“Manual de editoração e estilo” e “Grupos de Lie” são finalistas de prêmios literários

Por: Heloisa M. Buttini

Dois livros da Editora da Unicamp são finalistas de importantes prêmios literários: Grupos de Lie,de Luiz A. B. San Martin, concorre ao prêmio Abeu e Manual de editoração e estilo, de Plinio Martins Filho, ao Jabuti.

O prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), instituído em 2015, é um reconhecimento às melhores edições universitárias no campo do conhecimento científico e acadêmico, além de conferir destaque ao melhor projeto gráfico.

 Concorrendo entre três finalistas da categoria de Ciências Naturais e Matemática, Grupos de Lie, de 2017, é uma introdução detalhada à teoria dos grupos de Lie que combina diversas áreas do conhecimento: álgebra, análise, geometria e topologia. A obra conta com material sobre tópicos que preparam o leitor para usar ferramentas dessa teoria em áreas de pesquisa como ações isométricas, geometria riemanniana, geometria simplética e teoria das representações. Além disso, possui exemplos e exercícios que contribuem para o aprendizado e dinamicidade do texto.

O segundo livro da Editora da Unicamp que concorre a um prêmio este ano disputa a categoria de Comunicação da 59.ª edição do tradicional Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A obra de Plínio Martins Filho, lançada em 2016 em parceria com a Edusp e a Editora UFMG, descreve o ofício que o autor exerceu por mais de 45 anos, passando pela Editora Perspectiva, Ateliê Editorial e Edusp.

 Além de sua presença no mercado editorial, Plínio também consolidou sua carreira como professor do curso de Editoração da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Essa dupla atuação faz com que o Manual de Editoração e Estilo seja uma fonte de consulta tanto de profissionais do livro quanto de pesquisadores acadêmicos, podendo ser lido como um guia não só de padronização de obras, mas também de teses.

Leia a resenha do Manual, publicada  no Blog da Editora da Unicamp.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s