8 livros para saber mais sobre as mudanças climáticas no Brasil

Por Maria Vitória Gomes Cardoso

O extremo aumento da temperatura, a extinção de algumas espécies, a desertificação do país e a falta de água em algumas regiões são sinais de que o Brasil vem sofrendo grandes mudanças climáticas nos últimos anos, principalmente em decorrência do aquecimento global. Segundo o Observatório do Clima, uma rede com mais de 80 ONGs, as emissões de gases de efeito estufa cresceram 9,5% no Brasil em 2020 como resultado do desmatamento da Amazônia. Vê-se, portanto, que essas mudanças, tão prejudiciais para o planeta e, consequentemente, para os seres vivos, são resultado da atividade humana.

Desse modo, a fim de compreender melhor o assunto e conscientizar as pessoas à nossa volta, é fundamental discutir esse assunto em todos os âmbitos. Pensando nisso, a Editora da Unicamp reuniu oito livros para auxiliar leitores e estudiosos a entender as mudanças climáticas e a refletir sobre o futuro da humanidade e do planeta.

  1. Capitalismo e colapso ambiental

De autoria de Luiz Marques, doutor em História da Arte pela Universidade de Paris IV, Capitalismo e colapso ambiental é um livro essencial para compreender o processo econômico, histórico e social que vem conduzindo ao esgotamento dos recursos ambientais. A obra foi ganhadora do prêmio Jabuti 2016 na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática, e, em 2019, sua terceira edição, revista e ampliada, foi publicada.

Com 736 páginas, o livro trata de maneira ampla e detalhada sobre a perspectiva de haver um colapso global dos serviços prestados pelos ecossistemas, focando, principalmente, a relação desse colapso com a engrenagem socioeconômica expansiva que moldou as sociedades desde o século XVI.

  1. Clima de tensão

Clima de tensão, livro publicado em 2017 pela Editora da Unicamp, foi organizado pelos pesquisadores Lúcia da Costa Ferreira, Luísa Schmidt, Mercedes Pardo Buendía, Jorge Calvimontes e José Eduardo Viglio. A obra é fruto dos primeiros anos de trabalho cooperativo no âmbito da Rede Ibero-americana de Pesquisa em Ambiente e Sociedade. 

O livro aborda o tema das mudanças ambientais e climáticas em áreas protegidas e vulneráveis a partir de um amplo grupo de pesquisadores de diferentes países, somando ao todo 51 autores. O título, que possui 568 páginas, é uma leitura enriquecedora não somente àqueles que pesquisam ambiente e sociedade, mas também a todos os que desejam entender mais sobre questões tão urgentes e preocupantes para o homem, enquanto indivíduo e enquanto sociedade, e para o planeta, a cada dia mais ameaçado.

  1. A questão ambiental na América Latina

Organizado por Leila da Costa Ferreira, graduada na Faculdade de Ecologia da Unesp e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, A questão ambiental na América Latina apresenta resultados de discussões teórico-metodológicas realizadas até o ano 2011 acerca de temas como sustentabilidade, políticas públicas, interdisciplinaridade, sociologia ambiental, teoria social, ciência e produção intelectual na América Latina.

A obra, publicada em 2011, possui 288 páginas, nas quais é discutida a questão ambiental, que assume uma posição significativa na análise das divergências e dos conflitos relacionados com a natureza (entendida aqui em seu sentido mais amplo, ou seja, tanto o ambiente natural quanto o construído).

  1. Mudanças climáticas e respostas políticas nas cidades

Mudanças climáticas e respostas políticas nas cidades, assim como os outros livros mencionados, também trata da crescente preocupação com as mudanças climáticas; nesta análise, porém, o principal foco é a maneira como os tomadores de decisão têm se apropriado dos riscos dessas mudanças em suas políticas locais e na integração com as políticas existentes, em diferentes níveis de governança.

A autora do livro, Fabiana Barbi, é socióloga e foi assessora de projetos do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade – e pesquisadora visitante do Institute of Advanced Studies in Social Sciences da Fudan University (Shanghai, China). Seu livro, publicado em 2016 e com mais de 200 páginas, é um excelente material para debatermos a questão das políticas climáticas, já que os riscos das mudanças climáticas são produto dos próprios processos de desenvolvimento das sociedades contemporâneas.

5. Ecologia política – da desconstrução do capital à territorialização da vida

Em Ecologia política: da desconstrução do capital à territorialização da vida, livro publicado pela Editora da Unicamp em 2021, estão reunidos 14 textos que percorrem os mais de 40 anos de carreira de Enrique Leff como um dos principais ecologistas políticos em atividade. O autor é sociólogo, doutor em Economia e professor da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam). 

Esta obra, que possui mais de 500 páginas, estabelece um compromisso ético de desconstruir o sistema que, enquanto explora a natureza, também se esquece dela. Crítico e atual, apresenta diversas alternativas para aqueles que atuam na área ambiental, entre especialistas, técnicos, pesquisadores, docentes e alunos, que encontrarão no livro de Leff estímulo e argumentos para uma mudança verdadeira na forma de encarar os problemas relacionados ao meio ambiente.

6. Novos rumos do direito ambiental

Novos rumos do direito ambiental: um olhar para a geodiversidade, organizado por Luciana Cordeiro de Souza-Fernandes, Alexandra Aragão e Artur Abreu Sá, foi publicado em 2021 pela Editora da Unicamp e conta com mais de 500 páginas. Souza-Fernandes é professora de direito na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp; Aragão é professora na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e Sá, professor associado com tenure de geodinâmica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad).

Esta obra inova por oferecer ao leitor diversos olhares sobre o tema ambiental, unindo o direito ambiental às ciências da Terra. O livro traz dados teóricos e práticos sobre os meios de identificação e proteção do patrimônio geológico. Seu pioneirismo está em articular os temas por meio de um conjunto de 24 capítulos de renomados autores, professores e membros de grupos de pesquisa nacionais e internacionais, que demonstram e revelam a interconexão e a interdependência entre temas tão sinérgicos. É uma obra indispensável não só a pesquisadores de direito, geologia e educação, mas a todos os que querem enriquecer sua compreensão de mundo.

7. Planejamento da produção de cana-de-açúcar no contexto das mudanças climáticas globais

Em Planejamento da produção de cana-de-açúcar no contexto das mudanças climáticas globais são apresentadas algumas das análises realizadas em um projeto interdisciplinar em que se colocaram em questão as possibilidades de expansão das áreas de plantio da cana-de-açúcar, elaborando cenários que incorporaram elementos advindos dos estudos ambientais, sobre dinâmica populacional, segurança alimentar e economia. Nele, encontram-se ainda reflexões sobre a importância da divulgação científica e sobre as possibilidades de alcançar resultados no caso específico das mudanças climáticas.

O livro é uma publicação da Editora da Unicamp juntamente com o Grupo de Pesquisa em Mudanças Climáticas da mesma universidade, com organização de Jurandir Zullo Junior, matemático e engenheiro-agrícola, Claudia C. Pfeiffer, linguista especializada em Análise de Discurso, e André Tosi Furtado, cientista econômico e atuante na área de Estudos da Inovação. 

Além de contribuir para a produção científica, a obra de quase 400 páginas, publicada em 2017, serve como incentivo a futuros grupos de pesquisa que valorizem o estudo multi e interdisciplinar, além da divulgação científica.

8. Sustentabilidade e gestão

Sustentabilidade e gestão é uma obra que vem para evidenciar que um modelo de desenvolvimento sustentável é a única alternativa para o futuro da humanidade, e alcançá-lo é dever de todos – do governo, das empresas, das universidades, das comunidades, de todas as entidades –, sendo necessário que cada indivíduo compreenda sua importância para além de si mesmo e atue nesse sentido. 

Na obra, que será lançada pela Editora da Unicamp ainda este mês, fica claro que organizações de excelência, também denominadas de classe mundial, cada vez mais evidenciam a sustentabilidade como elemento-base de seus modelos de gestão.

O livro de 200 páginas é organizado por Rosley Anholon, engenheiro mecânico, mestre e doutor em Engenharia de Materiais e Processos de Fabricação e livre-docente; e Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes, mestre e doutor em Administração de Empresas. 

______________________

Os livros citados aqui sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo não só no Brasil, mas no mundo todo pretendem auxiliar não somente os interessados na área de Meio Ambiente, mas também todos aqueles que se importam com o próprio futuro e o futuro do planeta Terra.

A Editora da Unicamp conta com um vasto catálogo de livros acadêmicos de diversas áreas, e a de Ambiente é uma que poderá auxiliar futuras pesquisas sobre as mudanças climáticas que o Brasil e o mundo vêm enfrentando. Acesse o site da Editora da Unicamp e conheça o catálogo.

Deixe um comentário