Um “livrinho” para compreender a redação no Vestibular Unicamp

Por: Mellory Ferraz

Desde 1987, quando foi criado o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das características mais importantes da prova é a redação. E das mais marcantes também, pois no Vestibular Unicamp, o exercício de leitura e escrita é marcadamente um dos mais diferentes, senão o mais inusitados entre os vestibulares, pois preza pela diversidade de gêneros discursivos, ao passo que outros processos seletivos geralmente adotam apenas a dissertação.

Para parabenizar publicamente candidatos que escreveram redações exemplares e proporcionar um material de análise e estudo àqueles que prestam o Vestibular Unicamp –  e também aos professores de redação e língua portuguesa -, todo ano a Editora da Unicamp publica um “livrinho” com redações que atenderam às exigências da prova. Ele é chamado assim, no diminutivo, por conta de seu pequenino tamanho – o que é ótimo para carregar a todos os lugares e ter sempre uma maneira de estudar, preocupação do candidato que quer se preparar bem para o exame.

Pois bem, a 19ª edição do livro Vestibular Unicamp: Redações, lançada em 2017, comemora os 50 anos da Unicamp e os 30 da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). Com ele em mãos, o vestibulando terá uma ferramenta que o permitirá preparar-se para a prova de redação, composta duas propostas de textos escritos que, juntos, respondem por 20% de sua nota final.

No Vestibular 2017, os candidatos tiveram de escrever uma carta para uma revista acadêmica e uma apresentação de uma campanha para arrecadação de fundos para uma biblioteca comunitária. O livro Vestibular Unicamp: Redações 2017  traz estas propostas na íntegra e a expectativa da banca corretora. Ou seja, o livro guia o candidato na reflexão do que se espera de sua escrita, mostrando-lhe o que seria indicado fazer para atingir o objetivo: escrever um bom texto de acordo com o gênero textual solicitado.

Esse modelo de prova, introduzido em 2011, apresenta então duas propostas de diferentes gêneros textuais para as quais o candidato precisa desenvolver um texto de acordo com aquilo que lhe é solicitado, atentando para as especificidades de cada tipo textual. Tais características serão avaliadas pela banca corretora e exigem uma bagagem prévia do aluno.

Se por um lado é simples seguir as indicações contidas na prova, por outro a noção básica de como produzir um texto exemplar para determinado gênero textual geralmente é adquirida previamente ao dia do vestibular; a preparação para a avaliação pode ser um fator determinante para a aprovação do vestibulando, e ter acesso ao material desta edição é um ótimo instrumento de estudo eficaz. Quanto mais o candidato exercitar sua produção escrita, mais preparado para a prova ele estará, e neste sentido os livros da coleção Vestibular Unicamp: Redações propiciam um meio fecundo para a produção de textos à altura da expectativa da banca.

E é justamente esta expectativa que os livros desta coleção abordam. Cada edição traz um texto referente àquilo que os corretores das redações esperam dos candidatos, o que pode proporcionar uma visão mais harmoniosa em relação ao modelo de prova. Logo após, temos 15 redações exemplares de cada proposta, contabilizando 30 no total.

Este é um bom número para entendermos a estrutura do gênero solicitado, e cartas como a da Anna Clara D’Ottaviano Morelli, que prestou Engenharia Química em 2017, demonstram que, além de a redação ser um componente extremamente importante inclusive para os candidatos a cursos de áreas que não sejam das humanidades, também envolve um esqueleto peculiar para a sua produção. A exemplo, temos o cabeçalho e a interlocução que as 15 cartas exemplares de 2017 apresentam, o que é essencial para a escrita deste gênero em particular e pode ser estudado através da leitura do livro Vestibular Unicamp: Redações 2017.

No vídeo a seguir o coordenador da Comvest, José Alves de Freitas, e a coordenadora do Treinamento dos Corretores da Redação, Luciana Amgartem Quitzau, contam mais sobre a publicação:

—————–

Vestibular Unicamp: Redações 2017
Organizador: Comvest
Editora da Unicamp
Páginas: 144

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s