4 livros de nutrição que todo estudante precisa ler

Por Ana Carolina Pereira

Segundo o Ministério da Saúde, “nutrição é a ciência que estuda as relações entre os alimentos e nutrientes ingeridos pelo ser humano e possíveis estados de saúde e doença”. A função do nutricionista é orientar o paciente para uma alimentação saudável e adequada às necessidades do indivíduo e de seu organismo. Esse profissional pode atuar em diferentes campos – em hospitais, escolas e também na indústria alimentícia. Inseridas nesses campos, há também diferentes áreas de atuação, como alimentação coletiva, nutrição clínica e nutrição esportiva. 

O curso superior de nutrição tem, em média, quatro anos de duração.  Além das disciplinas oferecidas, é muito importante que o estudante complemente seu estudo com a leitura de bons livros.

A Editora da Unicamp possui em seu catálogo quatro livros de nutrição que todo estudante da área precisa conhecer.

  1. Avanços conceituais em nutrição humana

Escrito pelo pesquisador Valdemiro Carlos Sgarbieri, este livro discute os avanços ocorridos nas áreas de tecnologia de alimentos e de nutrição humana do século XX até a atualidade, abordando conceitos e paradigmas que foram sendo estabelecidos no decorrer dos anos a partir da segunda metade do século passado. 

O livro traz uma descrição histórica dos principais progressos ocorridos na área da nutrição humana nesse período, bem como das inúmeras descobertas que foram feitas. Capítulos especiais são reservados à abordagem das inovações em pesquisas, trazendo os conceitos de “dieta funcional”, “nutrigenômica” e “nutrição personalizada”. 

Sgarbieri foi autor e coautor de mais de 200 artigos científicos, livros e capítulos de livros, publicados no Brasil e no exterior. Avanços conceituais em nutrição humana foi publicado em 2020 e, em suas 640 páginas, estão contidas importantes informações, o que faz dele leitura essencial para estudantes de nutrição.

  1. Envelhecimento – saúde e cognição humana

Este livro discute fatores que regem a vida humana do início ao fim e que podem divergir entre indivíduos e populações. Nele, são abordados caracteres genéticos e fatores ambientais, como alimentação, condição e estilo de vida – lembrando que estes últimos, até certo ponto, podem ser modificáveis. 

Primeiramente, a obra aborda a definição e a conceituação do processo de envelhecimento e seus efeitos na saúde. Depois, são apresentados e discutidos mecanismos que agem na degradação molecular e celular, causando distúrbios metabólicos que podem resultar em doenças crônico-degenerativas. Por fim, é feita uma discussão sobre conceitos de dietas saudáveis. 

O ponto-chave deste livro é a sua discussão sobre alimentos e compostos bioativos que combatem o envelhecimento precoce e retardam doenças da idade, assunto muito relevante para alunos de nutrição. 

A obra de 336 páginas, publicada em 2021, foi escrita por cinco pesquisadores da área: Valdemiro Carlos Sgarbieri; Maria Teresa Bertoldo-Pacheco; Denise Aparecida Gonçalves de Oliveira; Nádia Fátima Gibrim; Maria Elisa Caetano-Silva. É possível adquirir o livro também em sua versão digital.

  1. Nutrição adequada ao desenvolvimento e ao envelhecimento saudáveis

Outra obra do pesquisador Valdemiro Carlos Sgarbieri, esta de 2022. Em seu novo livro, Sgarbieri aborda as necessidades nutricionais do ser humano ao longo da vida. 

Dividido em duas partes, o título começa discutindo as necessidades nutricionais para o desenvolvimento adequado do embrião e do feto nos períodos gestacional e perinatal. O autor discute o que ocorre nesses períodos, como a saúde da mãe antes, durante e após a gestação depende de uma nutrição adequada e o quanto isso é fundamental para o desenvolvimento adequado da criança nos primeiros três anos de vida. 

Na Parte II, Sgarbieri apresenta os principais sistemas de defesa do organismo, discutindo como cada um deles pode funcionar sozinho ou em conjunto. A nutrição também está presente nessa discussão, com o autor abordando de que forma os componentes ou o padrão dietético podem agir sobre o organismo humano. 

O livro tem 272 páginas que irão fomentar a reflexão e o debate a respeito do tema.

  1. Fundamentos teóricos e práticos em análise de alimentos

Esta obra, escrita pela professora e pesquisadora Heloisa Máscia Cecchi, graduada, mestre e doutora em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é resultado de 20 anos de docência. O livro é baseado em apostilas preparadas por Cecchi para seus alunos, agora em formato livro-texto. 

Os capítulos apresentam e discutem fundamentos teóricos e experimentos práticos que podem funcionar como guia para aulas teóricas e de laboratório da disciplina “Análise de alimentos”. 

Com 208 páginas, o livro é abrangente quanto aos níveis acadêmicos nos quais pode ser empregado, indo da graduação à pós-graduação em diversos cursos, como engenharia de alimentos, farmácia e bioquímica, nutrição, agronomia, química e também nos respectivos cursos técnicos. 

Publicada em 2007, a obra, disponível também em versão digital, continua bastante atual e relevante para estudantes de nutrição.

______________________

Os livros de nutrição apresentados aqui irão ajudar os estudantes da área, estejam eles no início da graduação ou desenvolvendo uma pesquisa de pós-graduação, na medida em que trazem conceitos de extrema importância e fomentam questionamentos no leitor – o que pode, inclusive, fornecer ideias de pesquisas futuras no campo da nutrição. 

A Editora da Unicamp conta com um vasto catálogo de livros acadêmicos de diversas áreas, inclusive da área de ciências biológicas e da saúde. Além dos livros de nutrição citados aqui, é possível encontrar outros que também podem interessar a estudantes de nutrição. Acesse o site da Editora da Unicamp e conheça o catálogo.

Deixe um comentário