O esporte como ciência

Por: Julia Franco

O livro Desenvolvimento de treinadores e atletas, organizado por Larissa Rafaela Galatti, Alcides José Scaglia, Paulo Cesar Montagner e Roberto Rodrigues Paes, professores e pesquisadores da Unicamp, é o primeiro volume de uma série que tem como finalidade difundir o conhecimento científico no âmbito da pedagogia do esporte.

O esporte como uma prática disciplinada é resultado da união entre atletas, técnicos e demais profissionais e seu sucesso é consequência de determinação e planejamento de metas e estratégias. Assim como no esporte, tais características podem ser encontradas neste livro, uma vez que os organizadores e toda a equipe acadêmica envolvida na realização da obra buscaram harmonizar seus propósitos com os autores e entregar ao leitor um conjunto de produções que contribuem com a Ciência do Esporte e seus protagonistas: atletas e treinadores.

O time escalado para compor o trabalho é formado por professores de universidades e instituições brasileiras, canadenses e espanholas, que dão ao livro um caráter internacional, mas detêm um objetivo em comum: aprofundar os conhecimentos sobre o esporte e suas áreas em uma perspectiva educacional.

Portanto, a completude da obra advém do enquadramento dos textos em tópicos de pesquisas que fazem parte da disciplina científica sobre a Pedagogia do Esporte, trabalhada por Borms (2008) no Diretório das Ciências do Esporte, patrocinado pelo Conselho Internacional da Ciência do Esporte e Educação Física (ICSSPE).

Dentre diversos assuntos, os capítulos que compõem o tópico Professores, Ensino e Treinamento abordam questões como o papel do treinador de esportes coletivos e a intervenção profissional no âmbito dos esportes de aventura. Aos interessados pela Educação/Formação de Professores e Treinadores os assuntos discutidos têm como parâmetro as características e competências de treinadores que buscam o melhor desenvolvimento de seus atletas na trajetória para obtenção de excelência, bem como o trabalho com esportes paraolímpicos. Além disso, não só o papel individual de um treinador esportivo como também as atuações de todos os membros de um corpo técnico que trabalham com esportistas de alto nível são assuntos inseridos no tópico sobre a Análise do Comportamento do Treinador, que apresenta questões sobre os princípios éticos do rendimento esportivo.

Como afirma o professor Sérgio J. Ibáñez, “um bom líder é aquele que sabe rodear-se dos melhores para conseguir um objetivo comum”. Assim, os melhores foram reunidos neste livro integrado por assuntos atuais e fundamentais nos estudos da Ciência do Esporte, apto a tornar-se referência à comunidade desportiva do país e afora.

1038342D-Site

 

Título: Desenvolvimento de treinadores e atletas
Organizadores: Larissa Rafaela Galatti, Alcides José Scaglia, Paulo Cesar Montagner e Roberto Rodrigues 

Editora da Unicamp
Páginas: 304

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s