre os romances brasileiros publicados na década de 1930, que têm sido vistos como divisíveis em apenas dois grandes grupos: os regionalistas e os intimistas. A obra propõe uma visão mais abrangente do período, a partir de uma leitura do que se escreveu naquela década – que, além de dezenas de romances, inclui a crítica que se ia escrevendo à medida que os romances iam saindo. Assim, esse livro também se mostra um presente ideal para aqueles que querem entender melhor a literatura brasileira, especialmente a da década de 1930. 

11. Literatura em questão

Literatura em questão, publicado em 2021 pela Editora da Unicamp, é um livro que traz questionamentos sobre a relação entre literatura e ética. A preocupação de fundo do livro é com a “responsabilidade literária”, isto é, com o modo como a instituição literária responde, ou se recusa a responder, a inquirições sobre as relações entre a literatura e os direitos humanos. 

Na obra, o autor discute o conceito de literatura e de literatura mundial, apresenta algumas ideias sobre a extinção da literatura e posiciona-se diante de algumas ideias da crítica literária, como as que estão presentes em “O direito à literatura” de Antonio Candido. 

Marcos Natali é mestre e doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Chicago e livre-docente pela USP, onde leciona teoria literária e literatura comparada e desenvolve pesquisas sobre literatura latino-americana contemporânea, teoria pós-colonial e sobre a relação entre literatura e ética. Sua obra, de 280 páginas, por abordar temas polêmicos, mas incontornáveis, envolvendo a instituição literária, é uma leitura fundamental para todos os que desejam aprofundar seus conhecimentos teóricos sobre a literatura.

12. Desenvolvimento combinado e desigual

Em 2020, a Editora da Unicamp publicou Desenvolvimento combinado e desigual, fruto do Coletivo de Pesquisa de Warwick (Warwick Research Collective – WReC), formado por membros do Departamento de Inglês e Estudos Literários Comparados e do trabalho do Centro de Pesquisa em Estudos Pós-Coloniais e Literatura Mundial (Kaliban) da Unicamp, e deste fazem parte Elena Brugioni e Alfredo Cesar Melo, que assinam o Prefácio à edição brasileira juntamente com Paulo de Medeiros, da Universidade de Warwick. A obra tem por objetivo primordial fortalecer o diálogo acadêmico de modo a ultrapassar as fronteiras que ainda pautam as pesquisas na área de humanidades.

O livro de 344 páginas, traduzido por Gabriela Beduschi Zanfelice, desenvolve análises sobre a literatura contemporânea, sob a perspectiva comparada, e apresenta uma discussão teórica de elevada sofisticação e atualidade, sobretudo no que diz respeito aos mais recentes debates críticos em torno das transformações da literatura e da crítica literária. Assim, mostra-se uma obra fundamental para os interessados nos campos de estudo sobre literatura comparada, teoria pós-colonial e literatura-mundial.

————–

Os livros literários e de crítica literária citados neste texto são excelentes opções de presente neste fim de ano para os mais diversos públicos leitores, já que abrangem desde a literatura brasileira até a chinesa, para além dos ensaios teóricos para os estudiosos da área.

A Editora da Unicamp possui um vasto catálogo de livros literários e acadêmicos de diversas áreas, e a de Literatura é uma que poderá propiciar excelentes experiências e importantes estudos sobre o ramo da literatura e da crítica literária. Acesse o site da Editora da Unicamp e conheça o catálogo.

Deixe um comentário