Hoje de manhã, na Editora da Unicamp foram apresentadas as áreas de Diagramação pelo Ricardo, coordenador editorial, e revisão pela Beatriz Marchesini, que trabalha como revisora.
Na diagramação foram passados os slides com explicações de como funcionava a tipografia, tipo móvel e linotipo e como evoluiram para o computar e hoje para a impressão CTP – Computer-To-Plate.
Amanda, Daniela e eu, Miriandiélle, vimos as etapas que são: criação do projeto gráfico, que é o que define o formato do livro (tradicional ou diferenciados), a tipologia, serifa – traços aplicados nas letras que facilitam a leitura -, a legibilidade, layout de capa (combinações de cores, efeito e significados).
Após isso fomos conversar com a Beatriz que explicou muito bem como funciona a preparação e revisão de texto. Nessa etapa são avaliadas a grafia, pontuação e sentido do texto. Também foi apresentado o Manual de Editoração e Estilo, de Plinio Martins Filho, que orienta todo o processo de confecção de um livro e é muito interessante.
Durante a tarde, conversamos com a Marta Avancini, jornalista da Editora, e ela nos apresentou tópicos que são essenciais em uma matéria, pois na sexta-feira fizemos a cobertura de uma doação de livros para o Centro Cultural Brasil-Haiti, em Porto Príncipe, capital do Hati. O Centro é ligado à Embaixada do Brasil naquele país.
Após a chegada de Werner Garbers Elias Pereira, diretor e coordenador do centro, começamos com a entrevista que será publicado no portal da Unicamp. Assim que finalizamos entregamos os livros e tiramos algumas fotos. Foi um dia produtivo, com ótimas experiências e aprendizado.
