Os conceitos de termodinâmica química e sua temporalidade

Por Gustavo Gonçalves

Hoje, a termodinâmica é a única ciência natural considerada atemporal. Com uma matemática própria, foi criada em 1824, ao ser concebida por Sardi Carnot. Obviamente, à época, ela não foi originalmente criada com o elemento acrônico. Foi apenas em 1901 que William Gibbs a transformou em ciência – antes disso, ela era um amontoado de conceitos conflitantes entre si –, segmentando-a à atemporalidade.

Após isso, ao longo das décadas, como já é de praxe nos campos científicos, diversas obras propuseram-se a abordar os conceitos da termodinâmica para estudantes de química, sendo grande parte delas de maneira instrumental (com o uso de exercícios práticos). Contrariando esse movimento, Adalberto Bono Maurizio Sacchi Bassi escreveu o livro Conceitos fundamentais de termodinâmica e cinética para reações químicas. A obra não conta com exercícios, já que o próprio autor não os utilizava ao longo dos dez anos das suas aulas de termodinâmica química; além disso, o livro dá destaque à possibilidade da termodinâmica temporal, ao pensá-la de maneira prática e laboratorial – como os fundadores dessa ciência no século XIX –, utilizando-se de uma matemática coerente com a atualidade, ou seja, que se aprende nos cursos de graduação das ciências exatas.

Sobre o uso de exercícios práticos, desde o ensino médio até a faculdade, os alunos são estimulados a aprender as áreas de exatas apenas por meio da resolução de exercícios. Porém, a respeito dos conceitos fundamentais da física-química, como as leis da termodinâmica, o quão útil é para o estudante resolver listas de atividades? O quanto isso lhe ajudará a desenvolver senso crítico e será útil em sua vida profissional? 

O livro Conceitos fundamentais de termodinâmica e cinética para reações químicas, de Adalberto Bono Maurizio Sacchi Bassi, foi escrito após o autor lecionar termodinâmica química, sem incluir exercícios nas avaliações, durante dez anos.

Adalberto Bono Maurizio Sacchi Bassi traz sua experiência como professor de termodinâmica na graduação e pós-graduação do Instituto de Química da Unicamp (IQ). Além disso, ele foi pró-reitor dos Cursos de Graduação e membro eleito do Conselho Universitário.

Dividido em 5 partes e, dentro delas, 12 capítulos, Conceitos fundamentais de termodinâmica e cinética para reações químicas destaca conceitos essenciais da termodinâmica, fazendo com que o aluno reflita sobre o que aprendeu durante o curso. Assim, a primeira parte da obra apresenta conceitos para a compreensão do resto do livro e discute a primeira lei dessa ciência.

Em “Conceitos fundamentais II”, a segunda lei da termodinâmica – para sistema fechado sob processo termobaricamente e de potencial químico homogêneo (SF TμP-h) – é apresentada em duas visões diferentes. O capítulo inicial trata-a de acordo com uma visão muito simplificada da teoria estatística e de informação criada por Boltzmann-Gibbs-Shannon, enquanto o segundo capítulo considera a desigualdade de Clausius.

A terceira parte da obra trata de transformações químicas e entre estados de agregação. Para manter a coerência com as duas partes anteriores, a termodinâmica e a cinética química, apresentadas nos dois primeiros capítulos, são mostradas de maneira não usual nos livros didáticos de termodinâmica. Para isso, a interpretação conceitual da regra de fases tem o enfoque dirigido ao estudo dos diagramas de fase, com a dedução incluindo conceitos trabalhados ao longo do livro. 

Por fim, a última parte teórica é dedicada aos alunos de pós-graduação e apresenta conceitos da termodinâmica que, apesar de importantes e significativos, não são essenciais durante o curso de graduação – sendo complementares –, como a equação de estado e o estudo específico sobre soluções gasosas e líquidas.

Para que os alunos recém-ingressados não se assustem pela falta de exercícios e criem confiança em provas exclusivamente teóricas, no final do livro o leitor encontra 425 perguntas nesse estilo sobre todo o conteúdo essencial apresentado. Bassi reforça que os exercícios não são obrigatórios, já que o estudo que ele quer estimular não vem por meio de atividades: “Se essa clareza existir, muito raramente algum aluno perguntará ao professor sobre uma resolução de exercícios. Mas, aos poucos, perguntas muito mais frutíferas surgirão espontaneamente, tanto conceituais como práticas. Elas podem, inclusive, ser estimuladas pelo professor”.

Com um dos maiores nomes brasileiros na área e propondo uma nova forma de ensino, a obra Conceitos fundamentais de termodinâmica e cinética para reações químicas consegue ser acessível não apenas para estudantes do curso de química, mas também para qualquer aluno de ciências exatas que tenha a matéria na grade. 

Para saber mais sobre o livro, visite o nosso site!

Conceitos fundamentais de termodinâmica e cinética para reações químicas

Autor: Adalberto Bono Maurizio Sacchi Bassi

ISBN: 978-65-86253-96-2

Edição: 1a

Ano: 2021

Páginas: 352

Formato: 28 x 21 x 2 cm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s